Aconteceu

Competitividade do Destino Brasil é debatida durante o Conotel 2011

 

“Competitividade do Destino Brasil Frente à Realização  dos Mega Eventos”, foi o tema principal da primeira sessão de debates do CONOTEL 2011 – Congresso Nacional de hotéis que acontece, de hoje (08/11) até o próximo dia 10 de novembro, no hotel Maksoud Plaza, localizado na capital paulista.     

O evento, que foi palestrado pelo Diretor do Departamento de estruturação, articulação e ordenamento turístico do Mtur – Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, contou com a participação do Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hotéis e Alimentação Alexandre Sampaio, da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi Torquato; do Vice-Presidente de relações institucionais do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Júlio Serson; da Diretora Executiva do FOHB, Ana Maria Biseli e do Presidente da Resorts Brasil, Rubens Régis. 

Durante o evento, os participantes puderam debater sobre diversos assuntos relacionados à hotelaria, tendo em vista os eventos esportivos a serem realizados, no País, durante os Próximos anos.  Moech, ressaltou a importância e o cuidado com a projeção turística durante estes eventos. “90 mil turistas estiveram na África do Sul, quando se esperava mais de 600 mil”, comentou o executivo. 

 

Outro assunto abordado por Moesch foi o Sistema de Classificação que ele explicou como sendo dicotômico, ou seja, ou o meio de hospedagem disponibiliza determinado serviço ou não, e leva em conta a infraestrutura, os serviços e a responsabilidade sustentável. Já o Selo de Qualidade do Turismo mensura o grau de excelência do empreendimento e funciona como um instrumento de comunicação entre o cliente e o prestador de serviço e entre o Ministério do Turismo e o mercado.

O projeto classifica e certifica hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, hotéis históricos,  pousadas e flats ou apart hotéis.“Nós, das entidades representativas de turismo, estamos preocupados com a falta de atenção do poder público com o nosso setor”, afirma Ana Maria. “Apesar de realizarmos ações de capacitação junto ao Ministério do Turismo, elas não são suficiente. Acreditamos que o caminho seja focar também na qualificação daqueles que ainda não terminaram o Ensino Médio, pois muitos são os cargos ocupados por eles nos meios de hospedagem. Nosso objetivo não é apenas pensando na Copa do Mundo e na Olimpíada, mas também no futuro”, acrescenta.

Para Regis, “os processos na política brasileira são soltos. Não temos um interlocutor que junte os pedaços e não sentimos os projetos evoluírem. Acredito que esse é o papel do Ministério do Turismo”. Moesch concorda: “temos que aproveitar as entidades, que unidas servem como instâncias para dar encaminhamento a esses pleitos e cobrar o legislativo”.

Fermi levantou a questão da dificuldade de cadastro dos meios de hospedagem no Cadastur por conta da necessidade do alvará de funcionamento, que a maioria não possui e que foi flexibilizada pela substituição deste documento pelo emitido pela Prefeitura, no caso de São Paulo denominado Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM).

Sampaio finalizou o debate concluindo que “estamos nos aprimorando e aprendendo e já conseguimos alguns resultados desde que nos unimos. Essa união entre as quatro entidades da hotelaria (ABIH, FBHA, Fohb e Resorts Brasil) foi o primeiro passo que demos, e a partir de agora teremos ações pró-ativas para o desenvolvimento do nosso setor”.

 

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

 

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA