Publicidade
SPCVB

Desconhecimento é desafio para certificação sustentável em hotéis

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 1 minuto

*Por Luiz Fernandes em colaboração para a Equipotel 2019

A falta de conhecimento sobre a importância da certificação hoteleira em sustentabilidade é um dos desafios do mercado que prejudicam essa prática no país. A conclusão é do consultor Luiz Henrique Ferreira, especializado em Sustentabilidade, Inovação e Engenharia. O tema foi abordado durante uma palestra, na tarde desta terça feira, no espaço Café do Saber, da Equipotel.

Segundo o executivo, a certificação deveria ser utilizada como uma ferramenta para o empresário e gestor hoteleiro. “Infelizmente não é isso que acontece e na maior parte das vezes há uma preocupação maior com os custos de implantação do modelo de certificação, Poderia dizer que o tema no Brasil ainda é tratado com certo preconceito”, reconheceu.

Publicidade
Clima ao Vivo

Em sua explanação, Luiz Henrique lembrou que ao decidir implantar um modelo de certificação o hoteleiro deve levar em consideração se o mesmo atende ao tipo de cliente que se hospeda em seu estabelecimento. ”É importante identificar o que os hóspedes buscam, o que o seu cliente deseja”, alertou.

A palestra foi realizada no Café do Saber (Foto: Luiz Fernandes)

Outro aspecto ressaltado foi a questão da credibilidade do modelo a ser utilizado. “Existem inúmeros modelos de certificação e alguns deles não servem para a realidade do mercado brasileiro. Também deve se observar quem oferece o modelo de certificação”, ressaltou. O executivo lembrou que a certificação é uma ferramenta que traz consido um diferencial para o estabelecimento. “Você deve observar alguns itens como quem oferece, como mensurar os padrões dos benefícios de um programa de certificação e se de fato é uma ferramenta para melhoria dos seus serviços a custos que possam ser absorvidos”.

Publicidade
Encontro da Hotelaria

Ao finalizar lembrou que cabe ao empresário se informar sobre os modelos de gestão deste processo. “Você deve obter informações sobre a setorização dos serviços de seu estabelecimento para uma gestão mais eficiente”, concluiu.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA