Publicidade
Expo Retomada

Desconhecimento é desafio para certificação sustentável em hotéis

*Por Luiz Fernandes em colaboração para a Equipotel 2019

A falta de conhecimento sobre a importância da certificação hoteleira em sustentabilidade é um dos desafios do mercado que prejudicam essa prática no país. A conclusão é do consultor Luiz Henrique Ferreira, especializado em Sustentabilidade, Inovação e Engenharia. O tema foi abordado durante uma palestra, na tarde desta terça feira, no espaço Café do Saber, da Equipotel.

Segundo o executivo, a certificação deveria ser utilizada como uma ferramenta para o empresário e gestor hoteleiro. “Infelizmente não é isso que acontece e na maior parte das vezes há uma preocupação maior com os custos de implantação do modelo de certificação, Poderia dizer que o tema no Brasil ainda é tratado com certo preconceito”, reconheceu.

Publicidade
Continuum

Em sua explanação, Luiz Henrique lembrou que ao decidir implantar um modelo de certificação o hoteleiro deve levar em consideração se o mesmo atende ao tipo de cliente que se hospeda em seu estabelecimento. ”É importante identificar o que os hóspedes buscam, o que o seu cliente deseja”, alertou.

A palestra foi realizada no Café do Saber (Foto: Luiz Fernandes)

Outro aspecto ressaltado foi a questão da credibilidade do modelo a ser utilizado. “Existem inúmeros modelos de certificação e alguns deles não servem para a realidade do mercado brasileiro. Também deve se observar quem oferece o modelo de certificação”, ressaltou. O executivo lembrou que a certificação é uma ferramenta que traz consido um diferencial para o estabelecimento. “Você deve observar alguns itens como quem oferece, como mensurar os padrões dos benefícios de um programa de certificação e se de fato é uma ferramenta para melhoria dos seus serviços a custos que possam ser absorvidos”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Ao finalizar lembrou que cabe ao empresário se informar sobre os modelos de gestão deste processo. “Você deve obter informações sobre a setorização dos serviços de seu estabelecimento para uma gestão mais eficiente”, concluiu.

Publicidade
RAP Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image