Publicidade
Hotelplus

Como manter o time da governança na hotelaria motivado

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Artigo de Priscila Caleffi*

É um dos temas que tiram o sossego de várias governantas, principalmente, nos tempos atuais. Abaixo citarei alguns tópicos, que no meu ponto de vista podem auxiliar no dia a dia seu relacionamento, união e interação com seu time.

1)     Conheça o perfil comportamental e os fatores motivacionais de seu time – Este conhecimento irá auxiliar você na forma de lidar com cada indivíduo, na elaboração de treinamentos, da hora de dar um feedback e nos planejamentos de melhoria sejam, individuais ou coletivos;

Publicidade
Altenburg

2)      Transforme processos em experiências – Quando vamos treinar nosso time nos procedimentos do hotel em relação à limpeza e arrumação dos ambientes e não conseguimos obter o retorno esperado, ou seja, vemos a dificuldade deles em realizar o que está sendo passado, devemos transformar este processo repetitivo em uma boa experiência. Leve sua equipe para conhecer realmente o hotel, ver a importância do que eles fazem e o impacto que tem se eles não fizerem, passe a visão do hospede em relação as tarefas diárias da sua equipe. Uma forma que encontrei para demostrar isso foi a gravação de um vídeo com os chefes de setor e alguns colegas de trabalho sobre a importância de cada setor da governança para o funcionamento do hotel, assim, além de motivar o time consegui transformar os processos repetitivos em uma boa experiência que sempre será recordada.

Crie um ambiente ágil

3)    Os ambientes ágeis atuam em uma nova dinâmica de autonomia, liberdade com responsabilidade, confiança, transparência, engajamento, inspeção, experimentação, crescimento e melhoria contínua, com foco nos resultados e na entrega de valor. Para que isso seja possível, é necessário adotar um novo estilo de liderança e gestão, com menos regras e mais valores, mais visão, clareza e transparência e integração de áreas.

Em resumo, Agile Mindset é…

“Ter uma mentalidade ágil é promover comportamentos e atitudes que suportam um ambiente de trabalho ágil. Isso inclui respeito, colaboração, melhoria contínua e ciclos de aprendizado, foco na entrega de valor, adaptabilidade e abertura às mudanças. Essa mentalidade é necessária para cultivar equipes de alto desempenho e inovação, que por sua vez entregam um valor incrível para seus clientes e para a organização.”  (Andy Barbosa)

Como manter o time da governança na hotelaria motivado

O treinamento deve ser constante na governança hoteleira – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

4)     Treinamentos – Treinar o time é uma forma de passar conhecimento, tirar dúvidas, motivar, debater, interagir e engajar. Quando você treina, você também aprende, e dá a oportunidade para o crescimento e melhoria.

5)     Reuniões diárias – Sim, as reuniões diárias servem também para motivar seu time. É aqui que você pode conversar com todos sobre um problema ocorrido levantando idéias para solucionar, comemorar as vitórias, traçar metas, implantar novidades, explanar assuntos de difícil abordagem… É aqui onde você vai ter a melhor oportunidade de engajar sua equipe. Por isso, seja transparente, objetivo e aberto a escutar, seu time irá te surpreender.

Publicidade
Equipotel 2021

Traçar Metas

6)      O Ser humano gosta de um desafio e espera sempre aprender algo novo com isto. Trace metas atingíveis para a sua equipe e comemore com eles. Seja sempre claro, objetivo quando for estipular uma meta explicando o porquê de existir a meta, assim será mais fácil para seu time compreender e realizar o que você está pedindo.

7)     Comemorações – Comemore os aniversários, as conquistas do grupo ou individual. Que estas comemorações sejam sempre com o grupo todo, pois é uma forma deles interagirem e criarem laços como um só grupo. Crie murais, chás da tarde, festinhas de aniversários, de presentes individuais e escreva cartões para cada um nos natais. Isso cria laços incríveis, mostra que você se importa com sua equipe e que vibra a cada conquista, pois as conquistas deles são suas também.

8)     Feedbacks – Dar e receber feedbacks é uma experiência gratificante e que ajuda a criar laços de confiança e melhoria continua. Não torne o feedback um evento de terrorismo para sua equipe, pois isso pode acabar com o clima organizacional e destruir a autoestima de um indivíduo ou de toda equipe.

Como manter o time da governança na hotelaria motivado

O perfeito asseio de quartos e banheiros do hotel funciona como um cartão de visita do negócio – Foto: (Rawpixel/Freepik)

Publicidade
Engie

Batalhe por Melhorias

9) A governança é um setor que sempre necessita de melhorias, sejam elas, equipamentos e modificação de layout para agilização dos serviços, uniformes para embelezar, organização para facilitar o dia a dia, ginastica laboral para prover o bem estar, premiações para incentivar e aguçar os desafios. O importante aqui é que as melhorias sejam planejadas em conjunto com seu gerente para que elas realmente ocorram, jamais prometa sem ter certeza que irá acontecer, pois isso gera expectativas em seu time. Se por algum motivo, depois de tudo planejado e informado, não ocorrer, faça uma reunião e explique os motivos, avisando que em um futuro próximo as melhorias irão ocorrer. Batalhe também por melhorias salariais, não só as suas, mas de todo seu time.

10)  Seja um líder – Ser um verdadeiro líder é uma forma de motivar seu time, pois você irá batalhar com e por eles, está sempre presente, oriente, seja o porto seguro e o muro, o bom amigo e o confidente, algumas vezes a mãe (pai) ou a irmã (irmão). Ser líder é se doar e fazendo isso todos te seguirão por confiarem e acreditarem em você e no que você está propondo.

Estes são alguns pontos, que ao longo de minha jornada, fui trabalhando e desenvolvendo com os times que me deram a oportunidade de guia-los. Não há uma fórmula correta, mas sim diversas possibilidades, basta estar dispostos a escutar e se dedicar de corpo e alma em prol do crescimento coletivo.

Como manter o time da governança na hotelaria motivado

*Priscila Caleffi é Formada em Turismo e pós graduada em Administração Hoteleira pela Hotel Senac Grogotó, com mais de 22 anos atuando na hotelaria em hotéis como Tropical Manaus Resort, Iberostar Gran Amazon, Mabu, Itá Thermas dentre outros. Já ministrou cursos de Hotelaria na Faculdade Nilton Lins em Manaus e participou da abertura de hotéis em Manaus como Caesar, navio de cruzeiro da Iberostar, Tropical Buzines e Gralha Azul em Presidente Prudente. Já atuou também como Gerente operacional em um Flat no Amazonas, mais sua paixão é a Governança.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA