Em alta, turismo doméstico segue crescendo na China
As análises realizadas com dados do mercado chinês nas últimas semanas indicam que os níveis de vacinação vem crescendo acentuadamente na China, e a quantidade de vacinas disponibilizadas aumenta e o incentivo à vacinação é cada vez mais intenso. O relatório disponibilizado pela Dragon Trail informa que o mês de junho iniciou com um pouco mais de 700 milhões de doses de vacina aplicadas, o que significa cerca de 25% da população chinesa. Neste ritmo, a expectativa é que 80% da população esteja vacinada até o final do ano, e com isso, as fronteiras chinesas sejam reabertas ao tráfego internacional no início de 2022.
Ainda de acordo com o relatório, atualmente a China segue com as fronteiras fechadas para receber turistas estrangeiros, e em 03 de junho, os chineses já foram liberados para entrar em 75 países (apresentando PCR negativo). Mesmo assim, o Governo Chinês segue desmotivando as viagens não essenciais ao exterior.
Reaquecimento mercado doméstico em maio:
Em maio as viagens domésticas na China tiveram um forte impulso devido à semana de feriado do Dia do Trabalho. Os dados do Grupo Trip.com (Ctrip) mostraram um aumento de 30% nas reservas do período em comparação com o mesmo período em 2019, destacando uma forte recuperação.
Além disso, segundo o Ministério da Cultura e Turismo da China, os viajantes domésticos fizeram 230 milhões de viagens durante o período de férias de 1 a 5 de maio, acima dos números de 2019. Eles também gastaram 113,2 bilhões de yuans (US $ 17,5 bilhões), 77% do nível de 2019, focados em destinos populares, desde a parte mais tropical do País até as montanhas do Tibete.
Outro dado interessante mostra que além do crescimento das viagens em família com crianças pequenas (+41% versus 2019), os dados do feriado mostram que a geração nascida entre 2000-2009 (12-21 anos) está emergindo como uma nova força. Na OTA Qunar, as reservas desse grupo etário foram 2,5 vezes maiores em comparação a 2019.
Parques temáticos, a bola da vez:
Os parques temáticos se destacaram como um dos tipos de atração mais populares na China no ano passado. Dados da TF Securities mostram que a China emergiu como o principal mercado de parques temáticos do mundo em número de visitantes. A China tem quase 3.000 parques temáticos e cerca de 400 são de grande escala. Durante o feriado de maio, os parques temáticos relataram um aumento de 20% na visitação em comparação com o nível pré-pandêmico em 2019.
No final de maio, a China Tourism Academy publicou um relatório sobre a Disneylândia de Xangai, analisando as tendências de visitação desde sua inauguração em 2016. Nos últimos cinco anos, a atração se tornou um dos principais destinos de viagens de lazer da China. Outro ponto destacado no estudo indica que, embora se possa pensar em famílias com crianças como o mercado-chave para a Disneylândia de Xangai, na verdade, quase metade dos visitantes têm entre 20 e 30 anos e visitam sem filhos. Outros 30% dos visitantes têm entre 30 e 50 anos e visitam sem filhos.