Publicidade
Unilever

Carmo do Rio Claro, a cidade coração do Mar de Minas

A cidade de 25 mil habitantes possui a maior área alagada pelo lago de Furnas, muita beleza natural, rica tradição cultural e gastronomia a ser descoberta

Banhada pelo Mar de Minas, como é conhecido o grande lago que forma a represa da usina hidrelétrica de Furnas, Carmo do Rio Claro tem 212 mil m2 de área alagada, a maior entre os 34 municípios mineiros banhados pelo lago de Furnas. A cidade está localizada na região sudoeste do estado, distante 395 km da capital paulista (pela BR 381) e 360 km da capital mineira. Em termos de extensão territorial, é um dos maiores municípios de Minas Gerais, com 1.064,790 km², limitando-se com Alfenas, Alterosa, Alpinópolis, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Guapé, Ilicínea, Nova Resende e São José da Barra. O nome da cidade fundada em 1877, é uma homenagem à Padroeira Nossa Senhora do Carmo e ao rio Sapucaí de águas cristalinas que banhava o arraial.

Publicidade
Harus

Potencial variado

O agronegócio, principalmente a cafeicultura e a pecuária, são os destaques da atividade econômica do município que ainda possui o artesanato, produção de doces caseiros, cachaça e queijos como fontes econômicas. Além disso, conta com uma região montanhosa que propicia cenários perfeitos para a prática de voo livre, trekking, mountain bike, motocross e trilhas. A balsa do Itapixé é uma das melhores opções para conhecer o lago de Furnas que guarda muitas belezas como cânions e cachoeiras como do Matheus, Água Limpa, Santa Quitéria, Alegria, e Pedra Molhada, que proporcionam momentos de relaxamento e prazer. Além de ser uma ótima opção para pesca, o lago é um espaço para prática de esportes náuticos. Fazem parte dos atrativos culturais, a Folia dos Reis, Cia do Menino Jesus, tapetes de Corpus Christi, feira de artesanato, cavalgadas, queima do alho e festa do peão.

Publicidade
RAP Engenharia

E para fomentar o turismo na cidade e mostrar o potencial, surgiu recentemente a ASCETURIS – Associação Carmelitana de Eventos e Turismo. Essa é uma ação de empresários que conta com apoio dos órgãos públicos para despertar a vocação do turismo, assim como já conseguiu a cidade vizinha de Capitólio.

A Serra da Tormenta é uma das serras que circundam Carmo do Rio Claro – Crédito da foto para Joaquim Avelar

Atrativos da cidade

Na Serra da Tormenta a 1.287 m de altitude, encontra-se a igrejinha de Nossa Senhora da Aparecida. Do local se tem uma visão de 360º da cidade e o local é utilizado para prática de voo livre e outros esportes radicais. O Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite retrata a história dos povos indígenas e fica ao lado da Igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo. No museu existe uma grande coleção, de mais de dois mil anos, de vários itens como pedras de afiar, pontas de lanças e flechas, machados, urnas funerárias e partes de esqueletos. Na sala de exposição dos objetos também há uma coleção fotos de indígenas modernos, assim como retrata a evolução cultural dos índios até a chegada dos portugueses. Uma rampa está sendo construída para melhorar o acesso ao Museu.

Publicidade
Retomada do turismo

Gastronomia diversificada

A gastronomia da cidade também é um dos diferenciais, pois a culinária mineira está presente em vários restaurantes como o Brasão Mineiro. Em razão do lago que propicia a farta pesca da tilápia, o peixe ganha pratos como a parmegiana. Já no restaurante Sabor do Pontal, a tilápia se mistura a pratos típicos e pode ser encontrada em iscas fritas e recheada com queijo provolone.

Outra atração que vale a pena conhecer é a fazenda onde se produz a Cachaça Coração de Minas que tem muitas premiações, inclusive internacional. Existe uma preocupação grande com a sustentabilidade, pois não se utiliza agrotóxico na lavoura, o bagaço da cana é usado para aquecer as caldeiras e placas de painéis solares garante o abastecimento do local. A preocupação com a qualidade dos produtos é grande, tendo em vista que no local é produzido a cachaça Sagatiba envelhecida por no mínimo dois anos em tonéis de carvalho e de jequitibá, sob supervisão rigorosa do Grupo Campari. 

Onde hospedar

Com o crescimento do turismo, Carmo do Rio Claro passou a ter uma hotelaria moderna preocupada com o conforto e bem estar dos hóspedes que em grande parte são do estado de São Paulo. A Pousada Jatobá que fica a 35 do centro de Carmo de Rio Claro é um espaço pet friendly e que conta com 12 apartamentos bem confortáveis e isso inclui: boa cama e chuveiro, ar condicionado, ventilador de teto, wi-fi, frigobar e TV com variada opção de canais a cabo. Como fica as margens da represa de Furnas, a pousada possui piers, e inclusive com iluminação e apoio, que facilita a pescaria de: tucunarés, tilápias, mandis, traíras e outros peixes. A gastronomia também é outro grande diferencial, pois a comida é típica mineira e feita no fogão a lenha e os doces caseiros são irresistíveis.

Já o Hotel Fazenda Tormenta, que fica aos pés da Serra da Tormenta, ocupa um casarão do século XIX que foi totalmente reformado em 2000 pelo casal Raquel e Marcelo para ser a sede. Oferece uma boa infraestrutura, gastronomia, contato direto com a natureza e várias opções de lazer. Já a Pousada Paraíso do Carmo é muito procurada pelos amantes da pesca e conta com vários chalés bem equipados e a culinária mineira é destaque no cardápio.

Os alimentos servidos no hotel Fazenda Tormenta são preparados em fogão a lenha

Referência de hospedagem

E para quem não abre mão de conforto e tranquilidade, o Hotel Varandas da Montanha é uma das melhores opções de hospedagem da cidade. Ela fica numa colina com vista privilegiada de Carmo do Rio Claro, assim como as serras que circundam a cidade como a da Tormenta. Os quartos são bem amplos e possuem uma boa infraestrutura para maximizar o conforto e isso inclui. boa cama com enxoval de primeira linha, assim como os amenities, ar condicionado, internet wi-fi free, frigobar e uma variada opção de canais a cabo. Existe uma banheira de hidromassagem em que os hóspedes podem relaxar tendo uma boa vista da cidade, assim como da piscina.

Quem visita Carmo do Rio Claro vai descobrir uma cidade rica em sua história e de muitas belezas naturais. Vai conviver com a tranquilidade da cidade de cerca de 25 mil habitantes com uma população alegre, afetividade e a cordialidade do povo carmelitano.

Grupo de jornalistas transportados pela CS Global de São Paulo até Carmo do Rio Claro – Foto – Divulgação

Apoio fundamental

A reportagem da Revista Hotéis esteve com um grupo de jornalistas especializados no turismo numa press trip em Carmo do Rio Claro de 16 a 18 de outubro a convite da ASCESTURIS para conhecer o local. Essa visita foi realizada pela Sara Souza Consultoria de Turismo e Hotelaria e só foi possível graças ao apoio das seguintes empresas e entidades: CS Chauffeus Services Global que fez o traslado, R1 Soluções em Audiovisual que forneceu o lanchinho para ser degustado na viagem e ao Hotel Matsubara São Paulo que forneceu o café da manhã na saída dos jornalista rumo a Carmo do Rio Claro.

Confira a seguir um vídeo mostrando um pouco das belezas e encantos de Carmo do Rio Claro

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Comments

CARMO DO RIO CLARO, A CIDADE CORAÇÃO DO MAR DE MINAS – Turismo em Pauta

[…] Published on 2020-10-202020-10-20 by Turismo em Pauta – Assessoria e Jornalismo Carmo do Rio Claro, a cidade coração do Mar de Minas […]

CARMO DO RIO CLARO – A CIDADE CORAÇÃO DO MAR DE MINAS – Turismo em Pauta

[…] Carmo do Rio Claro, a cidade coração do Mar de Minas Published in Matérias […]

Avatar
Izidro de siqueira

Estive várias vezes e a cidade é fantástica, belezas naturais, aconchegante e povo auto astral.
Vou sempre que posso usufruir deste pedaço de paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA