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Conheça as tendências tecnológicas para 2022 na hotelaria

É muito importante estar atento às tendências tecnológicas no setor hoteleiro neste ano de 2022. Antigamente, hotéis, motéis e outros negócios dessa indústria eram apenas um lugar para as pessoas repousarem longe de casa. No entanto, com o crescimento da tecnologia nos últimos anos, o papel da hotelaria se desenvolveu drasticamente. O que está ocorrendo, em muitos casos, é que as unidades hoteleiras estão tornando-se centros de atividades por si mesmos. A maior parte disso depende de forma direta ou indireta da tecnologia, o que faz com que a TI – tecnologia da informação se torne cada vez mais importante para as operações hoteleiras e para os hóspedes.

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Quais são essas tendências?

Neste artigo vamos partilhar as principais tendências da tecnologia na hotelaria nos dias atuais, incluindo:

  • Migração para a cloud;
  • Automação de serviços através de inteligência artificial;
  • Aplicações integradas;
  • Contactless;
  • Dispositivos móveis sem fios para o pessoal;
  • Serviços baseados em localização;
  • Salas Tecnológicas & Viagens Bleisure;
  • Espaços modernos e bem equipados para reuniões;
  • Atenção às redes sociais;
  • Análise preditiva.
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  1. Migração para a cloud

A indústria hoteleira começou a fazer a migração para a cloud, que oferece benefícios como o OpEx, opções de integração de softwares, configuração de servidor e inovações da tecnologia emergente.  As comunicações cloud possibilitam aos hotéis mais oportunidades na eficiência do back office com baixos custos para a aquisição dessa tecnologia.

Funciona como um “no-brainer” para pequenas e novas unidades, mas grandes empresas podem se beneficiar ainda mais, simplificando as operações, reduzindo a necessidade de pessoal e proporcionando uma melhor experiência aos hóspedes. A configuração de switch gerenciavel é fundamental para migrar para a cloud e aproveitar dos seus benefícios.

Conheça as tendências tecnológicas para 2022 na hotelaria
A migração do banco de dados para o cloud chegou para ficar – Imagem de Pexels por Pixabay
  1. Automação de serviços através de inteligência artificial

A automação de serviços num hotel é uma tendência que transforma a forma com que os hóspedes são servidos. Os avanços na IA – inteligência artificial fornecem novas formas de interagir diretamente com os hóspedes, possibilitando que o staff do hotel faça outras tarefas. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, uma vez que acaba por eliminar as diferenças linguísticas, assegurando uma boa comunicação com os viajantes, independente de qual é seu país de origem.

A ideia é criar uma experiência humana realista, com softwares que podem compreender a linguagem e responder facilmente. O uso da tecnologia de desenvolvimento de software automação comercial permite uma melhor interação com os totens de autoatendimento.

  1. Aplicações integradas

A experiência envolve um hóspede conectado, o que é complexo e precisa de um ponto de controle a partir do qual operar. As aplicações para dispositivos móveis são um ótimo lugar para alojar todas essas funções, agregando tudo, desde notificações de campanhas até serviços de fidelização. Pode ser enviado eletronicamente ao hóspede informações úteis, como no caso de uma viagem para conferência de renovação alvará vigilância sanitária. Ele poderá receber o itinerário completo do evento, com um mapa interativo e os locais das reuniões.

Os criadores e inovadores do segmento da indústria hoteleira estão oferecendo ideias e capacidades interessantes que podem ser integradas nessas aplicações. Isso dá ao hóspede maior capacidade de envolvimento com os outros hóspedes e com o pessoal do hotel. Muitos já começaram a investigar como oferecer novas experiências únicas e personalizadas para seus hóspedes em dispositivos móveis.

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APP da Revista Hoteis
  1. Contactless

Com sensores de movimento que acendem as luzes, controle ativado por voz em vários aparelhos, os avanços nos dispositivos de IOT e PNL – processamento de linguagem natural têm dados os meios para conectar todas essas tecnologias emergentes. Funcionalidades como chaves digitais, que permitem que se destranque o quarto com o smartphone do hóspede, reduzem o contato com superfícies. Isso é uma boa ação em períodos de contaminação como a pandemia, permitindo que os visitantes permaneçam seguros.

Facilita também para a equipe de limpeza que vai higienizar e preparar o quarto, que pode ser equipado com instalação de banheira com hidro para trazer ainda mais conforto. Você pode ainda integrar tudo isso em um sistema de comunicação móvel, que proporciona à equipe administrativa maior visão sobre o que ocorre no hotel. Esses dispositivos funcionam em conjunto para tratar do hóspede e acelerar o serviço, dessa forma surgem novas opções de personalização e design experimental.

  1. Dispositivos móveis sem fios para as equipes hoteleiras

Na América do Norte está se destacando a SIP-DECT, uma alternativa de mobilidade à VoWLAN e redes baseadas em rádio. Contar com as configurações SIP-DECT ajuda na questão da rede fixa dos colaboradores do hotel, de forma que não tenham que se limitar a locais específicos. Contando com:

  • Funcionários de limpeza;
  • Segurança;
  • Concierge;
  • Equipe de eventos.

Que estão constantemente em movimento, essa é a melhor solução para tornar todos mais contactáveis. Comparado às demais alternativas, apresenta um custo relativamente baixo, facilidade de implementação e boa qualidade.

  1. Serviços baseados em localização

Saber a qualquer momento onde está a equipe do hotel ou seus hóspedes traz oportunidades para melhorar a experiência de seus visitantes, melhorando a prestação de serviço. O SIP-DECT já conta com algumas funcionalidades baseadas na localização dos colaboradores, mas isso é apenas o começo. Outro ponto importante é a acessibilidade de seus visitantes, então vale a pena conferir o custo de elevador para deficiente.


  1. Salas Tecnológicas & Viagens de “Bleisure”

A experiência de Bleisure é a possibilidade dos visitantes saírem dos seus quartos e manter o acesso wi-fi para continuar a trabalhar. É um fato que as aplicações da tecnologia na hotelaria cresce todos os anos e está sendo investido em espaços semi-públicos elegantes onde podem interagir com a tecnologia. Está sendo cada vez mais comum incluir essa exigência nos critérios para pesquisas on-line, ou seja, quem não conta com essas facilidades, pode ficar em desvantagem.

Conheça as tendências tecnológicas para 2022 na hotelaria
Reuniões on line estão cada vez mais comum – Imagem de Tumisu por Pixabay
  1. Espaços modernos e bem equipados para reuniões

Um espaço moderno de reuniões envolve as interfaces necessárias para fazer apresentações multimídia e ocorrer a interação com participantes remotos por videoconferência no hotel. Esse tipo de necessidade não se limita às salas de reunião, podendo ocorrer em salas de festas e de eventos. É importante contar com uma boa elaboração de projetos instalações elétricas para que seus equipamentos funcionem com excelência.

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  1. Atenção ao social

O fato é que os hóspedes têm muito a contar sobre suas experiências no hotel, mas nem sempre o fazem diretamente. Uma boa ideia é investir na monitorização de redes sociais, pois as palavras e críticas têm grande poder no mundo on-line. Com essas ferramentas é possível conhecer as necessidades, desejos, sugestões e queixas dos hóspedes. E algumas delas também ajudam a ficar de olho na concorrência, afinal a internet é um manancial de inteligência empresarial para quem sabe onde procurar.

  1. Análise preditiva

Conforme mais tecnologia é adicionada para melhorar a experiência do consumidor, os softwares e dispositivos vão produzir mais dados no que tange a forma com que os hóspedes interagem com as comodidades e o pessoal. Tendo como base o horário em que as luzes ou a TV acendem, o staff sabe a hora aproximada em que um hóspede vai acordar. Com uso de aplicações móveis e sensores IOT em todo o hotel, é possível calcular o tempo que cada um leva para chegar ao átrio, por exemplo. Esses dados podem ser usados de forma favorável, adaptando ainda mais a experiência do visitante. Visando a proteção de seus hóspedes, é importante contar também com uma boa empresa de instalação de alarme de incêndio.

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Considerações finais

A era do Big Data já está aí há um certo tempo, permitindo que mais indústrias aprendam com a informação. É gigantesca a quantidade de dados que podem ser recolhidos através do armazenamento e análise de dados.

Conhecendo melhor seu público e seu comportamento dentro das instalações do hotel, pequenos ajustes podem ser realizados para melhorar a experiência.

Isso pode ser a grande diferença de um hóspede pensar que todos os hotéis são iguais ou que o seu hotel oferece uma experiência diferenciada.

Assim você se torna um lugar eleito frente à concorrência para se hospedar e com o ganho de recomendações.

Com este artigo fica claro que os temas mais amplos que têm afetado a indústria hoteleira é a personalização em massa e a eficiência das comunicações.

Com tecnologias como as comunicações integradas na cloud, serviços interativos e contactless, o poder de dar uma experiência revolucionária para os hóspedes está revolucionado.

A situação atual global mudou a forma com que as pessoas se comunicam, trabalham e também o modo que esperam que as empresas se envolvam em suas vidas.

Esses avanços tecnológicos são oportunos e necessários para o sucesso a longo prazo das empresas do setor hoteleiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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