Publicidade
FOHB

Distrito Turístico de Olímpia reúne conselho para debater projetos

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Olímpia foi instituído em setembro de 2021, por lei, como o 1º Distrito Turístico do Estado de São Paulo, e segue em formatação de ações e planejamento de trabalho para promover o desenvolvimento local e regional. A formalização dos distritos visa criar áreas de fomento ao setor de Turismo, com alto impacto na geração de emprego e na circulação de visitantes, utilizando políticas públicas e condições especiais para atrair investimentos da iniciativa privada, fomentar o empreendedorismo e potencializar a vocação turística da região.

Publicidade
Soluções 1

Aeroporto e Centro de Convenções

O Conselho Gestor do Distrito realizou sua segunda reunião de trabalho, na última quinta-feira (21), na capital. Na pauta, além da apreciação e aprovação da ata da primeira reunião ocorrida no ano passado, estiveram assuntos importantes ligados ao turismo, abrangendo as áreas de infraestrutura, meio ambiente, saúde, qualificação profissional e outros investimentos. Entre os debates, foi apresentada a proposta de cooperação entre o Governo do Estado e o município para a implantação do aeroporto internacional do Distrito. Um projeto que já estava em andamento por parte da Administração, com contratação de estudos de viabilidade e conquista da outorga de concessão, e, que agora ganhará reforço na gestão com o apoio do Estado e da iniciativa privada. Ainda voltada à infraestrutura, foi feito pedido de apoio ao Estado e ao InvestSP para implantação do Centro de Convenções, um equipamento que fomentará o turismo de eventos e negócios já em evolução na cidade, ampliando também o crescimento econômico neste setor.

Qualificação profissional e desenvolvimento do turismo

Nesta mesma linha de estruturação, foi discutido e solicitado apoio do Estado junto ao Centro Paula Souza para ampliação da ETEC, com uma unidade no distrito de Álvora, em Severínia, com cursos direcionados à área de Turismo. A proposta faz parte de um projeto que visa a restauração do bairro rural histórico para promoção do turismo regional ainda com a implantação de um hotel escola em um prédio de uma escola desativada no local, fomentando a economia criativa. O conceito de valorização das regionalidades também deverá abranger a temática ‘country’ presente em Barretos e o turismo de aventura, em Icém, com formatação de atrativos envolvendo os cânions e esportes aquáticos. Foi formalizada ainda a parceria de Olímpia com o CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo, um observatório responsável pela coleta de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes, direcionando os esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos.

Publicidade
Revista Hotéis – Instagram
Meio ambiente e sustentabilidade

O encontro tratou também da regulamentação da taxa sustentável do turismo, uma contribuição em estudo que visa ser investida na prestação de serviços públicos e ações diretamente impactadas pela visitação do município, como assistência médica e hospitalar, transporte e campanhas de promoção do destino. O cuidado com o meio ambiente foi outro tema abordado durante a reunião, com a apresentação de relatórios de diagnóstico inicial sobre o inventário de emissão de carbono e da pegada hídrica, que são levantamentos importantes para mensurar e mapear a emissão de carbono em uma atividade e a quantidade de água utilizada na produção de bens, serviços e consumo, a fim de promover ações sustentáveis e de preservação dos recursos.

Distrito Turístico de Olímpia reúne conselho para debater projetos

Reunião foi conduzida pelo prefeito Fernando Cunha, presidente do Conselho Gestor – Divulgação

Publicidade
Harus 1

Desta forma, a reunião de trabalho contemplou diversas áreas de impacto da atividade turística, apresentando os projetos e previsões de investimentos do poder público e privado e traçando detalhes da elaboração do Masterplan do distrito. A reunião de trabalho foi conduzida pelo prefeito Fernando Cunha, que é presidente do Conselho Gestor, e pelo secretário do Conselho, o empresário olimpiense, Ronald Remondy Junior, representante da sociedade civil. Além disso, contou com a presença de outros membros como os representantes do Poder Executivo Municipal, os secretários municipais Priscila Foresti (Turismo e Cultura), Bruno Guzzo (Chefia de Gabinete), Leandro Gallina (Obras) e Edilson De Nadai (Governo); do Poder Executivo Estadual, o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, Clodoaldo Pacce Filho, membro suplente da secretaria de Logística e Transportes, além de outros membros de secretarias estaduais.

Distrito Turístico de Olímpia reúne conselho para debater projetos

Estiveram presentes representantes estatuais, municipais e da sociedade civil – Divulgação

Da sociedade civil, estiveram presentes ainda os empresários olimpienses membros do Conselho, Alexandre Zubaran, Jorge Noronha, Ronaldo Costa Teixeira, Newton Ferrato, Rafael Pereira de Almeida e Marcos Jorge. Participaram também como convidados o deputado federal Geninho Zuliani e o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy, além de integrantes de diversos fundos de investimentos.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA