Como economizar energia elétrica em hotéis
Saber diminuir o valor da conta pode gerar mais dinheiro em caixa para investir em outras demandas
Segundo dados da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, pelo menos 6% dos custos de um hotel são com gastos que envolvem energia elétrica. Portanto, a conta de luz acaba sendo um dos principais custos de um empreendimento desse tipo. Entretanto, existem algumas atitudes que podem diminuir esses valores e apresentar um melhor cenário para quem enfrenta esse problema.
Lâmpadas LED
A lâmpada LED chega a usar até 90% menos energia que as tradicionais, o que pode gerar uma boa economia na conta de luz do hotel. Além disso, ela também é mais segura que os modelos anteriores, pois não emite calor, não contém mercúrio (metal considerado tóxico) e ainda é mais resistente.
Sensores de presença
Os corredores de hotéis nem sempre possuem um fluxo intenso de pessoas. Portanto, manter a luz acesa o tempo todo se torna um desperdício de energia. Atualmente, existem lâmpadas acionadas por sensores de presença; se alguém estiver no raio de alcance, a luz acende, e, se não houver ninguém, ela permanece apagada.
Aparelhos econômicos
Uma boa dica é sempre optar por aparelhos que consumam menos energia elétrica. Para isso, é importante verificar o Selo Procel de Economia de Energia, que mostra o nível de eficiência com letras de A a G. Segundo o selo, os dispositivos com a letra A são os que consomem menos energia e, portanto, os mais econômicos.
Paredes envidraçadas
Optar por vidros como paredes é uma excelente opção para aproveitar ao máximo a luz solar. Em um ambiente bem iluminado, as lâmpadas ficam obsoletas por grande parte do dia. Outra dica é substituir as paredes dos restaurantes ou da entrada do hotel, o que pode ajudar também na contenção desse gasto.
Sustentabilidade
O que antes era apenas um diferencial agora se tornou um fator indispensável. Ter um hotel cuja energia vem de fontes renováveis ajuda a diminuir custos e pode até aumentar a lucratividade do estabelecimento.
Um exemplo do que pode ser feito é a opção de adquirir gás a granel, pois, além de não emitir gases poluentes, é mais econômico, já que o custo de aquisição é de acordo com a demanda, e não um processo ininterrupto, que pode gerar valores maiores. O gás GLP, usado geralmente para o aquecimento de água nos chuveiros, é um dos mais utilizados em hotéis.
Treinamento e conscientização
Outra forma de economia é treinar os colaboradores do hotel e criar campanhas de conscientização para os clientes sobre o uso consciente das dependências. Isso não só gera mais economia a longo prazo, mas também pode servir como uma boa forma de conscientizar todos sobre seu papel na luta contra o aquecimento global, que já é um problema real.