Cases de Olímpia (SP) são debatidos na 7ª edição do ADIT Share
Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Terminou agora a pouco o painel case Olímpia: Lições de um destino turístico impulsionado pela multipropriedade. Esse painel fez parte da grade de programação da 7ª edição do ADIT Share, o maior seminário de Turismo Compartilhado do País, que iniciou hoje de manhã no Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu. O moderador desse painel foi Danilo Samezina Diretor de estratégias e novos negócios da WAM Brasil e contou com a participação de: Rodolfo Rezende, Sócio-diretor do GR Group, Rafael Almeida, CEO do Grupo Natos, Newton Ferrato, Presidente do Grupo Ferrasa e de Fernando Augusto Cunha, Prefeito da cidade de Olímpia (SP).
Ele começou dizendo que a cidade de Olímpia tem um potencial de vendas de 10 milhões s de multipropridade e apenas cerca de 25 mil cotas foram vendidas. E explicou como a cidade cresceu em torno da indústria do turismo. “Tudo começou com a perfuração de um poço de água quente pela Petrobrás que deu origem ao parque Thermas dos Laranjais que hoje é o quarto parque mais visitada no mundo, com 2 milhões de vistas ao ano. Hoje temos também o Hot Beach que já figura entre os 10 maiores parques no mundo em seu segmento. A cidade registrou ano passado 2.650 mil hospedagens, mas 200 mil visitantes não ficaram usaram os parques o que demonstra que os atrativos criados nos hotéis e resorts estão retendo os clientes. Outro dado que também não entra na pesquisa são as 500 casas de aluguel na cidade o que demonstra o quanto temos ainda para crescer”, destacou o Prefeito Cunha.
Segundo ele, Olímpia tem média de 3,5 dias em estadia com a predominância de casal com dois filhos que gastam cerca de R$ 4.500 no período. Com isso geram cerca de R$ 3 bilhões aos cofres do município. E para continuar incentivando a entrada de novos players a esse mercado, ele fez a aprovação da lei municipal da multipropriedade em maio de 2018 que foi regulamentada no final do ano passado na esfera federal.
Atuação dos players
As oportunidades de Olímpia, atuação dos players foram apresentadas e começou por Newton Ferrato. Ele disse que o Grupo que ele comanda iniciou as atividades em Olímpia no ramo imobiliário e com isso foi fácil a migração para o turismo que enxerga boas oportunidades. “Há 20 anos atrás já havia sinais claros do potencial dessa indústria o que nos motivou a perfurar o primeiro poço de água termal fora do Thermas dos Laranjais e criamos uma operadora vendendo o destino Olimpia. A indústria da multipropriedade é uma atividade nova no Brasil, mas que nos causou boas alegrias e estamos investindo bem nesse segmento. Contratamos executivos para cuidar desse assunto e uma consultoria e estamos preparando o lançamento de nosso segundo empreendimento na modalidade multipropriedade que dará um upgrade em nossos produtos”, disse Ferrato.
Já Rafael Almeida lembrou que o Grupo Natos foi o primeiro a lançar um empreendimento na modalidade de multipropriedade na cidade de Olímpia que está entregando o maior complexo do Brasil em seu gênero no próximo ano. “Temos mais um projeto para ser lançado, mas estamos esperando o amadurecimento do destino para evitar super oferta. Já superamos o desafio de ter que implantar um produto novo sem regulamentação jurídica e agora novos horizontes se abrem com a regulamentação. Estamos vendendo um sonho de férias, mas temos de entregar o que foi prometido”, assegurou Almeida.
Rodolfo Rezende lembrou que o GR Group entrou em Olímpia há 10 anos atrás a convite do empresário Benito Benatti que foi quem implantou o Termas dos Laranjais, mas que via carência de hospedagem para receber os turistas. “Com o know how adquirido no mercado goiano, começamos a empreender e em 2014 entregamos as primeiras unidades do complexo Royal Thermas que hoje tem 960 apartamentos, sendo o maior do Brasil em seu gênero. Nesses 10 anos acompanhamos as mudanças que Olímpia viveu e estamos felizes em saber que fizemos e fazemos parte dessa história. O GR Grup tem mais de dois mil colaboradores e grande parte em Olímpia que ajudamos a desenvolver. Trouxemos a Wyndham, a primeira bandeira internacional a cidade que se consolida ainda mais”, mencionou Rezende.
Para ele entender do negócio foi o maior desafio e disse: “Compreendendo todas as fases do negócio, temos que entregar para o cliente o que foi prometido nas salas de vendas e algumas empresas não estão com essa ética, por isso todo cuidado é pouco. Temos que vender férias sem falsas promessas. Eu sou cliente do timeshare antes de entrar nesse negócio que é o sonho de férias das famílias. Estamos com um projeto pré-aprovado de um outro empreendimento em Olímpia, mas estamos aguardando o melhor momento para lançar”, revelou Rezende.
Esforços conjuntos
Ajudar a desenvolver outras atividades para criar condições para melhorar a infraestrutura de Olímpia foi mencionada por eles, como: a entrada de cadeias de fast food como o Subway e o Burguer King.
Unir esforços para fortalecer o destino de Olímpia, inclusive na publicidade, também foram apontados nesse painel, assim como levar mais atrativos para fomentar o turismo e para que Olímpia não viva somente da água quente. Segundo o prefeito Cunha, cerca de R$ 40 milhões são investidos anualmente pelo parque Thermas dos Laranjais em busca de renovação e novidades. “Estamos trabalhando para aprovação de um novo parque seco em frente ao Thermas dos Laranjais, assim como buscando empreendedores para Olímpia e a qualificação da mão de obra. O turismo traz riqueza e alegria a todos”, conclui o painel o Prefeito Cunha.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Foz do Iguaçu para cobrir esse evento em razão da parceria com a ADIT Brasil e se hospeda no hotel Nacional Inn.