Publicidade
Leceres

Cozinha da Mantiqueira realiza o Festival do Pinhão 2022

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 1 minuto

Para todos os gostos e bolsos, o evento acontece entre os dias 15 de abril e 29 de maio 

Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal recebem o Festival do Pinhão 2022 entre 15 de abril e 29 de maio, o evento é capitaneado pelo Grupo Cozinha da Mantiqueira que reúne o que há de melhor da gastronomia regional, além de ser referência no preparo e aproveitamento da semente. Com cerca de 20 restaurantes e bares, o Festival apresenta cardápios criteriosamente elaborados com pinhão, e ainda proporciona ao turista uma rica experiência gastronômica.

Publicidade
Faitec

 

Anderson Oliveira, Presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira explica que o pinhão é o símbolo da chegada do outono com suas cores deslumbrantes e o início do frio na região. “Nesse período é comum ver a população celebrando a chegada da semente em frente aos fogões a lenha, lareiras e até nas tradicionais sapecadas”, afirma Anderson.  A sapecada é um dos processos mais tradicionais de preparo do pinhão, onde é feita uma fogueira de araucárias onde os pinhões são assados. A semente da araucária hoje é fonte de renda para a população que empreende com a venda direta para turistas, restaurantes e artesãos. A semente é o retrato de uma gastronomia moderna e sustentável, que valoriza a sazonalidade dos alimentos e ainda privilegia o que é da região.

Cozinha da Mantiqueira realiza o Festival do Pinhão 2022

Risoto de gorgonzola com pinhão caramelizado, filé mignon com crosta de farinha panko e chips de mandioquinha com alho poró – Divulgação: Mercearia Campos

Publicidade
21 anos Revista Hotéis

 

Elaborado para atender todos os gostos e bolsos, a edição deste ano do Festival do Pinhão conta com um simpático esquilo de pelúcia como mascote, que estará disponível nos estabelecimentos, tanto para compra como também como brinde. Entre as receitas que estarão disponíveis nos restaurante, cantinas e bares, há massas levando pinhão no recheio, farofa de pinhão como acompanhamento para peixes e carnes, risoto de pinhão, carnes com molho a base da semente, entre outras iguarias.

Publicidade
Harus 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA