Publicidade
Trofeu fornecedor

Comprar ou locar equipamentos? Eis a questão!

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 10 minutos

Com a crescente demanda de novas unidades habitacionais para atender às necessidades do mercado hoteleiro, cresceu também o número de fornecedores neste setor. Empresas que antes não atuavam no segmento, passaram a priorizá-lo lançando produtos específicos e criaram divisões comerciais para  entender e atender os hotéis. E como em todo mercado existe nichos específicos, a locação virou uma opção e muitas empresas passaram a diversificar o seu portfólio de produtos. Hoje já é comum alugar televisores, frigobares, cozinhas industriais, eletroeletrônicos, audiovisuais, mobiliários, enxovais de cama, mesa e banho, ar-condicionado, equipamentos de fitness center como uma nova opção vantajosa devido ao custo benefício do que comprar.

A grande razão do crescimento deste novo nicho de mercado para locações se deve ao grande “boom” da economia nacional que consequentemente supervalorizou o preço de determinados equipamentos destinados ao segmento hoteleiro. Outro fator que influencia na decisão do hoteleiro em optar pelo aluguel de equipamentos é o climático de determinados locais do País, como nas praias onde o campeão de avarias é o ar condicionado, que devido à maresia tem um prazo curto de durabilidade e fora a manutenção constante que onera as receitas do hotel. A sazonalidade de muitos empreendimentos, também é um fator determinante para o hoteleiro querer alugar um equipamento, devido ao longo período que o hotel ficará fechado, onde o equipamento corre o risco de “quebrar” quando for utilizado novamente são grandes e quem amargará o prejuízo será o hoteleiro.

Além disso, um grande benefício ofertado ao hoteleiro que escolhe pela utilização de equipamentos alugados, é que a maioria dos contratos de locação das empresas voltadas a este setor, incluem cláusulas de troca de equipamentos por modelos mais modernos, acabando com às trocas periódicas destes aparelhos. Por fim, tem o fato de a locação ser deduzida do imposto de renda do hotel.

Os equipamentos audiovisuais são os mais procurados pelos hotéis para locação

Os equipamentos audiovisuais são os mais procurados pelos hotéis para locação

Mercado em expansão
Segundo Julio Cosentino, Vice-presidente da Colortel que atua desde 1973 no mercado de locação de equipamentos, o segmento está em plena evolução e desenvolvimento no País. “Nos últimos 15 anos, a Colortel cresceu a uma taxa média anual de 12%, em receita, passando de 30 mil aparelhos em 1996  para os atuais 110 mil aparelhos com 1,6 mil clientes corporativos no final de 2011”, frisa Cosentino.

Denise Calfat, Sócia-Diretora da DiskTem que está no mercado de locação de equipamentos desde 1973, também concorda quando se fala em crescimento do setor que tem tudo para deslanchar nos próximos anos: “Os eventos esportivos agendados para os próximos meses e anos para o Brasil, bem como a nova imagem do nosso País internacionalmente deixam claro que a tendência do mercado de turismo e, consequentemente, o hoteleiro é de grande aquecimento. Estamos apostando forte nesta ideia”.

A Local Service é outra empresa atuante no mercado há mais de 25 anos e disponibiliza os seguintes equipamentos de cozinhas industriais para locação: cocção, refrigeração, transporte, higienização, estoque, e pré-preparo de alimentos, que inclui desde fornos convencionais, aos últimos modelos de cocção inteligente, além de todo mobiliário em aço inox (mesas, pias, coifas, etc.); e aposta forte neste setor que cresce a cada dia. “Investimos neste mercado, pois não haviam de empresas especializadas na locação de equipamentos para cozinhas industriais, e iniciamos atendendo empresas de refeições que fechavam contratos com seus respectivos clientes por um determinado período e assim oneravam demais o investimento na infraestrutura completa de uma cozinha não tendo a certeza da renovação deste contrato, a Local Service surgiu dessa demanda. Notamos então que um grande mercado havia sido descoberto e essa facilidade da locação de equipamentos foi estendida para os demais setores, como hotéis, hospitais, e etc. Isso porque ainda contamos com os benefícios fiscais da locação, que entra como despesa dentro do faturamento das companhias e também do fator de renovação, uma vez que o contrato de locação por longo período pode ser reformulado anualmente o que faz as cozinhas estarem sempre atualizadas e em perfeitas condições com equipamentos de ponta”, afirma Glenner Shibata, do Departamento de Marketing da Local Service.

Outra tradicional empresa atuante no mercado de locação há 20 anos é a Castello Locações Audiovisuais, que oferece aos hotéis o aluguel de equipamentos audiovisuais para feiras, congressos, convenções, e entre outros eventos. “Locamos equipamentos audiovisuais (telas de projeção, projetores de 2, 5 10 e 15 mil Ansi-lumens, TVs LCD de 42”), sonorização (microfones com e sem fio, head set, lapela, caixas de som, mesas de som), iluminação, geradores, tendas, estruturas de treliças (boxtruss), Sky lights, videowall e painel de LED. Alguns hotéis contratam a Castello para sermos fornecedores exclusivos para os clientes e em contrapartida oferecemos equipamentos para eventos internos, e muitas vezes clientes de fora que fazem evento no hotel procuram indicação de alguém, e o hotel acaba nos indicando. Procuramos sempre fornecer equipamentos com técnico responsável para auxiliar na utilização dos equipamentos no dia do evento, e a montagem é sempre realizada antes do evento para testes e aprovação do cliente”, garante Luiz Fernando Castello, Diretor da Castello Locações Audiovisuais.

A Cozilândia é outra empresa presente no mercado de fabricação e locação de equipamentos para cozinhas industriais desde 1992, e oferece uma grande variedade de produtos para o setor hoteleiro. “Nosso forte é a linha plana para cozinhas: mesas, estantes, prateleiras gradeadas, e a cocção: fogões, fornos, fritadeiras, e chapas para grelhados. Temos também freezers, refrigeradores, carro de apoio, e entre outros equipamentos. Oferecemos como diferencial o prazo de entrega e a qualidade dos nossos produtos”, ressalta Luciana Araújo, do Departamento de Vendas Técnicas da Cozilândia.

Luciana também concorda que o setor de locação está em grande expansão devido ao aquecimento da economia e da hotelaria. “Tendo em vista os grandes eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos aqui no Brasil, é um grande leque que se abre para o segmento de locação.  Há oportunidades de locação para pequenas, médias e grandes cozinhas, não deixando de lado a possível aquisição destes equipamentos locados”, assegura Luciana.

Julio Cosentino: “Todos os contratos da Colortel têm a manutenção e a instalação como valor agregado, contratado pelos nossos clientes, que além do conserto sem custo, recebem reposição imediata do equipamento”

Julio Cosentino: “Todos os contratos da Colortel têm a manutenção e a instalação como valor agregado, contratado pelos nossos clientes, que além do conserto sem custo, recebem reposição imediata do equipamento”

Vantagens da locação de equipamentos

As vantagens para os hoteleiros que optam pela locação de equipamentos são muitas, dentre elas a assistência técnica permanente, e a substituição imediata do equipamento quando quebra, sem precisar desocupar o apartamento para esperar o conserto, e isto acaba não onerando o hotel, pois estas despesas estão inclusas nos custos mensais do aluguel. “Além disso, podemos citar a renovação constante dos equipamentos, situação que não acontece quando o aparelho é comprado, pela própria “acomodação” dos estabelecimentos. Esta renovação além de gerar economia de energia (os aparelhos de refrigeração nos últimos 15 anos por exemplo tem a cada ano uma performance mais eficiente), mantém o estabelecimento “com cara de novo” demonstrando um investimento constante do hotel. Instalação e manutenção sem custo para o hotel, pois está inserida no contrato de locação, inclusive dos aparelhos de ar condicionado “splits”, onde a instalação é cara e muitas vezes sem garantia técnica. Também a vantagem financeira real, quando comparado com leasing ou compra parcelada devido a desvalorização do equipamento (televisão não é imóvel que valoriza) e tributária nas empresas com tributação pelo lucro real, gerando despesa operacional”, destaca Cosentino.

Entre os equipamentos para locação que a Colortel disponibiliza para os hotéis estão televisores de led, LCD, Plasma e de Cinescópio para empreendimentos econômicos; aparelhos de ar condicionado de janela, splits e splits tipo “Inverter”, de 7.000 a 80.000 btus e sistemas de ar condicionado tipo VRF, substitutos das centrais nos novos projetos hoteleiros; frigobares com compressor e de absorção; cofres; micro-ondas; geladeiras; freezers; purificadores de água; cortinas de ar e aparelhos audiovisuais para eventos em hotéis. “O contrato padrão para locação destes equipamentos é de 24 meses. Porém, a Colortel faz contratos com menor e com maior prazo de duração, de acordo com a necessidade do cliente. A renovação normalmente acontece no final do contrato, melhor momento para atualização dos equipamentos. Todos os contratos da Colortel têm a manutenção e a instalação como valor agregado, contratado pelos nossos clientes, que além do conserto sem custo, recebem como reposição imediata equipamentos substitutos para que as unidades habitacionais não fiquem sem condições de locação”, pontua Cosentino.

Já a DiskTem oferece os seguintes equipamentos de locação para hotelaria: camas extras, em quantidade e tipo exigidos; tapetes; luminárias; cadeiras; frigobares; além dos utensílios utilizados em cozinhas industriais, tais como liquidificadores, batedeiras ou mesmo fogões industriais. “Nossa contratação é de 1 a 30 dias, conforme determinação do cliente. Temos como objetivo fazer com que o hotel saiba que fazemos o necessário para o bom atendimento de seus hóspedes e que pode contar com nossos serviços de qualidade. Além disso, a maior vantagem para o hoteleiro é não imobilizar capital com materiais eventuais ou de pouco uso e também vale lembrar o fator armazenagem, economizando espaço valioso aos usuários”, Denise afirma ainda que a locação seria infinitamente mais acessível ao hoteleiro.

Outro fator atraente para o hoteleiro é o preço e o retorno financeiro que terá em receita mensal, sendo que o dinheiro economizado pode ser investido em modernizações e novas atrações para o empreendimento. “Por exemplo, utilizando um padrão de frigobar de 80 litros, ar condicionado Split de 9.000 e TV de LCD de 26”, o valor que um hotel de 100 UHs paga por mês é inferior a R$ 100,00 por apartamento, com todo o serviço de manutenção. O investimento para adquirir os mesmos produtos, considerando marcas de qualidade,  mão de obra e peças para instalação seria de R$ 3 mil aproximadamente por apartamento”, assegura Cosentino.

Shibata também concorda que o preço é um fator decisivo para a preferência do hoteleiro em optar pelo aluguel do equipamento seja ar condicionado ou um fogão.  “Para montar uma cozinha industrial exige-se um detalhamento muito específico, para isso uma equipe técnica da Local Service vai até o local e verifica a real necessidade e com quais equipamentos aquela cozinha pretende operar. Resumindo, com um pequeno investimento, o cliente pode ter uma cozinha top de linha operando muito rápido, prático e versátil”, acrescenta Shibata.

Além disso, Shibata enfatiza que a locação oferece outros benefícios essenciais para o hoteleiro, como a reposição de equipamentos defeituosos. “Pois, sabemos de toda a problemática que envolve repor peças de equipamentos, principalmente importados, pela morosidade alfandegária e inúmeros outros fatores. A nossa equipe técnica também oferece toda a instalação do equipamento e é extremamente conhecedora dos equipamentos envolvidos e sabem como melhorar o rendimento de tais equipamentos. A locação para nós é encarada como serviço, sendo assim, o cliente não aluga um bem qualquer, ele loca um serviço de uma cozinha operante e funcional e é isso que lhe será entregue”, ressalta Shibata.

