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Conferência de Gestão de Compras para Hotéis inicia a feira Fispal Hotel

Teve inicio agora hà pouco no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte, Zona Norte paulistana a 1ª edição da Conferência de Gestão de Compras para Hotéis que conta com o apoio da Revista Hotéis. O evento marca o início da 3ª edição da feira Fispal Hotel, que acontece até a próxima quinta-feira, dia 28. Esta Conferência foi desenvolvido com base nos desafios diários da gestão de compras hoteleiras. Vários executivos da área de compras de hotéis de redes nacionais, internacionais e independentes estão reunidos para debater e trocar informações estratégicas. Além da oportunidade de visitar a exposição com relevantes fornecedores e acompanhar as principais tendências do mercado de hotelaria.

O início desta Conferência teve como palestrantes os presidentes das seguintes entidades: Bruno Omori, Presidente da ABIH-SP Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, Antônio Xavier Siqueira, Presidente da ABRACOHR – Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes, Ricardo Domingues, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Resorts e Adolfo Meneses Melito, Presidente do Instituto da Economia Criativa. Na platéia estavam vários profissionais da hotelaria, como: José Roberto Damasceno, Superintendente de Administração e Finanças, Simone Alves de Siqueira, Compras corporativas da Transamérica Hospitality Group e sua colega Débora Dezzotti, Coordenadora operacional, Ricardo de Almeida, Supervisor de compras do Hotel Fasano e seu colega Paulo Lopes, José Trocado, Diretor operacional da Matsubara Hotel & Convention Center e seu colaborador, Miki Hiroshe, João Fonseca, Gerente corporativo de compras da rede Pestana, Paulo Célio da Silva, Analista de suprimentos do Rio Quente Resorts, Adolfo Hori, Gerente geral do Marques Plaza Hotel, em Pouso Alegre (MG), entre outros.

Bruno Omori iniciou a Conferência destacando um pouco sobre a atuação da ABIH-SP e a força que a indústria hoteleira representa no elo da economia brasileira. Omori enfatizou que o gestor de compras de um hotel hoje em dia deve ser bem profissional e ter um conhecimento profundo do mercado para definir os fornecedores. “Parceria estratégica com fornecedores é a palavra chave na gestão de compras em um hotel para se conseguir produtos de qualidade, conhecer diferentes estratégias de economia competitiva, negociação e promoções especiais e a troca de expertise com os fornecedores. Mas é necessário também que o gestor de compras esteja bem atualizado e utilize as tecnologias disponíveis no mercado para  reduzir custos e maximizar a qualidade do produto adquirido”, destacou Omori.

Na mesma linha de raciocínio de Omori, Ricardo Domingues enfatizou o fortalecimento com o fornecedor. “Se o seu fornecedor não entregar em dia, não tiver preço e pós-venda, não adianta tê-lo nas tradicionais três cotações, pois isto impactua nos custos. Mensurar o tamanho do volume de compras, saber identificar qual é o fornecedor, também é essencial para um gestor de compras adquirir um produto. Um bom exemplo: Na Resorts Brasil, temos 15 mil apartamentos de associados e com este potencial criamos um canal de compras coletivas no site. Com isto conseguimos um grande volume e negociação especial. Isto pode ser feito facilmente em outras entidades ou mesmo na união de vários meios de hospedagens”, assegurou Domingues.

Outro aspecto importante que ele destacou foi que o gestor de compras esteja antenado com as necessidades do mercado. “Hoje a China é o grande fornecedor do mundo e na hotelaria não é diferente. Temos um resort no Nordeste que fez toda a aquisição de produtos na sua implantação através de produtos personalizado da China com preço que é a metade que se encontra no Brasil”, garantiu Domingues.

Antônio Xavier Siqueira destacou a sinergia que os gestores de compras deve ter com os fornecedores, pois isto é essencial para o bom exercício da profissão. “Na década de 90 existia uma grande dificuldade para se encontrar produtos importados e muitas vezes um chefe internacional visitante no hotel que eu trabalhava exigia determinados produtos difíceis de serem encontrados. Então recorria aos nossos fornecedores parceiros que acabavam encontrando estes produtos no mercado e atendendo nossa necessidade”, revelou Siqueira.

Segundo ele, trazer um novo fornecedor para um hotel exige muita responsabilidade, pois uma compra mal feita macula a imagem de um hotel e ocasiona perdas irreparáveis. “Fazer visita técnica para ter segurança na hora de adquirir um produto é essencial, assim como saber se o fornecedor possui comprometimento junto a sustentabilidade, se sofre fiscalização de órgãos públicos, são alguns dos detalhes a serem observados na contratação de um fornecedor”, aconselhou Siqueira que conclui mencionando que a troca de experiências nas compras de um hotel facilita identificar os melhores fornecedores.

Economia criativa foi o tema da palestra de Adolfo Meneses Melito que fez uma linha do tempo de como surgiu na Inglaterra e hoje é praticada em vários segmentos da cadeia econômica.  “Sozinho não se faz nada numa economia moderna, é necessário alguns itens fundamentais como: colaboração, multidisciplinaridade, diversidade, aprender com a crítica, pensamento global, qualidade dos talentos, simplicidade, velocidade e disciplina. Estes são os pontos que caracterizam esta nova era”, explicou Melito.

 

João Fonseca, Gerente Corporativo de compras da rede de hotéis Pestana fez a palestra “Construa parcerias de sucesso com os fornecedores buscando angariar vantagens para ambos, em que mostrou sua expertise na hora de escolher um fornecedor, fazer a negociação e ter o comprometimento de produtos de qualidade e pós-vendas.

Alexandre Callegaro, Gerente geral do Best Western Suites Le Jardins Caldas Novas fará a palestra sobre gestão de compras com o tema: “Garanta a provisão correta de estoque para o bom funcionamento da operação e proporcione um serviço de qualidade constantes aos clientes para sua fidelização.

Jorge Castelo, Gerente geral do Porto Bay L’ Hotel fará palestra ainda hoje com o tema: “Evite falhas de armazenamento  e encontre  soluções para o trasnporte e distribuição: Como mitigar a falta de agilidade do fornecedor na entrega dos produtos e assegura o bom funcionamento de seu hotel.

 

Patrícia Senra, Gerente de compras do DNNY Beach Hotel e Carlos Bernardo, Gerente geral do hotel Pullman São Paulo serão os outros dois palestrantes neste primeiro dia da Conferência  de Gestão de Compras de Hotéis que continua amanhã.

 

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