Chieko Aoki palestrou na 6ª edição do Top Seller Event
Direto de Florianópolis (SC) – Chieko Aoki, Presidente da Blue Tree Hotels e considerada a Primeira Dama da Hotelaria no Brasil terminou agora a pouco uma palestra na 6ª edição do Top Seller Event que está acontecendo desde ontem no espaço Tuguá, no Costão do Santinho Resort Golf & Spa, em Florianópolis (SC). E ela comentou sua história de empreendedorismo e revelou as 12 lições que aprendeu e inseriu elementos como tomates, baguetes, queijos, entre outros. E iniciando sua palestra ele destacou que: “Nós não desenvolvemos as pessoas, elas se desenvolvem. Só podemos criar um ambiente que as estimulem a florescer assim como uma analogia as plantas. O papel do líder e criar as causas e condições para que as pessoas se desenvolvam”, revelou.
E começou contando o episódio que aconteceu num renomado hotel que ela se hospedou em que foi servido uma bandeja de queijo no apartamento como cortesia. “Como essa bandeja ficou o dia inteiro no apartamento, os queijos estavam muito moles e cheiravam muito forte e então eu pedi para retirar e fica a lição: Para encantar o cliente não é necessário tentar surpreendê-lo de forma grandiosa, o encantamento vem da atenção e dos cuidados”, disse.
Uma lição de um melão que lhe foi servido e que não estava dentro dos padrões de conformidade de um renomado hotel também foi citado por Chieko. Na lição de número seis Chieko mencionou a importância de tratar o cliente com a devida importância que ele exige, de ter compromisso pessoal e fidelizar a entrega do que foi prometido. Manter focado no futuro foi outra lição apresentada pois segundo ela, virar a página do passado que não pode ser mudado deve ser encarada com naturalidade, pois o futuro depende de cada um de nós.
Ser protagonista foi outra lição apresentada, pois em sua visão, é uma mudança de perspectiva, as pessoas devem ter capacidade de mudar as coisas. “Uma das coisas mais importantes na vida é a gente não desperdiçar a vida, viver cada momento como único. Quando nos propomos a ser protagonistas, devemos fazer a diferença. Lembro de uma frase de Nelson Mandela que diz: Eu sou mestre do meu destino e capitão da minha alma”.
A filosofia do Ikigai como um propósito além do indivíduo e como deixar a vida para um mundo melhor foi uma lição que Chieko apresentou e que foi criada por um samurai no Japão feudal.
Fazer o que não gosta, mas com muito boa vontade também foi outra lição que Chieko apresentou, citando o exemplo de uma pessoa sedentária que resolveu ser um ultramaratonista. E para conseguir isso, Chieko disse que é necessário determinação, dedicação e disciplina e isso se constrói somente com hábitos.
Criar laços de amizades com os clientes também foi outro ponto apresentado, pois não fazemos nada sozinhos. Mas como criar laços com as pessoas: Chieko deu uma dica: “O convite para um chá foi utilizado como estratégia no Japão para terminar guerras entre vários clãs. Com isso se cria uma situação que promove conversas de união e paz. Uma porta pequena foi criada no ambiente em que estava sendo servido o chá, o que impedia o general de entrar armado com sua espada. Era necessário abaixar para entrar, isso era sinônimo de humildade”, contou Chieko. Finalizando sua palestra ela ressaltou que renunciar ao próprio ego e abrir o coração para o convidado são as melhores maneiras de se relacionar e citou uma frase de Madre Teresa de Calcutá que norteia os princípios da rede Blue Tree. “Não deixe nunca que alguém que alguém que achegou-se de ti vá embora sem sentir-se melhor ou mais feliz”.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Florianópolis e se hospeda no Costão do Santinho a convite da RCI Brasil para cobrir esse evento.