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Competições esportivas alavancam turismo brasileiro

Motivadas principalmente pela Copa do Mundo, cinco milhões de viagens domésticas foram realizadas em 2014, segundo o Ministério do Turismo. Este fenômeno representou a força do esporte para o segmento no País. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, há um amplo espaço para otimizar os ganhos para o esporte e o turismo nacional.

A Copa do Mundo de 2014, por exemplo, atraiu cerca de 1 milhão de estrangeiros de 203 países para o Brasil, o que rendeu US$ 1,58 bilhão em divisas para o País. “Com o estímulo e o desenvolvimento de novos produtos que aliem turismo e esporte, ganhamos tanto na diminuição dos efeitos da sazonalidade em alguns destinos quanto na comercialização de produtos e serviços agregados”, avalia Lages.

Para 2016, a expectativa é que entre 350 mil e 500 mil turistas internacionais visitem o Brasil durante os Jogos Olímpicos. Antes disso, já em 2015, estão previstos uma série de eventos-teste no Rio de Janeiro, o que deve aumentar o fluxo de atletas e visitantes na cidade. Outro destino cujo fluxo de visitantes será beneficiado pelo esporte é Palmas (TO), onde serão realizados os Jogos Mundiais Indígenas, em setembro. O evento terá a presença de mais de 2 mil atletas de 30 países.

O turismo também se beneficia do esporte por meio de competições amadoras. Atletas que viajam pelo país em competições como corridas de rua, por exemplo, se transformaram em um nicho de mercado explorado pela rede hoteleira. O esporte estimula ainda a renovação de equipamentos estratégicos para o turismo, critério decisivo de competitividade no setor.

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