Para Castello, outra facilidade encontrada na locação é a comodidade de não ter os equipamentos ocupando o espaço no hotel, e segundo a parte de montagem, instalação e suporte dos equipamentos são realizados pelos técnicos da empresa. “Em relação a custos, normalmente os hotéis acabam não comprando equipamentos, pois a manutenção e operação de alguns aparelhos é muito difícil e tem que ser constante devido a grande demanda de uso. Por isso que equipamentos mais caros e modernos acabam não sendo compensadores e o melhor caminho é a locação”, esclarece Castello.

Outra vantagem apontada por Luciana em adquirir equipamentos locados ao invés de compra-los quando se fala em cozinhas industriais é que o cliente pode customizar o equipamento de acordo com a necessidade de seu empreendimento hoteleiro em pouco tempo.  “A curto prazo o cliente pode montar sua cozinha personalizada, para diversas necessidades, como para eventos temporários tais como: convenções, confraternização, períodos com grandes movimentos, como a alta temporada, Copa do Mundo, Olimpíada e etc. A médio prazo podemos montar uma cozinha experimental, por um período de adaptação, treinamento de funcionários, testes de novos pratos, e entre outros. O custo para locação destas cozinhas se dá pelo prazo de locação e distância. O contrato garante a qualidade do produto na entrega e cobra a integridade do produto na devolução, e também abrimos um precedente para o cliente que queira negociar a compra deste equipamento”, garante Luciana.

As camas auxiliares para locação é uma alternativa para grandes e pequenos hotéis para reduzir custos

As camas auxiliares para locação é uma alternativa para grandes e pequenos hotéis para reduzir custos

Tendências do setor
Com relação aos centros de fitness dos hotéis que são de essencial importância para os empreendimentos que querem acomodar seleções e comitivas para a Copa do Mundo e das Confederações, a Colortel inova mais uma vez, e estará lançando em setembro deste ano a sua linha de equipamentos para academia em hotéis com esteiras, elípticos, bicicletas e estações de treinamento com peso. “Estamos atentos às necessidades do mercado e buscando atender nossos clientes com soluções sempre inovadoras em todo Brasil. Os nossos gerentes e os colaboradores da área técnica procuram a cada dia ser a solução completa para o hoteleiro, entendendo o negócio do nosso cliente e customizando a melhor alternativa em equipamentos e custos”, enaltece, Cosentino.

Uma outra tendência encontrada no mercado são os mobiliários com design arrojado e exclusivos para hotelaria que podem ser encontrados no portfólio de produtos da DiskTem. “Temos em nossa empresa marcenaria completa, tapeçaria para a confecção de móveis e utensílios, e também parceria com vidraçaria, serralheria e fábrica de material em acrílico. Com isso, estamos em constante renovação de nosso acervo, com incremento de produtos adquiridos ou mesmo fabricados por nós com exclusividade para os nossos clientes, e que incrementam nosso estoque constantemente. A diversidade e “design” de nossos produtos por muitas vezes são determinados pela exigência dos nossos clientes”, destaca Denise.

O aumento da procura por equipamentos para seminários e palestras, como data shows (conjunto de aparelhos para apresentações), é outra tendência observada no mercado. Por isso, algumas empresas, como a Castello Locações Audiovisuais tem buscado inovações para suprir a demanda do mercado exigente e ávido por novidades.” Constantemente a Castello busca inovações para surpreender os nossos clientes. Atualmente estamos com painéis de LED e novos equipamentos de som e iluminação, o que aqui no Vale do Paraíba os clientes não encontravam e tinham que locar de São Paulo ou as empresas da região sublocavam estes equipamentos”, conclui Castello.

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA