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Cruzeiros marítimos terão uma oferta maior de leitos neste verão no Brasil

Crescimento de 15% nesta temporada e oferta de novo destino é comemorado pelo setor que pleiteia redução de carga tributária para impulsionar vinda de novos navios

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A expectativa da CLIA-Brasil é que no segundo semestre desse ano, o número de cruzeiristas aumente ainda mais - Foto: Divulgação MSC

A temporada de cruzeiros marítimos 2017/2018 que iniciou no último mês de novembro trouxe uma boa notícia para o setor. Segundo dados da Clia Brasil — Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos apesar de manter o número de sete navios em deslocamento pela Costa Brasileira, houve um aumento de 15% na oferta de leitos para quem deseja passar o verão em um cruzeiro pelas praias brasileiras.

Praia Centra de Camboriul (Foto:Rivo Biehl/camboriu.com.br)

Outra novidade importante para o segmento foi a inclusão de Balneário Camboriú como novo destino. Mas apesar das conquistas, o segmento vislumbra novos desafios para o ano que se aproxima em busca de maior competitividade para o país. “Trabalhamos muito não apenas para manter os navios que já se encontram aqui, mas também para atrair novos interessados. Sabemos que uma das operadoras que atuam no país irá trazer o maior navio que já recebemos em águas nacionais, mas queremos realmente ampliar nossa oferta e estamos trabalhando para isso”, explicou o Presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

Marco Ferraz, Presidente da CLIA Brasil. Foto – Divulgação

De acordo com a Clia Brasil, a principal discussão a ser tratada em 2018 é a redução de custos da operação dos cruzeiros no país até os níveis médios internacionais. “A carga tributária ainda é elevada e temos estudos de que algumas poucas ações de diminuição da carga tributária são compensadas pelo aumento de navios na nossa costa e, consequentemente, geração de renda nos destinos de paradas desses cruzeiros”, complementou.

Ainda segundo Marco Ferraz, o segmento contribuiu com R$ 1,6 bilhão para a economia brasileira na temporada 2016/2017. Mas o cenário atual ainda está muito aquém dos maiores competidores – China, Austrália, Emirados Árabes, Sul da Ásia, Caribe e Europa – que contam com forte investimento em infraestrutura, novos destinos e regulação favorável ao setor.

Crescimento da indústria de cruzeiros

Segundo a Clia, essa é uma tendência mundial e toma como base o calendário de lançamento de novos navios, com previsão é de 25,8 milhões de passageiros. No ano passado o setor ultrapassou a projeção de passageiros, alcançando 24,7 milhões de viajantes, quando estavam previstos 24,2 milhões. Entre os destinos mais vendidos, estão: Caribe (35%), Mediterrâneo (18.3 %), Europa (11.1 %), Ásia (9.2 %), Austrália, Nova Zelândia e Pacífico (6.1 %), Alasca (4.2 %) e América do Sul (2.5 %).

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