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Como os hotéis podem melhorar a experiência dos hóspedes?

A hospitalidade é uma característica que pode ser associada até mesmo ao comportamento social de uma cultura, sendo assim um atributo comumente associado ao povo brasileiro, por exemplo, que se mostra aberto a receber diferentes populações no país. Sendo, por isso, um destino comum não só de turistas, mas também de estrangeiros que por motivos pessoais ou até mesmo políticos e sociais se vêm na necessidade de deixar o seu ponto de origem, optando então por morar em uma outra localidade no planeta. Ao mesmo tempo que isso se apresenta como uma característica comum dentro da sociedade, tal atributo pode também pode ser trabalhado e exigido dentro do setor profissional. Principalmente para quem atua dentro de um sistema de hospedagem. Setor esse que deve manter contato com uma empresa de limpeza de vidros para que o ambiente da recepção de um hotel seja o mais limpo possível, de forma a estabelecer um bom acolhimento desde o momento o hóspede entra no hotel.

Uma recepção adequada que se mostra positiva até mesmo para outros fins comerciais, tais como a forma em que uma loja de roupas recebe os seus clientes, com tal prática sendo essencial para que os visitantes possam de fato tornarem-se consumidores. Atuando então para fidelizar a relação de uma companhia com os seus profissionais, no que pode garantir resultados a longo prazo a serem alcançados por esse estabelecimento comercial, que com base nessa relação pode definir melhores estratégias para o futuro.

Permitindo dessa forma que até mesmo o trabalho com uma fábrica de capachos personalizados possa garantir com que um hotel ou loja possa alcançar os melhores resultados possíveis, ao estabelecer uma recepção adequada para o seu público. Demonstrando a essa audiência ter uma qualidade ímpar de hospedagem, permitindo com que esses visitantes possam se sentir bem recebidos nesse local, levando tal empreendimento a obter bons resultados por meio de suas atividades comerciais. Ainda mais quando se trata de uma organização que atua diretamente com o ato de receber alguém, sendo importante entender a fundo como funciona e como praticar o conceito de hospitalidade.

Como os hotéis podem melhorar a experiência dos hóspedes?
A recepção é o primeiro contato do hóspede, por isso exige colaboradores bem treinados e capacitados  (Foto: Freepik.com)
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Hospitalidade: Muito além de uma boa recepção

O conceito de hospitalidade costuma estar associado a uma ideia de acolhimento, no qual um visitante pode ser bem recebido, por meio da instituição de diversas práticas voltadas à garantia de uma boa recepção. Cenário que permita até mesmo que tal indivíduo retorne. Algo que trabalha com atitudes simples, como um “bom dia” ou “boa noite” a ser preferidos para quem acaba de chegar a tal lugar, além de outras felicitações, mas também com ações mais especializadas, como a indicação de um guia turístico para quem viaja de férias.

Isso além de muitos outros conceitos que podem ser trabalhados por uma rede hoteleira, a contar com um serviço de manutenção de piscinas para apresentar as melhores condições possíveis de recepção a um hóspede, via os serviços oferecidos por um hotel. Tanto que o conceito de hospitalidade acaba por receber um outro tipo de valor dentro de uma estrutura profissional, a ser estabelecida pelo setor de hospedagem. Uma organização que nesses casos lida com as demandas que uma rede de hotéis pode receber.

Sendo importante oferecer aos seus hóspedes as melhores opções possíveis em relação a essa recepção, destacando diferentes opções que podem ser trabalhadas por tal empreendimento. Indo desde indicações turísticas até opções gastronômicas. Ainda mais no cenário atual no qual o mercado de turismo e de hospedagem passam a contar com um novo tipo de sistema, com o surgimento de novos concorrentes, baseados até mesmo em uma estrutura diferente de hospedagem que se encontra hoje no mercado.

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O mercado atual de hospedagem

Esse setor comercial tem uma atenção maior para a questão da experiência do cliente. Sendo um ponto que permite com que um cliente possa retornar a se hospedar neste local futuramente, algumas vezes procurando até mesmo pelo mesmo quarto. Isso por meio de qualquer tipo de benefício de destaque a ser oferecido por tal rede de acolhimento, passando inclusive por questões vistas como triviais, como a temperatura local, sendo importante então atuar com uma empresa de projeto de ar condicionado.

Mas como todos os mercados atualmente passam por renovações causadas pela expansão das tecnologias digitais, o mercado ocorre nesse setor que trabalha com o conceito de hospitalidade, podendo oferecer descontos promocionais através de sites e aplicativos. Tudo o que possa chamar a atenção de possíveis hóspedes, levando em conta a alta concorrência possível de ser encontrada hoje. Ainda mais com o crescimento do serviço alternativo de hospedagem, onde as pessoas podem alugar seus imóveis temporariamente.

Sendo uma opção de destaque quem busca passar um final de semana fora, mas não fique confortável hospedado em hotel, cercado de pessoas desconhecidas. Encontrando um clima mais caseiro. Sendo possível até mesmo colocar suas fotos na moldura de madeira presente nas casas alugadas. Tudo levando a uma experiência no qual esse hóspede possa se sentir melhor recebido com esse tipo de serviço do quem em relação a um período de estadia em um hotel. Diante dessa nova concorrência, o setor hospitaleiro precisa otimizar as suas atividades.

Trabalhando com a aplicação de novas estratégias que permitam com que os seus hóspedes sejam atendidos da melhor maneira possível, para assim permitir que um hotel alcance a sua posição desejada dentro do mercado de hospedagem.

Como os hotéis podem melhorar a experiência dos hóspedes?
Os hóspedes necessitam de experiências inovadoras – Crédito da foto – Freepik – Standret
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Como tornar melhor a experiência dos hóspedes

Mais do que nunca a experiência de um hóspede se destaca como algo responsável pelo retorno desse indivíduo, mais do que isso, pelo alcance também de uma nota positiva a ser aplicada dentro das redes sociais e sites voltados a esse setor. Uma recepção positiva pode fazer com que uma rede hoteleira possa ampliar o seu número de hóspedes, tudo com base nos comentários positivos que apresenta nas redes, por meio de elogios a serem dados até mesmo fotos do paisagismo de jardim presente neste hotel. Com base nisso, algumas práticas devem ser adotadas, para garantir que tal rede de hospedagem possa contar com a melhor recepção possível dos hóspedes, incluindo ações como:

Oferta de serviços personalizados

Dentro da chamada era da experiência, os clientes procuram cada vez mais por algum único e diferente, que o faça consumir novamente por um produto ou serviço. Um contexto que destaca o valor de se oferecer uma experiência personalizada para os hóspedes. Questões até mesmo simples, como o nome do hóspede aplicado em uma toalha, podendo tornar a estadia desse indivíduo em algo especial, demonstrando o apreço que essa rede hoteleira tem pelos seus visitantes.

Equipe capacitada

Para que essa experiência única possa ser ofertada, é essencial que todos os funcionários sejam treinados para oferecer o melhor serviço possível. Do pessoal da limpeza até os recepcionistas do hotel, todos atuando para receber os hóspedes de maneira exemplar. Respondendo aos seus pedidos e resolvendo qualquer problema que possa aparecer na sua frente.

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Recepção otimizada

Quando se fala em equipe capacitada um dos destaques deve estar associado ao time da recepção. Um pessoal responsável por atender os pedidos de check in e check out a serem realizados no hotel, sendo importante oferecer todo tipo de apoio nessa ação. Incluindo até mesmo contar com os serviços de um fabricante de móveis de madeira, para a aquisição de um banco confortável de visual convidativo, para que esses hóspedes possam se sentir bem recebidos, mesmo em um período de altas filas.

Invista na decoração

Também baseado nessa questão da recepção, porém associado a uma questão mais visual, a decoração de um hotel pode acabar por torná-lo em um local que expire uma maior sensação de hospitalidade. Por meio até mesmo das cores adotadas nas paredes do hotel. O que inclui também a mobília escolhida, além da procura pelos serviços do comércio de luminárias, de modo a adquirir modelos que se adequem ao estilo de hotel, destacando dessa forma o design único desenvolvido para essa rede de hospedagem.

Adote a tecnologia

As ferramentas tecnológicas podem ser de grande auxílio para um hotel que busca oferecer ferramentas otimizadas ao seu público, tal como a possibilidade de fazer pedidos de serviço de quarto diretamente por meio de um aplicativo, fora o próprio pagamento de itens extras. O mesmo tipo de canal que pode ser usado para medir a satisfação desse cliente, por meio de pesquisas de satisfação que, de forma digital, pode compreender melhor a experiência de um hóspede e, com base nisso, oferecer algum tipo de serviço otimizado. A partir da aplicação dessas estratégias um hotel pode ter acesso a uma série de benefícios, tais como:

  • Fidelização do público;
  • Recomendação dos seus serviços;
  • Maior divulgação do hotel;
  • Vantagem sobre seus concorrentes.

Todos esses são pontos que podem estar associados ao destaque que um hotel pode receber em sua área, oferecendo uma boa hospitalidade ao seu público, sendo então recompensando por essa relação positiva a ser estabelecida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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