Especial

Cresce poder de decisão de crianças na escolha do hotel

Foi-se o tempo em que os pais decidiam o destino ao qual a família viajaria. Agora, quem tem o poder de escolha na hora da hospedagem em resorts e hotéis são as crianças e adolescentes. As recentes pesquisas mercadológicas apontam essa mudança nos últimos anos, revelando que o poder de decisão dos pequenos só aumenta em relação aos seus pais. Uma criança satisfeita pode significar a garantia de novas estadias em oportunidades futuras.

Atentos ao fluxo do mercado, diversos resorts por todo o País estão investindo em opções exclusivas para atender este público. As estratégias para fidelização dos pequenos vão desde a estruturação de Kids Clubs completos, atividades esportivas e infantis para crianças, até baladas, salões de jogos e acesso à internet aos adolescentes. Muitos empreendimentos consideram indispensável o investimento nestas atividades. “É importante perceber que esse público é exigente e tem cada vez mais participação no processo de decisão a respeito da escolha de destinos e lazer da família. O propósito do resort é tornar os dias de hospedagem memoráveis e de experiências únicas, criando um ambiente favorável e estimulante, para toda a família, com uma atenção ainda mais especial para as crianças e adolescentes”, afirma o Diretor Executivo da Rede de Hotéis Mabu & Resorts, Wellington Estruquel.

O Mabu Thermas Grand Resort, localizado em Foz do Iguaçu (PR) tem uma estrutura de lazer voltada para toda a família, que possibilita atividades onde pais e filhos possam realizá-las juntos ou individualmente, como passeios de bicicleta pelas trilhas junto à natureza, parede de escalada, tirolesa, pesca esportiva, arvorismo, paintball, entre outras. Mas também dedica atividades voltadas a atender cada público específico, de acordo com a faixa etária. Em épocas de alta temporada, feriados e datas especiais, o público de lazer, família, representa 90% a 100% da ocupação.

Uma das atrações da área de lazer para os pequenos hóspedes no empreendimento é o Sítio do Picapau Amarelo, que, além dos espaços como a casa da D. Benta, Horta da Narizinho, Laboratório do Visconde, entre outros, conta com a presença dos famosos personagens criados por Monteiro Lobato, que proporcionam momentos inesquecíveis de brincadeiras e atividades com as crianças. “As atividades ainda são divididas conforme a idade das crianças e contemplam brincadeiras com personagens, oficina de artes, passeio de charrete, cinema e brinquedoteca, pescaria no lago e caça ao tesouro. Para os hóspedes adolescentes, há um cronograma de atividades envolvendo variados esportes, brincadeiras aquáticas, jogos de caça e enigmas, cinema, torneios com jogos de salão e a brincadeira ‘torta na cara’, conta Estruquel.

Divisão temática
Além de piscinas, atividades esportivas e brinquedos, alguns empreendimentos preferem focar seus investimentos em atividades segmentadas, dividas por temas. Buscando atingir crianças e adolescentes de todos os gostos, o Paradise Golf & Lake Resort, situado em Mogi das Cruzes (SP), criou um quarto exclusivo para as meninas, tematizado pela marca Lilica Ripilica. A suíte foi reformulada recentemente e é decorado com puxadores com a silhueta da Lilica Ripilica e adesivos da coala que é marca registrada da grife estão nas portas de correr do armário e no frigobar. Os quadros e os abajures foram revestidos de acordo com o estilo do quarto e o painel com exposição de fotos e recadinhos com a moldura da Lilica Ripilica.

Ao chegar à suíte as meninas ganham uma cartinha especial da própria Lilica Ripilica e tem à disposição um delicioso cardápio com lanchinhos exclusivos para as crianças que ali se hospedam. Conjugada a essa suíte, está um apartamento convencional para os pais ou outros membros da família. As atrações do Paradise Golf & Lake Resort incluem entre elas três piscinas, Kid’s Club, caiaque, pedalinho, sala de jogos, ciclovia, sala de cinema, além de um Circuito de Arvorismo e o Paredão de Escalada.

O Mabu Thermas inaugurou em dezembro de 2014 a Praia Termal, onde toda a família pode se divertir. As áreas da praia foram definidas com características variadas, para conquistar diferentes públicos. Há atrações voltadas para crianças, adolescentes e adultos. Na parte dedicada aos pequenos, fica à disposição um playground aquático com escorregadores, balde maluco, e muito espaço para brincadeiras. Já para os adolescentes há palcos para atividades recreativas e para os adultos, bale bales, deck com hidromassagens, entre outros.

