Opinião

Cliente Oculto: Pense com antecedência

Marcos Galvez*

 

Acredito que quase todos conhecem o velho ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Eu, particularmente, procuro utilizar essas palavras no meu trabalho e vida. Claro, que com o passar do tempo fica mais fácil lidar com a ansiedade.

Digo isso porque o ano chega ao fim e esse período acaba sendo um momento onde as pessoas procuram correr atrás do prejuízo ou fazer coisas que não resolveram nos outros 11 meses. Isso serve para tudo, até para os consultórios médicos que ficam abarrotados de clientes fazendo exames para estarem prontos para as férias de verão.

Todo esse raciocínio pode ser levado também para o segmento do turismo. Nesta época são vários os contatos que recebemos na Konduti para realizar os serviços de cliente oculto. Muitos, antes até de saber o preço, o custo do trabalho, já perguntam se é possível que a visita seja feita até “tal” data.

Na minha opinião o serviço de cliente oculto tem que ser pensado e realizado com antecedência. Não por minha causa, mas por quem me contrata. Você consegue resolver um problema pequeno em uma semana, como a pintura de um quarto ou um frigobar que funciona mal, por exemplo. Mas quantos dias você gastaria para resolver problemas na estrutura do restaurante do seu hotel? Será que vai durar quase um mês para poder reformar a área da piscina ou fazer um bom treinamento com o pessoal da recepção?

Quando se contrata um serviço de cliente oculto não dá para saber o que será detectado. Muito menos se a falha será resolvida em um curto prazo. Muitas vezes, depois das medidas tomadas, é necessário um novo teste para saber se o pessoal da recepção agora está atendendo bem, por exemplo.

Imagina quantas foram as situações de “desespero” que presenciei quando os responsáveis pelo hotel percebem a quantidade de problemas que precisariam resolver e com a temporada ali…começando dali a poucos dias. Como encontrar mão de obra? Como fazer tudo rápido sem gastar muito? Enfim, muitos acabam não conseguindo resolver quase nada e, ainda por cima, passam toda alta estação estressados. Sabem que a imagem que os hóspedes estão levando para casa do seu estabelecimento não é nada boa.

Pensar alguns meses à frente pode ser o seu grande diferencial em relação à concorrência. Você pode corrigir o rumo e até mesmo criar novas ideias ou serviços. Vale a pena, pode ter certeza. Já vi inúmeros casos em que os proprietários, diretores ou gerentes agiram assim e tornaram seus empreendimentos os destaques da temporada da cidade.

 

 

*Marcos Galvez é um personagem criado pelos consultores da Konduti, empresa de cliente oculto especializada em hotelaria, gastronomia e turismo. konduti@konduti.com.br

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