HOME Matérias Chef do Terras Altas Resort é 3º colocado no Festival Gastronômico de...

Chef do Terras Altas Resort é 3º colocado no Festival Gastronômico de Itapecerica

Hotel foi sede do evento que elegeu o prato mais representativo da cidade no último dia 4 de dezembro  

74
0
SHARE
Chef José Adriano Cordeiro de Araújo, do Terras Altas Resort & Convention Center

O chef José Adriano Cordeiro de Araújo, do Terras Altas Resort & Convention Center, sede do I Festival Gastronomia da Serra, conquistou o terceiro lugar no evento, promovido pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itapecerica da Serra, em parceria com o Senac de Taboão da Serra no dia 4 de dezembro. A exigência do Festival foi a de utilizar pelo menos um ingrediente da Mata Atlântica, no sentido de promover frutos e especiarias do ecossistema local. Adriano preparou um palmito pupunha, folha de taioba refogada, e sorvete de cambuci de sobremesa.

O Festival procurou resgatar os valores culinários, históricos e culturais da região, berço da cultura caipira. O evento elegeu o prato mais representativo da cidade, que será servido nos restaurantes itapecericanos. Levou o primeiro lugar o creme de pupunha com batatas, costelinha suína com geleia de cambuci, acompanhado de farofa com farinha de mandioca, preparado pela chef de cozinha Genilda de Fátima, do Espaço Hikari.

Em segundo lugar ficou o chef Celso Frizon, do Restaurante Dr. Costela, que preparou uma Costela suína assada na brasa, molho agridoce com cambuci, maionese de espaguete de palmito pupunha e pimenta rosa.

A tarefa de julgar os pratos ficou a cargo de uma comissão composta por Álvaro Galvão, enólogo, crítico de gastronomia e membro da Academia Brasileira de Gastronomia; Thalita Paranhos, Leonardo Piazzalunga Berterquini e Marcos Keniti Hama, docentes do SENAC Taboão da Serra. “Foi uma escolha muito difícil, todos os chefs apresentaram pratos que levaram em conta a história gastronômica da cidade, atualizada em releituras e inovações baseadas na harmonização de sabores com ingredientes locais”, comentou a Secretária de Turismo Elaine Silva.

O evento contou, ainda, com aula show ministrada pela docente chef Thalita Paranhos, acompanhada por alunos de gastronomia do SENAC Taboão da Serra e estudantes da Escola Estadual do Jacira e Escola Asa Branca da Serra, ambas do ensino médio da Rede Pública. “É prazeroso para a Administração realizar esta ação que marcará o futuro gastronômico da nossa cidade”, destacou o prefeito Jorge Costa.

“Ficamos felizes por sediar a primeira edição do I Festival Gastronomia da Serra, em parceria com a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Senac. Acredito que é um evento que tem tudo para se consolidar e entrar no calendário regional, fortalecendo o município como destino, por seus atrativos no ecoturismo, na gastronomia e em experiências religiosas”, diz o Sócio-Diretor do Terras Altas Resort & Convention Center, Latif Abrão Jr.