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Expo Retomada

Como a tecnologia pode auxiliar a retomada nessa etapa na hotelaria e turismo

Artigo de Jorge Della Via Júnior*

Em junho 2020 vemos um início de retomada no setor Hoteleiro e Turismo. Tempos para revisar as estruturas, mudar os processos, criar comitês, pensar na volta por etapas e várias outras estratégias foram discutidas. Não basta apenas pensar em cancelar ou colocar em stand-by os contratos com os prestadores de serviços, porque agora na retomada o que realmente será necessário.

Mas será que a Tecnologia estava dentro desses comitês? Existem várias opções para que a Tecnologia melhore os processos de retomada, ainda mais que será gradual, com menos colaboradores, com menos hospedes, com menos quartos disponíveis, com menos A&B e com menos pedidos de Room Service.

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Continuum

Por outro lado, teremos um aumento no trabalho da Governança, Reconciliação de Apartamentos, normas sanitárias, normas de acessibilidade, mapa de pessoas por ambiente. Com a volta da operação Hoteleira vemos que será uma abertura gradual em algumas regiões, Hotéis reabrindo com 20% da disponibilidade, 30% da disponibilidade ou 50% da disponibilidade. Aqueles que já reabriram ou não fecharam hoje estão com 5 a 10% de ocupação. Com isso alguns cuidados devem ser tomados e medidas adotadas para que o custo caiba dentro da nova realidade.

Robôs são uma novidade para os hóspedes, o que gera entusiasmo e publicidade, especialmente para aqueles hotéis que buscam construir uma imagem de marca que seja diferente, inovadora e até futurista – Foto: iStock

Infra-estrutura de WIFI

Como não teremos todos os andares abertos preciso manter meu Link 100% com um custo elevado nesse momento? Posso melhorar meu WIFI nos andares onde terei hospedes melhorando a experiência para eles? Datacenter ou CPD precisa estar local com alto custo de suporte?

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APP da Revista Hoteis

Operação

Preciso estar pagando licença do meu sistema Front com 100% dos quartos se vou trabalhar nessa etapa apenas com 20 ou 30%? Todo o processo On-line de Check-in ou Check-out foi revisado nessa parada, para que os hospedes não precisem ficar parados no Lobby? Hospede já recebe a chave pelo Celular?

Room Service

Meu processo já está on-line onde o hospede pode fazer seu pedido pelo smartphone? Ele ainda terá que pegar no telefone para fazer seu pedido? Mas e a higiene do telefone? Terei que ter um colaborador para anotar os pedidos? Todo esse processo já pode ser On line através da leitura de um Qrcode no quarto, com o pedido indo direto para a cozinha. Se os Hoteleiros tivessem se preparado para esse processo antes, até mesmo durante a parada poderiam estar vendendo comida por Delivery mantendo uma receita de A&B.

Em alguns hotéis do exterior a tecnologia está sempre em primeiro lugar, onde até as entregas de room service são feitas por robôs mensageiros – Foto – Divulgação

Governança

Todo o processo de reconciliação de apartamento, liberação do quarto, tempo de limpeza já está dentro de uma aplicação para melhorar os KPIs e performance? Ainda teremos os mapas de limpeza impressos e divididos com as camareiras? Liberação por rádio ou telefone?

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Equipotel

Quartos em Escritórios

Caso realmente esse seja um caminho para poder gerar uma nova receita, algumas mudanças e melhorias precisam ser feitas: Meu WIFI nesse andar vai atender a demanda dos usuários? O que preciso mudar para atender essa demanda? Nesses quartos/escritórios já tenho estrutura como USB disponível? Meu Link atende essa demanda? Como vou liberar as Internet nesses quartos/escritórios sem meu PMs? Posso remanejar minhas antenas de WIFI de outros andares? Tenho Infra estrutura para isso? A TV no quarto já tem acesso via HDMI ou Chromecast para transmissões de reuniões ou Lives?

Esses são alguns exemplos de como a Tecnologia pode melhorar em todos os processos produzindo uma melhor eficiência, segurança e trazendo redução de custos. Todas essas Tecnologias já estão disponíveis hoje. Iniciar pelo básico que é a revisão da Infra- estrutura, implantar aplicações gerenciadas medindo performance e melhorando os processos operacionais são essenciais nesse momento. E convenhamos tempo para pensar não faltou.

*Jorge Della Via Júnior é Consultor e Especialista em Tecnologia e Transformação Digital para Hotelaria com mais de 18 anos de experiência no setor. Contato – jorgedellaviajr@gmail.com  ou pelo site www.jdellavia.com

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