Publicidade
Simmons

Demanda por voos domésticos cresce 19,2% em junho, diante de maio

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 1 minuto

A demanda por voos domésticos, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), registrou crescimento 19,2% em junho, em comparação com o mês anterior, segundo dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, compilados pela ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas. A oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), teve aumento de 21,0% na mesma comparação. No mercado internacional, a demanda (RPK) mostrou elevação de 25,2% e a oferta (ASK) retração de 2,7%, diante de abril deste ano.

Publicidade
Pikolin

Comparação com 2019

Seguindo recomendação da ANAC, a ABEAR mostra a seguir a comparação do desempenho operacional do setor em junho, em relação a igual mês de 2019. Nesse levantamento, a demanda por voos domésticos (RPK) registrou queda de 31,8%, com redução de 31,2% na oferta (ASK). A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 80,9%, recuo de 0,8 pontos percentuais. No total, embarcaram 4,2 milhões de passageiros no período, retração de 39,4%. No mercado internacional, a demanda (RPK) teve queda de 85,0% e a oferta recuou 67,0%. O aproveitamento dos aviões foi de 39,1%, redução de 46,7 pontos percentuais.

Publicidade
Onity

Cargas

O transporte aéreo de carga e correio teve queda de 5,9% em junho, em relação ao mesmo mês de 2019. No mercado internacional, houve aumento de 4,8% na mesma comparação.

Recentemente, o Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, comentou que: “Os dados da malha aérea doméstica de julho confirmam que a vacinação contra a COVID-19 está reaquecendo a demanda por viagens de avião. É fundamental que a imunização da população brasileira mantenha o ritmo atual para que a aviação possa retomar sua atividade de forma consistente. É importante também avançarmos em temas que podem inibir uma retomada mais vigorosa, como o alto preço do combustível dos aviões e a tributação sobre o setor”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA