Publicidade
Trofeu fornecedor

Cerimônia de abertura da 58ª Equipotel celebrou a retomada do setor

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 6 minutos

A edição 2021 da 58ª Equipotel, maior evento dos setores de hospitalidade e alimentação fora do lar da América Latina, foi aberta com solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 22 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital. O evento, neste ano dividido com o 63º CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, contou com a presença do Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares; o Diretor da Equipotel, Daniel Pereira; o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; o secretário de turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz; o Presidente do FOHB, Orlando de Souza; o Presidente do CONOTEL, Milton Vasconcelos; Soraya Thronicke, senadora da República; Ricardo Roman Júnior, Presidente da ABIH-SP; e Rodrigo Goulart, vereador do Estado de São Paulo.

Publicidade
Altenburg

O Presidente da RX Brasil Claudio de La Nina, foi o primeiro a tomar a palavra na solenidade. Cumprimentou a todas as autoridades presentes e exaltou a realização dos eventos da Reed Exhibitions Alcântara Machado. “Essa é uma demonstração clara do quanto esse setor é importante para a economia e como ele vai ser o grande vetor da retomada. É com muita satisfação que dou as boas vindas a todos na 58ª edição da Equipotel. Acreditamos que o olho no olho e o aperto de mãos é essencial para a realização de negócios e fomento do turismo nesse País”.

Ricardo Roman Jr., Presidente da ABIH-SP e Orlando de Souza, Presidente do FOHB, representaram as entidades na solenidade (Foto: Edgar Oliveira)

Gustavo Binardi, Diretor da Equipotel, tambem exaltou a realização de uma nova edição do evento após o hiato de 2020, motivado pela gravidade da pandemia. “São quase 800 dias após a última edição e estou muito satisfeito em encontrar tantos profissionais que estão engajados em contribuir para a retomada desse mercado, que tanto emprega e dá oportunidades no Brasil. O evento terá 240 horas de conteúdo, debates de negócio, de inovação e de transformação de setores. Esses encontros acontecerão até o último dia, quinta-feira, dia 25. Todos terão a oportunidade de entrar em contato com as mais de 250 marcas que estão expondo novidades que foram represadas nesses meses todos e fechar bons negócios. A cada um de vocês, o nosso muito obrigado, incluindo aqui os nossos colaboradores”.

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

O Presidente do CONOTEL, Milton Vasconcelos (Foto: Hugo Okada)

Milton Vasconcelos, Presidente do CONOTEL, também teceu comentários sobre o Congresso Nacional de Hotéis. O executivo agradeceu as lideranças presentes e deu as boas vindas a todos. “Elaboramos uma programação com assuntos relevantes e assertivos que são direcionados e todos os empreendedores, de todos os perfis. É ciência de todos que estamos saindo de uma cenário volátil, complexo e que de uma hora para outra teve seus negócios estagnados, nos obrigando a mostrar nosso talento como gestores. A hotelaria esteve e está sempre disponível para oferecer tudo que há de melhor em servir e acolher. Queremos impulsionar os debates de como melhorar e aperfeiçoar o nosso setor. Essa edição do CONOTEL não poderia ter melhor sede, por isso queremos ouvir as vivências da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Assim, agradeço a presença do excelentíssimo secretário Vinicius Lummertz”.

Publicidade
Anufood

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

Manoel Linhares e Deputado Bacelar (Foto: Hugo Okada)

Manoel Linhares, Presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis, tomou a palavra e agradeceu a presença das autoridades na solenidade. “Agradeço a parceria com a Equipotel e de toda a equipe, que com profissionalismo, destreza e dedicação, realizará a maior edição da Equipotel de todos os anos. Aos nossos parceiros, CNC, Sescs, SENAC Souza Cruz, CVC Corp, RenTV, Saga Systems, Realgem’s e todos os presidentes de ABIH’s pelo País e aos hoteleiros aqui presentes. Sim, são guerreiros porque sabemos o que enfrentamos nos últimos meses, com a chegada do COVID que foi devastadora para o turismo e para a hotelaria. A cada noite não vendida, contabilizamos prejuízo total. Fomos em inúmeras reuniões, articulações e debates, no primeiro momento em ambiente digital, buscando a nossa plena integração e fomentando base para permanecer junto as reivindicações de pleitos. Sem titubear participamos de todas as decisões do nosso setor”.

