Chef finaliza ciclo de palestras do 15º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira
Direto de Uberlândia (MG) – Edson Puiati, Chef de cozinha e Coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA foi o último palestrante do dia no 15º Econtro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, que aconteceu hoje no Center Convention em Uberlândia. O profissional ministrou o painel “Gastronomia – Uma receita para o desenvolvimento do turismo regional”.
O chef falou sobre a importância de se valorizar produtores e insumos locais. “É preciso ser criativo. A comida está diretamente ligada a nossa cultura e gera paixão no cliente. Assim, mapeamos o estado de Minas Gerais – que consideramos como o estado da Gastronomia – para explorar as preferências das pessoas e as características por região: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. Atrás do prato tem gente, é construído de alma e história”, afirmou.
Estavam ao seu lado no painel Renato Rezende, Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Uberlândia; Adélio Junior, Presidente da Abrasel do Triângulo Mineiro e Roni Peterson, Chef Executivo do Senac Minas.
”Nossa cozinha por si só é sustentável. Receitas são passadas de geração por geração e trazer isso para o hotel oferecemos uma aproximação, um conceito e experiência. Atualmente se terceirizou muito a parte de alimentação, deixando um pouco de lado as tradições da gastronomia. Façamos uma reflexão sobre os pequenos produtores e o resultado que entregamos”, apontou o Chef.
Chef Executivo no Senac Minas, Roni Peterson afirmou que sente falta do resgate de tradições. “É preciso conhecer o produto, o produtor. Não podemos ser um fazedor de coisas, ou apenas um copiador. Preciso pesquisar para fazer sempre o melhor para surpreender, saber o que estou fazendo e como posso sempre inovar”, disse.
A redação da Revista Hotéis faz a cobertura do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira à convite da FBHA e se hospeda no Gran Executive Hotel.