Como um site otimizado pode aumentar as reservas de hotel?
Melhorias na experiência do usuário, informações claras e processos eficientes são dicas simples, mas que ajudam a atrair mais clientes

Com inúmeras opções de sites de reserva disponíveis na web, ter um que se destaque por ser funcional, objetivo e intuitivo pode ajudar a garantir mais reservas diretas e evitar dependência de sites intermediários. E, para isso, ter um design responsivo, um processo de reserva simplificado e algumas outras simples – mas eficazes – melhorias pode fazer uma grande diferença na experiência final do cliente.
A presença digital de empreendimentos, como hotéis, tem se tornado um dos fatores decisivos para conquistar novos clientes. Segundo pesquisa realizada pelo site de avaliações de hotéis e serviços TripAdvisor, 86% dos viajantes pesquisam na internet sobre acomodações antes de viajar. Dessa forma, possuir um site mal-estruturado, com poucas informações, pode afastar clientes e levá-los a buscar alternativas em plataformas de terceiros.
Dicas para melhorar o site e atrair mais hóspedes
Design responsivo e intuitivo: como a primeira impressão é fundamental, ter um layout limpo, agradável e intuitivo se torna fundamental. Para isso, ter um design responsivo ajuda a garantir que ele funcione bem tanto em computadores quanto em smartphones e tablets, facilitando a navegação dos usuários em qualquer dispositivo.
Informações acessíveis e completas: os hóspedes precisam conseguir encontrar todas as informações essenciais rapidamente, como os tipos de acomodações disponíveis, preços, localização, comodidades e políticas de cancelamento. Além disso, é importante incluir fotos de alta qualidade e uma descrição detalhada, proporcionando mais segurança na hora da decisão do cliente.
Reservas eficientes: disponibilizar todas as ferramentas de reserva integradas, em que o cliente consiga visualizar a disponibilidade dos quartos e concluir a reserva sem precisar entrar em contato com a recepção, ajuda a agilizar a reserva. A transparência nos valores e na política de cancelamento também contribui para aumentar a confiança na hora de finalizar a reserva.
Técnicas de SEO: ter boas práticas de SEO, sigla para Search Engine Optimization, ajuda a aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca. Assim, utilizar palavras-chave, por exemplo, já ajuda no ranqueamento e facilita que potenciais hóspedes encontrem seu estabelecimento.
Reviews e avaliações: a opinião de outros hóspedes tem grande influência na decisão de novos clientes. Disponibilizar avaliações no site e incentivar que outros clientes deixem comentários após a estadia ajudam a construir credibilidade e confiança. Entretanto, é sempre importante responder aos feedbacks, tanto os positivos quanto os negativos, para demonstrar preocupação com a experiência dos clientes e ajudar a melhorar a reputação digital do hotel.
Marketing de conteúdo: produzir conteúdo sobre turismo, atrações locais e dicas de viagem pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico de sites e atrair potenciais hóspedes. Seja um blog com artigos informativos, vídeos ou guias turísticos, esses conteúdos podem ajudar a posicionar o hotel como referência no setor e até na melhora no relacionamento com os visitantes.
Reflexos de um site bem estruturado
Um dos momentos mais críticos e importantes da jornada do cliente é o de finalizar a reserva. Qualquer erro ou dificuldade pode levar o hóspede a abandonar o processo e buscar outra opção.
Dessa forma, o site precisa estar bem estruturado, de maneira transparente e eficiente, para que, quando o cliente for realizar o checkout, ou seja, a confirmação da reserva no hotel, ele tenha certeza que o pedido foi feito conforme solicitado. Oferecer múltiplas opções de pagamento, garantir a segurança dos dados e enviar um e-mail de confirmação automática com os detalhes da estadia são passos fundamentais.