Como a filosofia lean pode ajudar na gestão de seu hotel?
Artigo de Renata Vasconcellos*
A filosofia Lean surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a segunda guerra mundial. É um sistema de gestão em todos os níveis e áreas, que busca satisfazer os clientes externos/internos e as pessoas! O lean visa reconhecer a todo instante um desperdício e promover ações para eliminá-los, assim como a melhoria contínua, ou seja, mudar a cultura dos colaboradores para melhorar algo a todo instante. Seus objetivos são:
Satisfação do cliente
- Ajuda a focar no valor ao cliente;
- Aumenta drasticamente a lealdade de clientes satisfeitos.
Valor estratégico
- O desempenho dos processos é melhorado;
- Os serviços são de melhor qualidade e os prazos de entrega são mais curtos;
- Maior envolvimento e motivação dos colaboradores.
Valor financeiro
- Há benefícios financeiros devido redução de desperdícios e da agregação do valor;
- Melhora o fluxo de caixa.
Durante a aplicação do lean, várias ferramentas são aplicadas (+ de 50 ferramentas), em função das necessidades de cada organização.
Ao lado, é apresentado exemplo de aplicação da filosofia em um resort no Japão. Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma visita. Tenho certeza de que seus resultados irão melhorar consideravelmente. Nós garantimos!
Vamos pegar como exemplo o Yukai Resort, na famosa área de primavera quente Gero Onsen do Japão, faz parte de uma tradicional rede de hotéis japoneses que realiza operações de hotéis enxutos, a fim de oferecer grande valor aos seus clientes, reduzir custos e permanecer competitivo na feroz indústria hoteleira.
A taxa padrão de hotel na área de primavera quente gero onsen é de 15.000 ienes ou aproximadamente US $ 180,00 por pessoa / por noite, o que inclui jantar, café da manhã e entrada para a fonte termal. Nesse Resort, o preço da mesma oferta é de 7.500 ienes (US$ 91,00) – todos os dias do ano; independentemente da alta/baixa temporada.
Você pode se surpreender ao saber que o Yukai Resort é de alta qualidade, eles oferecem deliciosas refeições internacionais e japonesas e os arredores são lindos. Qual é o segredo deles? Gestão enxuta, ou seja, aplicando a filosofia lean e o trabalhador multifuncional.
*Renata Vasconcellos é Diretora na empresa Ser Vida Coach & Treinamento – E-mail – renatavasconcellos@servidacoach.com.br