Trade

Cruzeiristas estrangeiros deixaram R$ 150 milhões no comércio serviço dos municípios brasileiros

Dos mais de 792 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos, no Brasil, com início em outubro de 2010 e término em maio deste ano, 99.029 eram estrangeiros – número que representa 12,5% do total de cruzeiristas.
Juntamente com os tripulantes, os turistas estrangeiros foram responsáveis por 28% dos gastos nas cidades escala, tendo movimentado R$ 150 milhões com passeios turísticos, alimentos e bebidas, transporte, souvenir e presentes em geral nos municípios.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pela  FGV – Fundação Getúlio Vargas a pedido da Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. Para Ricardo Amaral, Presidente da Associação, o resultado reflete o quanto “os cruzeiros marítimos beneficiam os destinos em diferentes aspectos, pois movimentam a economia, aumentam o fluxo de visitas nas cidades, geram empregos, estimulam a entrada de divisas e promovem o Brasil, também, no âmbito internacional, contribuindo com a entrada de turistas estrangeiros no país”.
Para a próxima temporada, a Associação estima que os transatlânticos tragam 134 mil turistas estrangeiros, o que representaria um aumento de 35%. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, o número de chegadas de turistas internacionais por via marítima teve um incremento acumulado de 182% no período de 2003 a 2010. No mesmo período, o crescimento do número de chegadas de turistas estrangeiros pelas diferentes vias de acesso, no Brasil, totalizou 23%.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA