HOME Matérias Aconteceu Cerimônia de abertura do 32º Encatho & Exprotel reuniu muitas autoridades

Cerimônia de abertura do 32º Encatho & Exprotel reuniu muitas autoridades

Esse é o principal encontro de hoteleiros da região Sul do Brasil e acontece até a próxima quinta-feira no centro de eventos CentroSul, em Florianópolis (SC)

216
0
SHARE
O auditório do Centro Sul esteve com capacidade máxima para a abertura do 32º Encatho & Exprotel

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou agora há pouco a abertura do 32º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros & feira Exprotel, evento promovido pela ABIH/SC – Associação da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, tendo a Revista Hotéis como Mídia Oficial. O evento, cujo tema este ano é “Soluções e Inovações na Hotelaria”, tem como objetivo maior apresentar tendências, inovações e perspectivas para a hotelaria e o turismo, sempre com o ser humano como protagonista e principal ferramenta de hospitalidade. Também deve gerar, nos dois dias de programação, oportunidades de negócios, qualificação e exibição de novidades em produtos e serviços, atualização na operação, encontros de networking e divulgação das potencialidades do turismo nacional.

No centro da foto, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e a Vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, alguns dos representantes públicos presentes na abertura desse evento

A abertura aconteceu no auditório do Centro de Eventos CentroSul, na região central de Florianópolis e contou com a presença de importantes nomes das indústrias de hospitalidade e turismo e lideranças locais, como:

Osmar José Vailatti, anfitrião da noite e Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina; Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo, Daniela Reinehr Vice-governadora de Santa Catarina; Gean Loureiro, Prefeito municipal de Florianópolis; Gilson Machado Neto, Presidente da Embratur; Aluizer Malab, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional; Flávia di Domenico, Presidente da Santur; Carlos Henrique Ramos Fonseca, do Sebrae; Bruno Quick, Diretor técnico do Sebrae Santa Catarina; Samuel Rabello Koch, Diretor regional da ABIH-SC; Paulo de Brito Freitas, Presidente da SBTur; Rogério Luiz de Siqueira, CEO da Beto Carrero World; Estanislau Emilio Bresolin, da Bresolin Comercial Hoteleira; o hoteleiro João Eduardo Amaral Moritz; Marcelo Pompeo, Diretor geral da Desbravador; e Bruno Breithaupt, Presidente da Fecomércio.

Diversas autoridades públicas e de entidades estiveram presentes na abertura do 32º Encatho & Exprotel

Deu início aos trabalhos, Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da ABIH-SC, que deu as boas vindas aos participantes. Na sua fala, enalteceu a atuação de Manoel Linhares à frente da ABIH Nacional. “Realizar o Encatho & Exprotel é uma meta ousada, porém necessária para manter esse palco como fortalecedor do seguimento em que atuamos. O tema deste ano alicerça as discussões dessa edição, com 27 importantes painéis, apresentados por conceituados especialistas, além de 21 eventos paralelos”, observou.

Osmar José Vailatti: “Ser hoteleiro é encantar e exercer a arte do bem-receber”

A introdução de Vaillati também serviu para os agradecimentos pontuais aos parceiros do evento. “Agradecemos especialmente as empresas que acreditam no Encatho & Exprotel como vitrine para as suas marcas. Também agradecemos aos meios de comunicação pelo trabalho de divulgação e pelo apoio recebido. Com o tema deste ano, seguiremos em frente, porque mais do que nunca precisamos de inovação para vencer. Também manifesto minha esperança no futuro da hotelaria e no turismo. Ser hoteleiro é colocar a alma e o coração naquilo que se faz, mas também é divulgar as belezas do estado, da cidade e do País. Ser hoteleiro é encantar e exercer a arte do bem-receber. Viva a ABIH e viva Santa Catarina”, exaltou o Diretor.

Bruno Breithaupt: “Livre de vaidades, temos conseguido superar dificuldades e introduzir novos programas”

Bruno Breithaupt, Presidente da Fecomércio tomou a palavra em seguida, ocasião em que manifestou otimismo em relação às reformas operadas pelo Governo Federal e o impacto nos setores de hotelaria e turismo. “Livre de vaidades, temos conseguido superar dificuldades e introduzir novos programas”, afirmou. Breithaupt também destacou que, no primeiro dia de programação do evento, deverão ser disponibilizados dados sobre a influência digital nos meios da hotelaria e do turismo, entre outros tópicos relevantes para a cadeia produtiva dos dois setores.

Manoel Cardoso Linhares: “O turismo tem muito potencial para crescer e transformar o Brasil numa grande potência no setor”

Manoel Linhares, Presidente da ABIH tomou então a palavra na solenidade, quando exaltou a grandeza da Encatho e Exprotel como evento consolidado na região Sul do Brasil. “Em primeiro lugar, gostaria de compartilhar a minha satisfação de estar aqui em meio a transformações dos setores de hotelaria e turismo, ainda avançando com a atualizações que estão colocando o turismo desse País na rota dos principais destinos mundiais”, exclamou.

Linhares também destacou a importância do evento como principal divulgador de novas tecnologias, serviços e atualização de profissionais no setor de hotelaria. “Apenas através da integração do setor em um objetivo em comum é que alcançamos várias vitórias em tão pouco tempo de Governo Bolsonaro. Quero citar a grande atuação do Marcelo Álvaro Antônio, na abertura do capital aéreo, entre outras ações. Com a abertura do capital aéreo, já temos novas quatro companhias chegando. Isso sem falar na abertura do visto para estrangeiros, um grande avanço para o turismo e consequentemente para a hotelaria do País”, opinou.

Aluizer Malab: “Elegemos as primeiras 30 rotas como forma de promover com mais assertividade cada destino”

Aluizer Malab, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, tomou a palavra e falou o programa Investe Turismo. De acordo com Malab, o programa contempla basicamente o território nacional inteiro, com 30 rotas turísticas selecionadas para o começo dos trabalhos. “O fato de querer levar o País inteiro numa promoção única, não faria jus a todos os destinos. Elegemos as primeiras 30 rotas como forma de promover com mais assertividade cada destino, avançando e trazendo o restante a partir daí”, observou. “Trata-se de um programa que veio para ficar. Acreditamos nele como espinha dorsal do novo turismo nacional”, complementou. Para conhecer o programa, sua metodologia e critérios para seleção das rotas, basta acessar o site do MTur.

Gilson Machado Neto: “O Brasil hoje tem um Presidente que se preocupa com o Turismo Nacional”

Governo sensível ao turismo

Gilson Machado Neto, Presidente da Embratur, subiu ao palco e agradeceu os integrantes da mesa de honra, em especial, o Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares. Neto exaltou a atuação de Jair Bolsonaro na Presidência da República. “O Brasil hoje tem um Presidente que se preocupa com o Turismo Nacional. Bolsonaro na última semana, elogiou o trabalho do Ministro Marcelo Álvaro Antônio e eu também sei que estamos alimentando de boas notícias o Governo. Quero compartilhar aqui também, notícias do Ceará. O estado recebeu, de janeiro a maio de 2019, mais de 232 mil turistas estrangeiros e conseguiu diminuir o índice de violência consideravelmente. O efeito moral de um Presidente que dá respaldo à segurança do País já começa a refletir positivamente no exercício do turismo no Brasil”, afirmou o Presidente da Embratur.

No seu discurso, Neto também destacou a necessidade do desenvolvimento do turismo náutico no estado de Santa Catarina. “Santa Catarina é um dos estados onde o turismo é melhor desenvolvido. Não a toa é um dos estados onde existe um dos melhores índices de qualidade de vida. Mas carece de maior atenção ao desenvolvimento do turismo náutico e de outros segmentos, como da pesca da tainha, por exemplo”, declarou. “A fauna viva é o que o turista quer ver e a melhor maneira de mostrar isso é por meio do turismo. Nós não estamos tratando de desmatamento ou práticas que agridam os recursos naturais. Longe disso”, complementou.

Gilson Machado Neto também afirmou acreditar que o Brasil alcance a meta de sete milhões de turistas internacionais até o final de 2019. “Um em cada três turistas internacionais passa por Santa Catarina. Se eu começar a listar nossas atrações, termino essa fala somente amanhã. Temos gargalos que estamos trabalhando para eliminar, inclusive no turismo rodoviário que é um dos focos do estado. Turistas argentinos chegam a passar até oito horas para entrar no País. Temos de resolver isso em conjunto com a Polícia Federal”, pontuou.

Gean Loureiro: “Estamos sediando 60 eventos somente este mês. Nossas ruas estão contagiadas pelas apresentações culturais”

Gean Loureiro, Prefeito municipal de Florianópolis, subiu ao palco e agradeceu a presença dos participantes e dos membros da mesa de honra. “Todo o trade turístico se encontra nesse grande evento, realizado na ilha mais bela do País. Trago as boas vindas a Florianópolis, uma cidade que busca cada vez mais um turismo de qualidade. Florianópolis podia apenas se valorizar pelos prêmios que já recebeu mas sabemos que podemos avançar muito. O mês de agosto, considerado um dos piores para o setor, é um dos melhores para Florianópolis, com a realização do evento Conecta Floripa, um expoente da tecnologia no País. Estamos sediando 60 eventos somente este mês. Nossas ruas estão contagiadas pelas apresentações culturais e o Encatho & Exprotel faz parte desse sucesso”, disse o Prefeito.

Daniela Reinehr: “Voltem sempre, aproveitem a pluralidade do nosso estado e de suas qualidades e belezas”

Daniela Reinehr, Vice-governadora do estado de Santa Catarina também teve a sua vez no palco da abertura do evento, quando saudou os membros da mesa de honra e a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e do Presidente da ABIH, Manoel Linhares. “Quero dizer que a sua participação leva um pouco do nosso estado com vocês. Voltem sempre, aproveitem a pluralidade do nosso estado e de suas qualidades e belezas. Temos a grata e grande missão de desenvolver todas essas atrações”, ressaltou a Vice-governadora.

O Ministério do Turismo promoveu em seguida, o repasse de R$ 15,6 milhões, destinados a aquisição de equipamentos para o Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Fez parte da cerimônia, a entrega pelo Casal Imperial de uma homenagem ao Ministro Marcelo Álvaro Antônio e a Vice-governadora do estado.

O Ministro Marcelo Álvaro Antônio em discurso

O Ministro Marcelo Álvaro Antônio tomou a palavra na abertura do evento e iniciou com cumprimentos a Vice-governadora Daniela Rainer, estendidos ao Governador Carlos Moisés, que não pode comparecer. Álvaro Antônio também homenageou o trabalho de Manoel Linhares à frente da ABIH Nacional. “Manoelzinho com seu jeito dinâmico está promovendo uma revolução dentro do segmento em nível nacional. Parabéns”, elogiou o Ministro.

Marcelo Álvaro Antônio declarou: “Começo exaltando a forma como o Presidente Bolsonaro quebra um modelo de governabilidade, que na verdade era composto pelo toma lá da cá, entregando ministérios a troco de votos e apoios, garantindo assim, aprovações de projetos e MPs. O Presidente quebrou esse ciclo nocivo para o nosso País. Foi a coragem de Bolsonaro que, em apenas sete meses de gestão, transformou o País e criou uma sinergia entre todos os ministros, colocando o Brasil no caminho do desenvolvimento e do crescimento”, observou.

O Ministro citou destinos como o Jalapão, que apesar de ser um ponto de interesse turístico, ainda carece de estrutura para se tornar definitivamente um destino em evidência. “Esse é o momento em que estamos vivendo. A discussão é sobre fomentar a economia e destinar investimentos para destinos como o Jalapão, que consequentemente, vai gerar empregos e aquecer o mercado do turismo no País. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios, fazendo com que investidores internacionais olhem para o Brasil e saibam que se trata de um País que honra seus negócios. O Presidente Bolsonaro foi o único que citou o Turismo por mais de uma vez em sua campanha e dedicou ao setor mais de seis minutos de sua fala no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça”, relembrou o Ministro.

O discurso de Marcelo Álvaro também reiterou as falas de seus antecessores, citou o Investe Turismo como o grande transformador do setor do Turismo e relembrou a entrada das empresas aéreas, que visa, além de promover a competitividade, diminuir o valor dos bilhetes aéreos. Álvaro também citou o impacto causado pela abertura de vistos e finalizou desejando a todos um ótimo e próspero evento.

Descerramento da fita de abertura da feira Exprotel pelas autoridades

A Revista Hotéis é Mídia Oficial desse evento e através da parceria com a ABIH/SC, se hospeda no hotel Faial Prime Suites para realizar a cobertura jornalística.

Confira a seguir alguns momentos desse evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image