Publicidade
Coronavirus

Eleição da ABIH Nacional poderá ter chapa única

As eleições para a nova diretoria da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis terá chapa única, liderada pelo atual presidente Manoel Cardoso Linhares. A chapa concorrente, encabeçada por Vanessa Pires Moralez, Presidente da ABIH de Goiás, teve sua inscrição impugnada pela junta eleitoral da entidade, eleita, conforme estatuto, pelo seu Conselho Deliberativo.

Publicidade
Schipper

Segundo o presidente da Junta Eleitoral da associação, Dr. Huilder Magno de Souza, todo o processo eleitoral, bem como os demais atos da atual gestão, transcorreram tendo como base o estatuto, que foi aprovado sem ressalvas, em Assembleia Geral, inclusive por alguns membros que formaram a chapa impugnada. “A chapa foi impugnada por que, além de não obedecer os prazos estabelecidos no regimento, não apresentou até a data estipulada pelo regimento interno os documentos necessários exigidos para a participação no processo eleitoral da maioria de seus integrantes. Não há outra solução já que não foram apresentados os documentos corretos, dentro do prazo estabelecido pelo regimento da instituição”, afirmou o presidente da Junta Eleitoral da associação.

Huilder Magno de Souza é advogado atuante em Brasília (DF) e assessor jurídico da ABIH-Nacional – Foto – Divulgação

Nesse caso, a chapa que se mantém na corrida é a liderada pelo atual presidente, Manoel Cardoso Linhares, e que tem como vice-presidente, Érica Campos Drumond, ex-presidente da ABIH de Minas Gerais; na diretoria administrativa, Manoel Lisboa Barbosa, ex-presidente da ABIH de Sergipe; na vice-presidência administrativa, Artur Maroja da Costa Pereira Filho, presidente da ABIH de Pernambuco; como diretor financeiro, José Odécio Rodrigues Júnior, presidente da ABIH do Rio Grande do Norte; como vice-diretor financeiro, Henrique Lenz César Filho, ex-presidente da ABIH do Paraná; como diretor operacional, Osmar José Vailatti, presidente da ABIH de Santa Catarina, e como vice-diretor operacional, José Reinaldo Ritter, presidente da ABIH do Rio Grande do Sul.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Érica Drumond é a Vice-presidente na chapa encabeçada por Manoel Cardoso Linhares – Foto: Samuel Gê

Publicidade
Saga System

O conselho fiscal é formado por Eduardo Fontes Neto, da ABIH da Bahia, Alfredo Lopes, presidente da ABIH do Rio de Janeiro, e Clóvis Armando Lemos Carneiro, ex-presidente da ABIH do Pará e presidente da Associação Comercial do Pará. Seus suplentes são Eduardo Costa Cavalcanti, ex-presidente da ABIH de Pernambuco, Antônio Carlos Franco Sobrinho, presidente da ABIH de Sergipe, e Orlando Kubo, presidente da ABIH do Paraná.

Vanessa Pires Morales: “Quando decidimos apresentar uma chapa concorrente, objetivamos resgatar os princípios de transparência, união, ética e legalidade na Entidade”

Chapa renovação e união

Inconformada com a situação que considera “rejeição à transparência e a um processo eleitoral democrático”, a Presidente da ABIH/GO – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás, Vanessa Pires Moralez, acaba de divulgar um comunicado explicando os fatos e que publicamos a seguir na íntegra.

“Queremos nos dirigir a vocês no que diz respeito ao que está acontecendo em relação às eleições da ABIH Nacional. Quando decidimos apresentar uma chapa concorrente, objetivamos resgatar os princípios de transparência, união, ética e legalidade na Entidade.

Publicidade
RAP Engenharia

Não imaginávamos que o grupo que está à frente da atual gestão teria tanta rejeição à transparência e a um processo eleitoral democrático, vejamos algumas atitudes:

  1. sonegar informações até para membro do próprio Conselho Deliberativo da Entidade, para não permitir a composição de uma chapa concorrente;
  2. Depois manipular datas e criar exigências desnecessárias;
  3. Em seguida passaram a constranger membros de nossa chapa para que não nos apoiassem, chegando ao ponto de dois grandes líderes solicitarem a substituição de seus nomes em face de tamanha pressão, o que ocorreu tempestiva e legalmente;
  4. Na sequência, continuaram e até intensificaram os constrangimentos aos companheiros que continuaram juntos no projeto de redemocratização da Entidade.

Nossa Chapa atendeu tempestivamente todos os requisitos estatutários e, sobremaneira, todos os princípios morais, éticos e legais, inclusive o Regimento Eleitoral, assim como os usos e costumes das últimas décadas nas eleições da Entidade.

Portanto, a Chapa Renovação e União está legalmente habilitada para concorrer às eleições do dia 1 de outubro de 2019. Talvez a única eticamente qualificada.

Ressaltamos, por fim, que continuaremos firmes no propósito de restabelecer a ética, legalidade, democracia e união na ABIH Nacional e continuaremos fazendo o trabalho em prol de uma eleição limpa e honesta, discutindo ideias e projetos. Esperamos que o dia 1 de outubro de 2019 seja um marco de um futuro mais transparente e promissor para a Entidade mais antiga do Trade Nacional. Vamos em frente, pois a ABIH Nacional merece respeito”.

Chapa renovação e união – Vanessa Pires Moralez.

Publicidade
GRI Hotéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image