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Desempenho da hotelaria e os desafios para 2018 são debatidos em workshop

Esse evento terminou agora a pouco na sede do CRA/SP – Conselho Regional de Administração de São Paulo, no bairro paulistano do Jardim América e foi promovido pelo GEAH — Grupo de Excelência em Administração Hoteleira.  Ele proporcionou um debate com especialistas da área hoteleira sobre temas que geram grande impacto no mercado de atuação. Além disso, foram apresentados os resultados do setor referente ao ano de 2017, as consequências em termos de margem de lucro e, também, ideias e caminhos para acelerar a recuperação do setor em 2018. Participaram desse evento, Roland de Bonadona, ex-CEO da AccorHotels para as Américas e atualmente Consultor da Bonadona Hotel Consulting, Cristiano Vasques, Consultor hoteleiro e Jeferson Munhoz, Diretor de Vendas e Distribuição na Bourbon Hotéis e Resorts. Quem moderou o painel foi o Professor do Senac/SP Marcelo Boeger que além de outros cargos, também é Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar com sede em Lima, no Peru.

Roland de Bonadona: “As novas tecnologias tiveram um grande impacto no setor hoteleiro”

E quem iniciou as palestras foi Roland de Bonadona que abordou a hotelaria, o cenário atual e tendências e começou destacando as novas tecnologias de informação, a internet digitalização & conexão universal. ”A internet nasceu nos anos 80 como uma ferramenta de comunicação interna, mas ganhou força e hoje em dia é imprescindível nas vidas das pessoas e das empresas. O smartphone também foi uma grande revolução, pois trouxe a comunicação seja a trabalho, lazer e entretenimento, um utilitário e companheiro de ócio. O cloud se juntou as essas tecnologia, assim como o big data, a inteligência artificial e estamos vivendo uma grande era da inovação”, destacou Bonadona.

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Gerações digitais

As gerações digitais, com os nascidos depois de 1980, também foram abordados por Bonadona, pois essa geração criou novos comportamentos de consumo. E a hotelaria foi um dos segmentos que mais absorveram essas tecnologias, principalmente na distribuição on line. E com isso, surgiram novas formas de relacionamento como: Google, Trivago, Expedia, Booking.com, Decolar, Kayak, entre outras. “Investir nessas tecnologias é essencial para os meios de hospedagens para se posicionarem de forma competitiva no mercado. Mas os hotéis também devem se adaptar para atender as novas gerações criando produtos lifestyle com design, imersão, socialização autenticidade e conectividade. E nesse contexto, existe o hotel Citizen M, o Tru by Hilton, Aloft by Starwood, e o Joe&Joe”, lembrou Bonadona.

O Professor do Senac/SP, Marcelo Boeger, foi o moderador do evento

Tendências do mercado

As tendências dos hotéis business e business of hotel também foi explicado por Bonadona, assim como a globalização e consolidação de marcas. E ele mencionou a fusão da Marriott com a Starwood, da AccorHotels que adquiriu várias marcas como Raffles, Farmont e Swissôtel,  assim como a Jin Jiang, um grande conglomerado chinês que possui 640 mil apartamentos em 55 cidades no mundo. E o potencial hoteleiro oferecido pelo Brasil também foi mencionado por Bonadona, que destacou que o setor ainda não é tão organizado, carece de recursos para crescer e possui uma carga tributária grande.

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O legado que a Copa do Mundo e as Olimpíadas deixou para o Brasil também mencionados em sua apresentação. “As margens de lucros foram esmagadas, pois não havia geração de caixas e muitos investidores resolveram promover mudança de bandeiras, mas essa não é a solução ideal. Hoje já estamos recuperando as taxas de ocupação, mas os preços continuam caindo, o que é bom pra os hóspedes, mas ruim para os investidores. E ele apresentou alguns dados mercadológicos do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil demonstrando a taxa de ocupação e a diária em varias categorias.

E finalizando sua apresentação, Bonadona apresentou alguns dados otimistas como: a aprovação das reformas previdência e fiscal que estão sendo analisadas, o esperado crescimento de 2,8% do PIB em 2018, demanda já em recuperação, potencial do mercado interno e externo, entre outros.

Jeferson Munhoz e Cristiano Vasques foram os painelistas desse evento

Mercado instável

Em seguida, Cristiano Vasques e Jeferson Munhoz também participaram respondendo as várias perguntas. A primeira foi a visão dos proprietários em relação aos seus investimentos hoteleiros. E Vasques respondeu: “Em São Paulo já se nota a recuperação forte da diária, mas existem alguns lugares bem próximos que ainda vão piorar antes de melhorar. A região do ABC e da Baixada Santista estão com as diárias em queda e ainda existem vários empreendimentos entrando em operação. Em outras regiões as diárias pararam de cair, o que representa um bom resultado, mas esse cenário é de São Paulo, pois em outras regiões do Brasil o cenário é bem pior”, respondeu Vasques.

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Investidores apreensivos       

Jeferson Munhoz disse que tem muitos investidores apreensivos com os resultados e colocam em xeque as administradoras. “Os indicadores mostram que a situação vai melhorar as receitas e o revpar e isso já está acontecendo em várias cidades. Março será uma data chave para entender se as nossas ações para retomar as diárias vão se concretizar, pois é o termômetro do mercado corporativo. Mas deve se levar em consideração que ele se retrai com Copa do Mundo e com as eleições. Para mim, a reposição das perdas acumuladas durantes os últimos anos só vão acontecer a partir de 2019, mas o mercado já começa a desenvolver produtos hoteleiros e isso é um sinal”, disse Munhoz.

Um certificado foi entregue a cada um dos participantes

A platéia também pode se interagir com várias perguntas juntos aos painelistas, como: O crescimento do Airbnb, a recuperação da hotelaria no Rio de Janeiro, novos canais de distribuição, se investir na hotelaria ainda é seguro, entre outras questões.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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