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional (Foto: Hugo Okada)

Manoel brincou com a sua altura (e pela qual é conhecido no trade como ‘baixinho’): “Sou conhecido pela estatura acanhada, conhecido como o baixinho do turismo, mas sempre com coragem para defender minha classe, momento em que me torno um gigante, com os hoteleiros como pilares de minha sustentação. Celebramos 85 anos de nosso entidade, no dia do hoteleiro, com uma programação intensa em Brasília com o lançamento do livro da ABIH Nacional e selo de celebração de todos esses anos de luta pelo setor. É isso que fortalece e me dá força para continuar trabalhando”.

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

Manoel Linhares entrega o livro de 85 anos da ABIH para Vinicius Lummertz (Foto: Hugo Okada)

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, saudou os presentes e fez um breve discurso, exaltando as iniciativas da RX Brasil Global e de todas as empresas envolvidas na realização da Equipotel e CONOTEL 2021. “Encontrar os profissionais do turismo em um evento presencial me tranquiliza, estamos observando a retomada em doses homeopáticas. O que será o novo normal ainda não foi definido, mas o importante é que isso está em curso. O momento que estamos vivendo é complexo. Turismo é tudo relacionado a viagens, avião, trem, transporte terrestre e também um evento como esse, quando profissionais se encontram para firmar novos negócios e adquirir conhecimento. Nós do turismo, que percebemos a mudança da desmaterialização da sociedade, com a predileção pelas viagens no lugar de produtos físicos, enxergamos além, com a questão da saúde. Tivemos gripes suínas, a gripe aviária e agora temos que estar conscientes que a questão da saúde não deve mais deixar as pautas”.

Publicidade
Harus 1

Parceria frutífera

Felipe Martinez, Diretor da Associação Brasileira de Motéis, tomou a palavra na solenidade e convidou os presentes a uma reflexão sobre a importância da inovação e dos novos aprendizados. “O conceito de que, quem frequenta motéis são casais em busca de aventuras pré-conjugais é passado, é obsoleto. Pesquisas demonstram que o público dos motéis é formado por casais em relações sólidas e o motel hoje está presente no cotidiano dos brasileiros. Geramos 300 mil empregos diretos e mais 300 indiretos. São 100 milhões de hóspedes por ano. Quando me perguntas se os motéis mudaram, eu com orgulho, respondo que não, quem mudou foi o comportamento dos hóspedes. Por isso, este ano, no espaço da ABMotéis, vamos ter oito palestras onde essa transformação será abordada de diferentes formas. Muito obrigado aos diretores da Equipotel pela parceria que já dura oito anos. Que sejam os primeiros oito de outros oitenta”.

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

Felipe Martinez, Presidente da ABMotéis (Foto: Hugo Okada)

A senadora da República, Soraya Thronicke, agradeceu a presença das lideranças e teceu seus comentários sobre a retomada da Equipotel/CONOTEL 2021 e dos setores do turismo e da hotelaria no País. “A cara do povo é a cara da nova motelaria. Sou da indústria dos motéis com orgulho. Vamos enfrentar agora, discutir dentro do Congresso Nacional, todos os problemas que o setor tem, com os setores adjacentes do turismo, como o de eventos. Precisamos encarar a falta de investimento no turismo. O setor de turismo movimenta a economia de uma forma indireta, e como bem colocou nosso secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, onde tem turismo, não tem desemprego. Precisamos de um reforço nas reivindicações da hotelaria, então contem comigo. Outra questão é investir em segurança pública, pois quando os viajantes se sentem seguros, continuam viajando e fomentando a economia dos destinos”.

Publicidade
Faitec

Cerimônia de abertura da Equipotel celebrou a retomada do setor

Em clima de emoção e otimismo com a retomada, lideranças do turismo e da hotelaria compareceram a solenidade de abertura da Equipotel/CONOTEL 2021 (Foto: Edgar Oliveira)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, encerrou a solenidade de abertura da Equipotel/CONOTEL 2021. Na sua fala, agradeceu especialmente o senhor Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional. “Estou feliz porque quero anunciar que até fevereiro, vamos criar mais 500 mil vagas no turismo nacional. Quero parabenizar os organizadores do CONOTEL e Equipotel e quero dizer que estou ministro do Turismo, mas sou um de nós, sou hoteleiro também e quero que nosso ambiente de negócios se torne cada vez mais amigável e que gere empregos e receitas para os empreendedores. Contem conosco com o que for preciso para a criação de mais empregos para o nosso setor. Saúdo todos os envolvidos nessa feira que mostra a pujança do nosso setor e a força da retomada”, finalizou.

Abertura da Equipotel celebrou retomada do setor

Manoel Linhares homenageia a senadora da República, Soraya Thronicke (Foto: Hugo Okada)

A 58ª edição da Equipotel acontece até a quinta-feira, dia 25, no São Paulo Expo, zona sul da capital, das 13h00 às 20h00.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA