Cristiano Lopes palestrou na 23º Encontro da Hotelaria
Ele fez um resumo da participação de cinco empresas que apresentaram ideias inovadoras na NRF
Direto de Araxá (MG) – Cristiano Lopes, Professor e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing terminou agora há pouco uma palestra no 23º Encontro da Hotelaria. Ele fez um resumo das principais palestras, conceitos, tendências e ideias inovadoras do varejo aplicados na hotelaria e alimentação que aconteceu na NRF – National Retail Federation, a maior associação comercial varejista do mundo.
Segundo Cristiano, os ingressos para participar por três dias desse evento custa de 2.200 a 2.500 dólares. Nesse ano teve 104 países participando e Brasil teve a maior delegação de participantes nesse ano com 2.495 inscrições no evento. Com 450 palestras ocorridas na NRF e ele entregou um resumo de palestras de representantes de cinco empresas nesse evento que é todo presencial, não existe formato on line.
A Lewis, pioneira no jeans, foi fundada em 1853 e tem como presidente Michele Gass, a primeira mulher desde sua fundação que destacou a empresa em pilares estratégicos como: a marca é o principal ativo de uma empresa, o consumidor deve estar no centro do negócio, investimento constante na inovação, canal omnichanel, na qual se deve tomar cuidados com a multiplicidade desses canais e ter propósito de valor. E os desafios enfrentados para atingir isso são: a grande e rápida transformação do B2C, diversificação e personalização.
Outra empresa que Cristiano apresentou com participação na NRF foi a Seven Elevem que trabalha um público que compra coisa rápida e necessita ser influenciado. Segundo ele, a empresa possui 12 milhões de clientes comprando ao dia nos Estados Unidos e com vários comportamentos de compras medidos e o que mais converte em vendas.
Em seguida foi apesentada a Crocs, criada em 2002, fabricando calçados feitos de espuma e de acordo com Cristiano as estratégias que empresa toma são: Ouvir o cliente; ter produtos autênticos; monitorar a jornada de entrada do cliente; ingressar nas comunidades onde o cliente está presente; mobile Fisrt (mentalidade que o cliente vem primeiro); investimentos em espaços digitais; vantagem competitiva, personalização do produto pela internet e a parcerias com outras marcas e influencers.
A outra empresa que ele apresentou participando nesse ano da NSF foi a rede de lojas Dick´s que foi assumida em 1984 por Edward Stack com duas lojas e em 1987 quase faliu a empresa. Em 1994 quase quebrou novamente, em 1995 começou a reverter e hoje tem 800 lojas . E segundo Cristiano, Stack menciona em sua filosfia de trabalho três coisas que o levou ao fracaso inicial. Não tinha solidez para crescer, não tinha o nível de humildade para entender o erro e queríamos uma linha ascendente, mas não é assim.
E finalizando sua palestra, Cristiano destacou a empresa criada por Magic Johnson, a Magic Johnson Enterprises que fez uma palestra no evento e destacou que: Alguém nos ajudou a chegar onde estamos hoje. E entre as frases da palestra de Magic Johnsom ele citou: O esporte une todo mundo, com um objetivo único; eu não fico no último lugar; os concorrentes nos tornam melhores, elevam o nosso jogo e para mudar de nível, é necessário mudar de atitude.
Confira a seguir mais alguns momentos desse evento.