Além da programação fixa de lazer que o resort oferece ao longo de todo o ano, cada mês e as datas especiais, comemorativas e feriados recebem ainda um tema específico, que norteia a maioria das atividades desenvolvidas, despertando ainda mais o interesse e o encantamento dos hóspedes de todas as faixas etárias, incluindo os pais.

Atrações especiais
Para cativar ainda mais as crianças no período da hospedagem, muitos hotéis fazem uma programação cheia de atrações específicas. É o caso do Cana Brava All Inclusive Resort, localizado em Ilhéus, no sul da Bahia, que aposta na tematização das atrações internas e realiza um Festival Circense. O empreendimento recebe artistas da companhia Circo da Lua, que além de realizar espetáculos, também oferece oficinas recreativas como pintura facial e de balões. No fim do dia, trapezistas, mágicos, malabaristas e palhaços tomam o empreendimento, visando prender a atenção de todos os hóspedes.
O Resort realiza também diversas ações culturais como alternativas de lazer. Outra atividade promovida pelo empreendimento é o luau africano, em que são feitas apresentações de danças afro – uma manifestação muito ligada à cultura do estado. Quem cuida deste setor no resort é a Coordenação de Esporte e Lazer, que faz algumas apresentações como forma de teste e para ver o retorno dos hóspedes. A partir dessa receptividade, é determinado se a atração será mantida e com qual freqüência.

Distância das grandes capitais
Localizado no interior de São Paulo, o Bourbon Atibaia Spa Resort possui uma ampla área de lazer para atrair crianças e adolescentes, mas sua grande aposta é o exclusivo Espaço Turma da Mônica – um mundo de fantasias, alegria e aventuras inesquecíveis especialmente preparadas para as crianças. Cenários encantadores e tematizados com a turma mais animada das histórias em quadrinhos ambientam esse espaço mágico.

São 17 atividades indoor, além de uma piscina infantil também especialmente decorada com os personagens criados pelo desenhista Maurício de Souza. O espaço possui zonas cobertas e descobertas e entre os ambientes estão: Ateliê da Marina, Cozinha da Magali, Cantinho da Mônica, Brincando de Engenheiro, Pé na Tábua, Pula-pula do Horácio, Oficina do Cascão, Desafio da Turma, Lab-Net do Franjinha, entre outros.

Com relação à infraestrutura e atividades, o Bourbon Atibaia oferece aulas de dança; campos de futebol e de paintball; churrasqueira, cinema; Copa do Bebê 24 horas, espaços para a prática de arborismo, arco e flecha, escalada, rapel, tirolesa e trilhas ecológicas; fitness center; ginásio poliesportivo coberto; kids club; minishopping; piscinas; pista de boliche e de cooper; playground; quadras de tênis; sala de jogos eletrônicos; saunas; Spa Kids; além dos espaços gastronômicos – Buganville Bar & Grill, Cave Bistrô, Gelateria, Food Court, Kibô Sushi Lobby Bar, Lobby Bar Pedra Grande, Manacá Pool Bar e Ristorante Dom Gaetano Pasta & Pizza – e dos espaços Turma da Mônica, Turma do Chico Bento e Sítio do Vovô.

Programação segmentada
Para variar as atividades oferecidas, o resort do interior paulista programa semanas temáticas para todos os meses do ano. Em 2015, o Bourbon Atibaia terá a semana Férias Esportivas, em janeiro; Bourbon Folia, em fevereiro; Bourbon Radical, em março; Doces Sabores da Páscoa com a Magali e semana Meio Ambiente, em abril; Mês das Mães, em maio; Festas Juninas Turma do Chico Bento, em junho; Férias Circenses, em julho; Mês Gastronômico, em agosto; Mês do Bem-Estar, em setembro; Bourbon Dia das Crianças, em outubro; Festival Comédia e Cultura, em novembro; e Bourbon Natal Turma da Mônica e Bourbon Réveillon Turma da Mônica, em dezembro.

Ainda sobre a renovação frequente da programação, o Bourbon Atibaia oferece aos hóspedes, a oportunidade de assistir a apresentações musicais, a espetáculos de comédia e de dança, e a peças infantis, no Theatro Bourbon, instalado dentro do resort. “Foi firmada uma parceria com a Mauricio de Sousa Ao Vivo, para atender ao público infanto-juvenil. O trabalho conjunto resultou na criação do Clube Bourbon e a Turma da Mônica, um programa inédito no Brasil, que visa a estreitar o bom relacionamento que a marca já tem com os hóspedes-mirins”, explica Adriana Cardoso, Diretora de Marketing da Rede Bourbon.

Podem participar do Clube, crianças com idade entre três e doze anos que residam no Brasil e que frequentemente estejam nos resorts. Já no check-in, a criança ganha um cartão provisório de identificação e um presente de boas-vindas da Turma da Mônica, depois que os pais ou responsáveis legais preencherem e assinaram um cadastro. E, em até 30 dias após a hospedagem, um e-mail de boas-vindas com um link para acesso à seção exclusiva do Clube no site da Rede Bourbon. Lá, a criança poderá continuar a viver aventuras na área de games, que remete aos espaços temáticos. Na casa do hóspede-mirim, chegará, também, um brinde de credenciamento, junto com a carteirinha oficial.

De acordo com a diretora, o índice de participação do segmento de lazer no universo do público do Bourbon cresceu 23% em 2014, na comparação com 2013. De forma que, atualmente, esse é o perfil principal dos hóspedes nos Resorts Bourbon. “Para se manter ‘inovador e não repetitivo nas atividades oferecidas’, os Resorts Bourbon realizam diversas ações. Entre elas, destacam-se a expansão e a manutenção constantes da infraestrutura, a renovação frequente da programação, e a formação de parcerias com fornecedores e instituições que atendem ao mesmo público”, afirmou a diretora.

Por faixa etária
Além das atividades esportivas e brinquedos, alguns empreendimentos preferem focar seus investimentos em atividades dividas pela idade das crianças. Um grande exemplo disto é o Royal Palm Plaza Resort Campinas, no interior paulista, que conta com ações divididas de acordo com a idade das crianças, que de 0 a 2 anos contam com uma sala com puffs e mini brinquedos para essa idade. O empreendimento conta também com o Mini Ville, espaço focado para crianças de 3 a 6 anos, e inédito na hotelaria nacional.

Voltado para o aprendizado lúdico das crianças, o local abriga personagens infantis, como a coelha Fofa Flor, o Capitão Currupaco Paco e o Comandante Átila. Já para os maiores, o resort possui o Kata Kuka, uma das principais áreas de lazer do Royal Palm Resort Campinas, capaz de fascinar crianças, jovens e adultos. São nada menos do que 4.500 m² distribuídos em quatro espaços – Pátio das Ocas, Labirinto, Caminho dos Deuses e Arena de Pedra – caracterizados como um cenário pré-colombiano, onde se encontram os mistérios de uma antiga civilização. A experiência, contudo, não está ligada apenas à arquitetura e à ambientação, mas principalmente a um jogo que pode durar um ou dois dias. Os “exploradores”, sempre acompanhados por monitores, enfrentam labirintos, ocas, parede de escalada e arvorismo em busca do resgate das cabeças roubadas de três deuses sagrados: sol, terra e água. Inaugurado em 2006, o Kata Kuka pode ser usado de dia ou à noite, por crianças a partir dos nove anos ou com mais de 1,35 metros. O ideal, contudo, é participar de todas as atividades ao lado dos pais, em momentos de pura diversão.

O resort dispõe de uma equipe de recreação com profissionais treinados para a orientação destas atividades.  Para Renata Sá, do Departamento de Lazer do Royal Palm Plaza Resort Campinas, a importância da satisfação dos pequenos é imprescindível para agradar este novo cliente. “As crianças sendo tratadas como clientes sentem essa diferença e influenciam na escolha do destino. Hoje nos condomínios e até em praças temos espaços voltados para elas, então os resorts devem ter também. Uma criança feliz faz pelo menos dois adultos satisfeitos”, afirma Renata.

As atividades de lazer do Royal Palm Plaza Resort Campinas durante os feriados e férias passam a contar com uma nova divisão de idades, agora ainda mais segmentada, garantindo atividades e atendimento ainda mais personalizados para crianças e adolescentes. As atrações, orientadas por monitores do início ao fim do dia, ficam ainda mais divertidas e atrativas com a novidade. “A ideia é fazer atividades mais voltadas para as idades específicas. O que antes já fazíamos para grupos de 3 a 6 anos, e 7 a 12 anos, agora faremos com mais individualidade nos grupos de 3 e 4, 5 e 6, 7 a 9, e 10 a 12, respeitando as necessidades de cada grupo. Coordenação, força e estímulos são bastante diferentes em cada fase. Com isso, atenderemos de forma ainda mais personalizada estes hóspedes tão especiais para o resort”, explica Renata Sá, gerente de Lazer do hotel.

Grupos de lazer por idade do Royal Palm Resort, em Campinas (SP):
Fofuchinhos – para crianças de 3 e 4 anos
Fofuchos – para crianças de 5 e 6 anos
Guerreiros – para crianças de 7 a 9 anos
Super Guerreiros – para pré-adolescentes de 10 a 12 anos
Teens – para adolescentes de 13 a 16 anos

 

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA