Publicidade
LG Eletronics

Dia Nacional do Hoteleiro renasce a esperança para o turismo brasileiro

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Artigo de Manoel Cardoso Linhares*

Hoje, dia 9 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Hoteleiro, uma data sempre especial para o turismo brasileiro.  Nessa data, há 82 anos, que foi fundada a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, primeira entidade setorial de turismo do País e responsável pela instituição da comemoração. Desde a criação do marco que homenageia os profissionais da hotelaria, há 38 anos, o setor mudou muito. Sempre entre altos e baixos, superando crises e adversidades, manteve sua força, se expandindo por todo o Brasil, gerando emprego e renda desde municípios pequenos até grandes cidades.

Nesse período, apesar de sua força e capacidade de estimular o crescimento do país, poucas vezes seus profissionais e investidores tiveram verdadeiramente apoio do setor público, seja através de financiamentos adequados ao seu modelo de negócio ou com leis e normas que regulassem a atividade de forma a estimulá-la.

Publicidade
Harus

Vale lembrar que um dos marcos mais importantes para o setor de hotelaria foi a criação do Ministério do Turismo, em 2003. Com uma pasta dedicada a criar e implantar políticas de estímulo, vivemos o que podemos chamar, talvez, de um dos melhores períodos para os profissionais e empresas da área, quando sediamos grandes eventos internacionais que estimularam a transformação e expansão do setor.

Hoje, depois do longo caminho percorrido, com algumas vitórias, nos encontramos novamente num ponto em que é preciso olhar para o setor, através de suas empresas, para encontrar formas efetivas de incentivá-lo. Esperamos, com nossa experiência setorial, que possamos ajudar nossos futuros governantes a traçar uma política de resultados.

Temos percorrido o país, participando de debates e encontros onde confirmamos, a partir de relatos de profissionais do setor, os principais problemas que precisam ser equacionado, sem maior perda de tempo, e que dizem respeito a reforma tributária, a regulamentação das plataformas de vendas de room nights em unidades imobiliárias residenciais;  a definições da cobrança de Ecad nas áreas comuns dos meios de hospedagem e suspensão do pagamento nos apartamentos dos empreendimentos hoteleiros; a transformação da Embratur em Agência, um Serviço Social Autônomo; ao fortalecimento de ações de divulgação no Brasil nos mercados chaves, com recursos que podem ser oriundos da tributação das plataformas internacionais que vendem hospedagem.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Em nossas visitas a diversos estados brasileiros também temos comprovado outras demandas, como a reestruturação da malha aérea brasileira, com uma política de preços mais justos, além da flexibilização dos vistos para tornar nosso destino mais acessível ao turismo internacional e do enorme custo Brasil que trava o crescimento do nosso país. Sem essas medidas, não há possibilidade de sustentarmos uma concorrência com o mercado internacional, o que nos mantém no mesmo patamar competitivo.

Há muito a ser feito para a expansão do turismo nacional e, espero, que possamos seguir na construção de um setor cada vez mais forte e coeso na defesa do seu desenvolvimento. A hotelaria brasileira que, através de seus profissionais, sempre investiu nesse crescimento, está pronta para continuar a enfrentar o desafio de construir a história futura do turismo do Brasil.

Parabéns a todos hoteleiros que atuam nesse setor tão importante para o País!

*Manoel Cardoso Linhares é Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis  – ABIH Nacional

Publicidade
RAP Engenharia
Avatar

Edgar J. Oliveira

Edgar J. Oliveira - Diretor editorial - Tenho 30 anos de formação em jornalismo e já trabalhei em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já fui Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA