HOME Matérias Empresas & Negócios Di Pratos completa 40 anos de atividades

Di Pratos completa 40 anos de atividades

Empresa constitui uma das maiores revendas de utensílios e equipamentos de cozinha e de A&B do Brasil. Entretanto, começo das atividades foi difícil

41
0
SHARE
Fachada da loja, localizada na região da Rua Paula Souza, no centro da capital paulista - Foto: divulgação

A Di Pratos, uma das empresas mais atuantes no fornecimento de equipamentos de cozinhas e utensílios para alimentos e bebidas de hotéis, bares e restaurantes no Brasil, completa neste mês de maio 40 anos de atividades e tem bons motivos para comemorar. Hoje, a rede conta com seis lojas na região da Rua Paula Souza, no centro da capital paulista, com as marcas Di Pratos, Di Presentes, Multi Presentes, Multinox, Multi Center e uma unidade Di Pratos na cidade de Atibaia (SP). Seu portfólio envolve mais de 200 fornecedores e reúne um mix de mais de 12 mil produtos, sendo oito mil de pronta entrega em qualquer parte do território brasileiro, incluindo a marca própria Lume Inox.

E para se manter competitiva no mercado, a empresa faz visitas periódicas a renomados fabricantes em países como China, Índia, França e Espanha em busca de novidades para o setor, além de participar de feiras segmentadas. A hotelaria representa cerca de 20% do faturamento da Di Pratos e seus produtos estão presentes em vários hotéis no Brasil, homologados por várias redes nacionais e internacionais que operam no País.

Mas, por trás dessa bem-sucedida história de gestão empresarial, existe muita luta e determinação de seu fundador Homério Carlos Ribeiro, que iniciou as atividades em 1979 com seu irmão Toninho. “Começamos com a cara e a coragem, sem nenhum capital, mas com muita vontade e determinação de revender produtos para padarias no interior de São Paulo. Não tínhamos estoque e, à medida que a venda era feita, retornávamos à capital paulista para adquirir os produtos nos atacadistas e revendê-los. Para aumentar a clientela, passamos a vender também produtos para bares, hotéis e restaurantes. Foram tempos difíceis, pois era muito trabalho e pouco lucro, mas foi um grande aprendizado e me orgulho muito, pois fizemos muitos clientes que nos acompanham até hoje”, lembra Ribeiro.

Homério Carlos Ribeiro – Foto: divulgação

Ele conta que, à medida que sobrava dinheiro, eles investiam em novos produtos. A clientela foi crescendo e, com isso, foi necessário abrir uma loja para fazer um estoque e ponto de revenda. “Abrimos nossa primeira loja na Av. Aricanduva, no bairro paulistano de Itaquera, em 1982, e ficamos até 1988 no local. Em 1989, resolvemos apostar na Rua Paula Souza, que começava a dar os primeiros passos para ser esse grande shopping a céu aberto, referência na revenda de utensílios e equipamentos para cozinha profissional, que hoje conta com mais de 30 lojas especializadas. Admitimos mais um sócio, o Antônio Fausto, que trouxe do setor financeiro da indústria automobilística a gestão mais profissional e passamos a adotar o nome Multinox. Diante das oportunidades de crescer na região da Paula Souza, tivemos mais dois sócios e, com isso, diversificamos ainda mais nossa atuação. Hoje o Antônio Fausto é meu único sócio e continuamos fiéis aos nossos valores que nos fizeram chegar a esta história de sucesso”, revela ele.

Valores cultivados pela empresa

Os valores que ele destaca são: simplicidade no atendimento com os clientes e fornecedores; busca constante de novidades e tendências para o setor; ser uma empresa flexível, mas ao mesmo tempo ser bem agressiva na área comercial, buscando sempre o melhor atendimento aos clientes com um preço justo; busca constante do crescimento pessoal e profissional de nossos colaboradores, assim como o respeito e a maximização cada vez maior dos lucros da empresa.

“Nesses 40 anos de atividades fizemos história, fomos responsáveis por deixar os produtos da marca Arcoroc mais conhecidos e populares para o mercado brasileiro, como o prato de vidro opalino da marca Arcoroc, e os itens de melamina. Queremos continuar crescendo diante das oportunidades apresentadas pelo mercado. Na hotelaria, por exemplo, enxergamos uma grande demanda reprimida por produtos em razão da retomada do crescimento econômico que vive o Brasil. Estamos preparados para atender essa demanda e os novos desafios, pois temos muita confiança em nossos fornecedores. Eles fazem parte dos 40 anos de sucesso, assim como nossos mais de 200 colaboradores que desempenham um trabalho importante e dedicado. Alguns deles estão conosco há muitos anos e crescendo junto”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image