Dez hotéis da Accor recebem Selo Amigo Autista
O Selo Amigo Autista é resultado de um programa de capacitação que envolveu mais de 85% dos colaboradores dessas unidades

As dez unidades da rede francesa Accor que receberam essa certificação abrange todos os três estados da região Sul, com destaque para as cidades de Curitiba, Maringá e Porto Alegre, onde a Accor se torna a primeira rede hoteleira a certificar unidades. Os hotéis certificados incluem: ibis Styles Curitiba Centro Cívico, ibis Curitiba Batel, ibis Curitiba Shopping, Mercure Curitiba Batel, Mercure Curitiba Golden, Mercure Curitiba Sete de Setembro, ibis Maringá, ibis Foz do Iguaçu, Mercure Florianópolis e Três Figueiras.
A certificação Selo Amigo Autista é um reconhecimento que atesta a capacitação de suas equipes para proporcionar um atendimento especializado e acolhedor a pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Esta certificação posiciona os hotéis como exemplos de boas práticas na promoção de um turismo mais inclusivo, alinhado ao compromisso da rede com a agenda de responsabilidade social, essencial para o setor de hospitalidade.
Programa de capacitação
O Selo Amigo Autista é resultado de um programa de capacitação que envolveu mais de 85% dos colaboradores dessas unidades, que receberam treinamento específico para proporcionar um atendimento mais sensível e eficiente para pessoas com autismo e suas famílias. Como parte da certificação, cada hotel recebeu materiais de sinalização, como placas de atendimento prioritário e “Amigo Autista”, além de bottons para os colaboradores capacitados. Outros itens, como cordões, pulseiras e fones abafadores de sons, foram introduzidos para facilitar a identificação e proporcionar maior conforto aos hóspedes com TEA.

Fernando Viriato, Vice-Presidente Sênior de Talento & Cultura Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, comenta a iniciativa. “Estamos muitos felizes por mais esse passo em prol da inclusão e criação de ambientes acolhedores para todos os hóspedes. Sabemos que as adaptações físicas e equipamentos adequados, são necessários, mas queremos reforçar que sozinhos esses itens não garantirão a experiência que desejamos entregar. São as iniciativas comportamentais que nossos colaboradores realizam em seus hotéis, com a abertura real para a acessibilidade e inclusão que nos levarão ao patamar que desejamos chegar: Fazer da acessibilidade a norma!”
Essa conquista também representa um marco importante para o mercado de turismo da região Sul. Em Curitiba, Porto Alegre e Maringá, a certificação pioneira coloca os hotéis na vanguarda da inclusão social e abre caminho para outras empresas do setor seguirem o exemplo.