Publicidade
Retomada do turismo

Conheça os três pilares para uma rede de dados de alta performance

Artigo de Jorge Della Via Júnior*

Cada vez mais vemos a integrações das redes nos ambientes corporativos independentes do segmento. Na hotelaria não é diferente, porque manter estruturas separadas com Racks e Switchs separados aumentando o custo de Capex e Opex a longo prazo. Já existem soluções de convergência onde todo tráfego das informações passam pelo mesmo meio físico seja dados, internet, CFTV e outros.

Publicidade
Unilever

O que precisa ficar claro é que para ter um ambiente estável com alta performance é preciso ter um equilíbrio entre: Infraestrutura + Link + Hardwares (APs de Wifi e CFTV), esses três pilares devem estar em perfeita harmonia e com alta performance. Quando falo isso não quero dizer que precisamos utilizarmos os mais caros equipamentos e sim equipamentos de qualidade e bem configurados. Será que ainda vale apena manter a mesma vertical de infraestrutura que se faz a anos e anos? Será que a logo prazo o ROI não faz sentido pensarmos em soluções que vão performar por muito mais tempo?

Conheça os três pilares para uma rede de dados de alta performance

Publicidade
Harus

Exemplo hoje da Infraestrutura de Wifi para um Hotel:

Através de um Mapa de Calor se identifica a quantidade de Aps (antenas) são necessários para aquele corredor levando em conta a quantidade de Aptos + Estrutura da Construção + Quantidade de Pessoas que terão acesso.

Assim sabemos quantas antenas por andar, quantos switches serão utilizados, quantos pontos de cabeamento serão utilizados e assim por diante. Mas a logo prazo já temos empresas de cabeamento.

Disponibilizando Infra por ponto de Fibra dentro de cada quarto com preço que faz sentido acima de cinco anos.

Os investidores e projetistas precisam cada vez mais de apoio de empresas especializadas que possa criar vários cenários de custo e benefício a médio e longo prazo, porque ninguém quer ter que ficar revisando sua estrutura a cada ano porque seus hospedes e clientes estão sempre reclamando da internet ou seu time de manutenção vive com problema na câmeras do CFTV.

Publicidade
RAP Engenharia

Vejam um exemplo claro dos benefícios entre os dois cenários:

Conheça os três pilares para uma rede de dados de alta performance

Os benefícios são muitos, vejam alguns exemplos:

 Redução na dimensão dos Cabos;

 Ocupação no Rack 33% menor;

 Quase 90% na redução de espaço nas eletrocalhas;

 Sem interferências eletromagnéticas;

Cada vez mais tudo estará conectado na rede: Iot,

Reconhecimento Facial, Dados, Imagens, Vídeos e alta

performance será como luz ou água quente.

Tempo, Investimento, Segurança e Durabilidade essenciais para qualquer projeto de Dados e CFTV.

Conheça os três pilares para uma rede de dados de alta performance

*Jorge Della Via Júnior é Consultor e Especialista em Tecnologia e Transformação Digital para Hotelaria. Conta com mais de 18 anos de experiência em tecnologia na hotelaria e pode auxiliar, orientar e implantar as mudanças e melhorias necessárias pensando em performance operacional, redução de custos e experiência para os hóspedes. Contato – (11) 98588- 7957 – Site www.jdellavia.com  – www.linkedin.com/in/jorge-dellavia-jr e E-mail jorgedellaviajr@gmail.com

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA