AconteceuMatériasÚltimas Notícias

CONOTEL 2017 é aberto oficialmente em concorrida cerimônia

Terminou agora há pouco a abertura oficial da 59ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, promovido pela ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. O evento que leva o tema “Brasil: Rumo a 2020”, acontece até esta próxima sexta feira no Centro de Convenções Frei Caneca na capital paulista. A cerimônia foi muito concorrida e contou com a presença de várias autoridades públicas, como Ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz, o Secretário de Turismo de São Paulo, Laércio Benko, o Deputado Federal Otávio Leite, além de vários representantes de entidades como: Dilson Jatahy Fonseca Jr., Presidente da ABIH Nacional e seu Vice-presidente Manoel Cardoso Linhares, Manuel Gama, Presidente do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Luigi Rottuno, Presidente da ABR – Associação Brasileira de Resorts, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, entre outros. Vários Presidente de ABHI´s regionais também prestigiaram o evento.

Publicidade
Ameris
Várias autoridades públicas e representantes de entidades estiveram prestigiando a abertura do evento

Em seu discurso, Dilson Jatahy destacou que os hotéis são essenciais para fomentar o turismo, mas estão cada vez mais ameaçados por diversos entraves e citou: “Os processos de regulamentação por parte dos órgãos públicos são lentos e não acompanham a agilidade das mudanças necessárias. Enfrentar estes entraves é essencial para dinamizar nosso setor, pois nossa atividade é dependente do turismo. Temos que rever o comissionamento de vendas das agências on line que cobram taxas abusivas. Somos a favor de que na revisão da Lei Geral do Turismo as plataformas de reservas hoteleiras sejam tributadas, pois fazem uma injusta concorrência e tem contribuído com taxas e impostos como a hotelaria tradicional. Não somos contra o trabalho destes sites, mas queremos a paridade tributária para todas as empresas que trabalham com reservas no Brasil”, destacou. O ECAD também sofreu duras críticas por parte de Dilson que destacou ser necessário que esta entidade passe por uma ampla discussão, pois ele acha injusto os hotéis terem que pagar direitos autorais por músicas que podem ser ouvidas pelos hóspedes nos apartamentos.

Alexandre Sampaio: “O atual momento é de virada da hotelaria brasileira”

Alexandre Sampaio em seu discurso enfatizou que “O atual momento é de virada da hotelaria brasileira para que ele ganhe ainda mais projeção e competitividade, pois o clima é propício. O turismo fará a diferença na geração de rendas e empregos para o Brasil sair da atual situação econômica”, disse Sampaio. Em seguida, Vinicius Lummertz lembrou que o Brasil está passando por grandes transformações e o turismo tem de acompanhar, mas é necessário ele se adequar ao atual contexto. “O turismo deve acompanhar estas transformações, ser funcional e com perspectivas, principalmente para os jovens, assim como a diminuição da burocracia para ter liberdade de trabalho. Divulgar a imagem do Brasil para aumentar o número de turistas também é essencial para fomentar o setor. Nós da EMBRATUR queremos facilitar, pois nenhum país do mundo tem economia forte e punjante se ele não investir no turismo. Temos muito a aprender com países desenvolvidos, como o Japão, que é uma potência industrial e tecnológica, mas que foca o turismo para incrementar ainda mais sua economia”.

Marx Beltrão: “Enquanto eu estiver a frete do turismo, serei um soldado ou até um general em defesa da hotelaria”

Vários outros discursos se seguiram, mas merece destaque o do Ministro Max Beltrão que pediu a todas as entidades ligadas ao turismo que sejam ainda mais participativas, levando propostas para o Ministério no sentido de captar mais turistas internacionais, assim como o turismo interno. Estamos atravessando a pior crise que o País já teve, mas o Governo mantém pulso forte para aumentar a competitividade dos setores produtivos. Tenho certeza que as reformas em cursos darão um novo rumo a economia e com isto o turismo será um dos segmentos beneficiados. Quanto mais concorrência, melhor para o mercado, mas não a concorrência desleal, por isto, sou a favor da regulamentação da economia compartilhada. Sem pagar impostos, como a Airbnb faz, é uma concorrência predatória com a hotelaria tradicional. Temos que encontrar uma solução para reestabelecer o equilíbrio. Enquanto eu estiver a frete do turismo, serei um soldado ou até um general em defesa da hotelaria. Desde que assumi o ministério, estou atento as idéias que são apresentadas com o objetivo de aumentar de 60 milhões viajando para 100 milhões em breve. Outro objetivo é sair da casa de 6 milhões de turistas internacionais. Estamos convictos que podemos chegar nos próximos quatro anos a 12 milhões de turistas internacionais. Temos potencial para isto e vamos trabalhar em cima desta meta, assim como melhorar a malha aérea, a infra-estrutura aeroportuária, entre outros gargalos”, conclui Beltrão.

Após os discursos, houve a solenidade de entrega de Diploma de Mérito pelos relevantes serviços prestados a Hotelaria e ao Turismo Nacional. O Diretor editorial da Revista Hotéis, foi um dos contemplados.

Edgar J. Oliveira recebendo a homenagem das mãos de Manoel Cardoso Linhares, Vice-presidente da FBHA e da ABIH Nacional
Patricia Coutinho, Presidente da ABIH de Minas Gerais recebendo a homenagem das mãos de Luis Carlos Nigro, Subsecretario de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso
Vinicius Lummertz, Presidente da EMBRATUR entregando a homenagem a Manoel Cardoso Linhares, Vice-presidente da ABIH Nacional e da FBHA
Roy Taylor, CEO do Jornal Mercado e Eventos recebendo a homenagem de Érica Drumond, Presidente da Vert Hotéis da ABIH/MG
Veja acima os demais homenageados pela ABIH Nacional
Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA