HOME Matérias Especial Cresce procura por festas de casamento nos hotéis

Cresce procura por festas de casamento nos hotéis

1339
0
SHARE

Matéria publicada na edição 57, julho de 2007

 

Este é um nicho de mercado muito explorado pela hotelaria da Europa, Ásia e Estados Unidos e que veio ao Brasil para ficar

 

Nem só de hospedagens vivem os hotéis hoje em dia. As redes hoteleiras do Brasil descobriram uma nova idéia de obter rentabilidade financeira de uma forma diferenciada, unindo para seus clientes, o útil e o agradável. São eles, os casamentos em hotéis, uma nova mania que veio para ficar. Nos Estados Unidos e em alguns outros países da Ásia e também da Europa, os casamentos feitos em hotéis, já são eventos tradicionais, e aqui no Brasil a procura cresce bastante com as variadas e diferenciadas opções das redes hoteleiras, além do glamour que as cerimônias proporcionam.
São vários os motivos que fazem esses tipos de eventos crescerem tanto nos hotéis, primeiro porque os noivos não precisam se preocupar com nada, o hotel é responsável desde o cardápio até a hospedagem de parentes dos noivos e convidados. Alguns hotéis oferecem descontos dependendo da temporada e da quantidade de convidados que se hospedarão. Além disso, há também alguns hotéis que oferecem a noite de núpcias como cortesia para o casal.
Quando se fala em casamento na capital gaúcha, o Sheraton Porto é um dos hotéis mais concorridos. Ele conta com três espaços diferenciados para a realização de variados estilos de festas e cerimônias. “O hotel permite customização para qualquer tipo de evento. É uma facilidade que é oferecida, pois podemos abrigar cerimônias para pessoas de todos os estilos, gostos e religiões”, comenta André Machado, Gerente de vendas do Sheraton. Segundo ele, o atendimento para os noivos inclui um serviço completo incluindo móveis, louças e garçons. O cardápio do evento também ganha destaque e é montado de acordo com o gosto dos casais. O pacote da festa de casamento inclui a noite de núpcias de presente para os noivos, com direito a champanhe e frutas no quarto.
O Lizon Curitiba Hotel, aposta na realização de cerimônias desde 2003. Na estrutura do hotel destaca-se o Salão Royalle, decorado em estilo neo-clássico com lustres de cristal com capacidade para receber 220 convidados. Conta também com lareira, chapelaria, ar condicionado, telão, jardim de inverno com fonte e pista de dança. No hotel, a noiva encontra um local para a realização do “dia da noiva”. Localizado na cobertura, o espaço tem teto de vidro, solarium, banheira gigante, sauna seca e úmida e espaço para maquiagem e cabelo. As suítes nupciais, decoradas com cores e símbolos do matrimônio, têm banheiras especiais com hidromassagem, sendo que uma delas possui uma saída de ar que simula as bolhas de uma taça de champanhe. Além do apartamento ser adaptado para esta ocasião, o hotel proporciona uma série de mimos, como champagne, frutas, café da manhã no quarto e muito mais. “Outra vantagem é que os convidados que se deslocam de outra cidade podem ficar hospedados no hotel, com mais conforto”, explica a diretora comercial Denise Lorenzon Sferelli.

Assessoria personalizada
O Crowne Plaza São Paulo, da rede hoteleira InterContinental Hotels Group (IHG), oferece uma série de serviços especiais para casamentos, como salão para festa com capacidade de até 380 pessoas, espaço para a cerimônia religiosa e suíte para a noite de núpcias. Todos estes serviços são oferecidos gratuitamente para recepções a partir de 150 convidados. O Hotel Caesar Park Faria Lima, em São Paulo, também dispõe de três grandes salas com pé direito de 5,20 metros de altura e possibilidades infindáveis de ambientações, atmosfera moderna com capacidade para até 400 convidados. Para o coquetel de boas-vindas, conta com um grande foyer  com janelas integradas ao jardim e pé direito de seis metros de altura. Além de todos esses serviços oferecidos, o Caesar Park Faria Lima também disponibiliza os pacotes especiais para o “dia das noivas” e oferece ainda como cortesia à noite de núpcias, bolo de casamento, jantar de comemoração para um ano de casamento e tarifa especial para convidados dos noivos.
Já os clientes que desejam realizar o seu casamento no Sofitel São Paulo são assessorados por uma equipe especializada em cerimônias de casamento, que aconselham e estudam as melhores opções para cada caso. O hotel ainda tem parcerias para a contratação de recepcionistas, decoração floral, foto e vídeo, DJ, banda, convites, bem casados, bolos e a tradicional limusine. Para a realização da festa, o hotel tem três espaços, que podem ser modulados de acordo com o número de convidados. As salas Versailles, L´Orangerie e o Foyer podem acomodar em mesas até 230 pessoas, além de palco e pista de dança. O hotel ainda disponibiliza espaço exclusivo para o coquetel de recepção dos convidados.

 

Menu à francesa
Para a festa, são oferecidos três menus com a requintada culinária francesa contemporânea, servidos em esquema buffet ou à francesa. O buffet tem 11 opções de entradas e mais três opções de pratos quentes com carne vermelha, aves e peixes, além de uma massa. Os noivos ainda podem escolher itens de uma completa lista de acompanhamentos. O buffet de sobremesas tem produtos da pâtisserie e boulangerie Le Fournil, como o bolo fraisier, a torta folhada de maçã, a cascata de frutas e o mil folhas de baunilha. O menu à francesa tem quatro sugestões de cardápios com entrada, prato principal e sobremesa, que podem ser adaptados de acordo com o gosto dos clientes. Os destaques são o carpaccio de palmito e salmão, o confit de pato acompanhado de batata rosti e a Ópera de Paris de pistache.
Caso os noivos tenham interesse, o Sofitel São Paulo fez uma parceria com a Helimarte Táxi Aéreo para realizar o sonho de fazer um vôo panorâmico de helicóptero pela cidade de São Paulo e depois passar a noite de núpcias na suíte presidencial do hotel, decorada com flores naturais e velas aromáticas. A cama é preparada com um enxoval rendado, são oferecidos uma garrafa de champanhe e chocolates da pâtisserie e boulangerie Le Fournil. Para concluir, o café da manhã é servido no quarto, com croissants, pains au chocolat, brioches e outras especialidades francesas.
O Hotel Renaissance São Paulo também recebe muitas solicitações de eventos corporativos e sociais. De 2005 para 2006, o hotel teve um crescimento de 35% em eventos sociais sendo mais da metade casamentos. O Renaissance disponibiliza uma área exclusiva de 2.700 m² decorada. Diante da demanda crescente de casamentos na propriedade, surgiu a necessidade de criar o Renaissance Celebration – um show-room de eventos sociais – primeiro dentro de um hotel brasileiro.  A cada trimestre, o Renaissance Celebration inova e troca sua vitrine, móveis, decoração, amostras de doces, lista de casamento, entre outros, com o objetivo de atualizar o consumidor e apresentar a ele um leque de serviços. 

Capela, festa e hospedagem
O The Royal Palm Plaza, localizado em Campinas criou o gift card, um presente diferenciado para o casal desfrutar a primeira noite no hotel. O The Royal criou também uma nova versão da “lista de presentes”: as cotas de núpcias. Os noivos escolhem no hotel o pacote e suíte de sua preferência e os convidados os presenteiam com cotas a partir de R$ 130,00. Já o Resort Bourbon Atibaia foi mais longe e num mesmo espaço ele faz o casamento na capela, os hóspedes comemoram a festa e se hospedam, sem saírem do hotel. No final do ano passado, o hotel inaugurou a capela Sagrada Família, construída em devoção de fé da família Vezozzo, proprietária da Rede Bourbon, e depois disto não parou de receber pedidos de utilização para cerimônias de casamento. Atento a este novo nicho de mercado, o Resort se rendeu aos pedidos no início do último mês de fevereiro realizou seu primeiro casamento. As festas são realizadas no Espaço Don Gaetano, que oferece capacidade para 125 pessoas em mesas redondas, já considerando o espaço para banda e pista de dança.  “Uma festa de casamento para 100 pessoas custa entre R$ 18.000,00 e 28.000,00 variando de acordo a opção de cardápio e bebidas escolhidas”, revela Jaime de Oliveira, Gerente-geral do hotel. Com preço sob consulta, o resort também oferece serviço de hostess e motorista.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image