HOME Matérias “Efeitos das Mudanças Climáticas no Turismo” é tema no Summit Turismo Chile

“Efeitos das Mudanças Climáticas no Turismo” é tema no Summit Turismo Chile

2ª edição do evento se propôs a discutir as novas motivações dos turistas e de que forma dispor de ofertas sustentáveis e tecnológicas

90
0
SHARE
Gustavo Pinto, representante do programa de turismo responsável para WTM Latin America

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu o Summit Turismo Chile 2018, evento realizado pela Federação de Empresas de Turismo do Chile (FEDETUR). Gustavo Pinto, representante do programa de turismo responsável para WTM Latin America, viajou até o país vizinho para discutir o tema. Conteúdo recorrente e de grande preocupação nos eventos realizados pelo portfólio WTM mundo afora, o representante uniu-se a grandes nomes do mercado em um painel que teve como enfoque os “Efeitos das Mudanças Climáticas no Turismo”.

No debate com a participação de Gustavo, estiveram Carolina Schmid, Ministra de Meio Ambiente do Chile; Carlos Méndez, Vice-Presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e Mikel Obarra San Martin, Gerente de Projeto da Aclima. Como moderador, Rodrigo Herrera, Assessor e Consultor da ERNC.

A apresentação começou com temas mais técnicos apresentados por Carolina e Méndez, que debateram as consequências do aquecimento global. Já Gustavo destacou a parte prática de como cada um pode contribuir na criação de soluções que minimizam o impacto ambiental frente à atividade do turismo. A plateia participou junto aos profissionais que discutiram as melhores práticas que podem auxiliar no desenvolvimento do setor turístico responsável e das comunidades. “O desenvolvimento de um turismo responsável não está atrelado apenas às questões ambientais, mas, refere-se às questões socioeconômicas e de desenvolvimento”, lembra Gustavo.

Para Luciane Leite, Diretora da WTM Latin America, o Turismo Responsável deve permear por todas as esferas do segmento. “Como um dos pilares e premissas de todos os nossos eventos do portfólio WTM, o Turismo Responsável vem para contribuir com a consciência coletiva e o fomento das melhores práticas entre todos os envolvidos no setor. Somos protagonistas no desenvolvimento da cadeia turística e, como sociedade, temos a responsabilidade por nosso território. Poder disseminar e contribuir com essa prática dentro do setor é de extrema valia para a WTM”, reforça Luciane.

“Não há como ignorar as mudanças climáticas e o impacto que isso traz para o setor de turismo e da comunidade. O primeiro passo é assumir a responsabilidade que a atividade turística traz ao entorno e, a partir disso, tomar atitudes e colocar-se à disposição para minimizar esse impacto. As escolhas são decisivas para esse processo e obriga o fornecedor, fabricante e toda a cadeia a buscar alternativas e ter mais consciência e participação no tema”, finaliza o representante.

A 2ª edição do Summit Turismo teve como mote o tema “Construindo um País Turístico”, e se propôs a discutir as novas motivações dos turistas e de que forma dispor de ofertas turísticas sustentáveis e tecnológicas, além das oportunidades e desafios que essa atividade econômica traz para o desenvolvimento do país.