MatériasTradeÚltimas Notícias

CNC reúne Ministro do Turismo e representantes do trade em Brasília

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC – reuniu no último dia 6 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília (DF), o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; a Presidente da Embratur, Teté Bezerra; o Embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis; o Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur, o Deputado Federal Herculano Passos (MDB-SP); o Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite; entre outras autoridades, parlamentares e mais de 20 representantes de entidades do trade turístico nacional. O encontro fez parte da reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade – Cetur – da Confederação.

O Presidente da CNC, José Roberto Tadros, esteve acompanhado do Vice-Presidente Financeiro da entidade, Leandro Domingos Teixeira Pinto, do Vice-Presidente Administrativo da Confederação, Luiz Gastão Bittencourt, além do diretor da Confederação, Alexandre Sampaio.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Na oportunidade, Tadros defendeu a importância e os benefícios do Sesc e do Senac para o desenvolvimento do País. “É importante que todos saibam o que o Sistema S faz, da formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas à oferta de cultura, saúde, lazer e turismo social aos trabalhadores. Tudo isso com uma estrutura altamente fiscalizada, com um Conselho formado por sete membros, quatro dos quais do governo, além de auditorias independentes e ainda a CGU e o TCU”.

O Presidente da CNC destacou ainda que a sociedade está despertando para a importância econômica do setor. “O turismo será o responsável pela recuperação de empregos e por absorver a mão de obra que a tecnologia está tirando de outros setores”, detalhou. “Esse encontro de empresários do turismo é uma das provas do que fazemos. Temos que parar de achar que ter lucro é negativo. A empresa que tem lucro gera empregos, investimentos, e o governo não pode consumir esse lucro com impostos e barreiras”, concluiu.

O Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio – Foto: Paulo Negreiros

Turismo em foco

O Ministro Marcelo Álvaro afirmou que o turismo no governo Bolsonaro estará no centro da economia. “O Presidente está ao nosso lado, fala de turismo em diversas ocasiões, como em Davos, manteve o Ministério e acredita no turismo como motor de desenvolvimento e mudança, como aconteceu em vários países, como Grécia, Espanha e Portugal”, enfatizou. Marcelo Álvaro explicou que sua exoneração ocorreu para que pudesse assumir como Deputado Federal, mas foi renomeado no próprio dia 6 de fevereiro.

Publicidade
Ameris

O Ministro ressaltou que as mudanças necessárias para o desenvolvimento do setor só acontecerão com a parceria do trade. Marcelo Álvaro disse ainda que vai trabalhar de forma transversal, porque muitas questões que emperram o turismo só podem ser solucionadas em parceria, como no caso dos vistos, que envolve o Ministério das Relações Exteriores.

Convidado pelo Presidente da CNC, o Embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis, destacou que o turismo foi responsável por ajudar a Grécia a sair da crise. “Recebemos 36 milhões de turistas em um ano, com uma população de 10 milhões de habitantes. Vocês podem imaginar o que isso significa na geração de trabalho e renda para o país”, disse Ioannis. Ele informou que agora estão trabalhando para vender o destino no inverno e outras estações, pois a grande procura ocorre no verão, e que a embaixada está de portas abertas para fazer o intercâmbio cultural com o Brasil.

Teté Bezerra, Presidente da Embratur, durante sua participação no encontro – Foto: Paulo Negreiros

A Presidente da Embratur, Teté Bezerra, relembrou que “o turismo é construído com base nas parcerias desenvolvidas entre os setores público e privado e, nestas reuniões, encontramos importantes representantes dos dois lados, para unirmos forças e buscarmos os avanços, necessários para um setor mais competitivo no Brasil”.

O Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, defendeu que o turismo é uma atividade que precisa ser conduzida de forma suprapartidária. O Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur, o Deputado Federal Herculano Passos, também esteve presente. A Frentur foi reinstalada na manhã do dia 6 de fevereiro. Herculano, reeleito para conduzir os trabalhos, destacou a atuação da Frente, que conta com mais de 200 parlamentares e tem como principal objetivo levar aos plenários os projetos importantes para o setor. Demais autoridades e parlamentares, além de 22 representantes de entidades do trade turístico nacional, também participaram do evento.

Publicidade
Desbravador
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA