Publicidade
Equipotel

Campanha incentiva as pessoas a não jogarem bituca de cigarro na areia

A Pousada Estrela D’Água retoma uma campanha que tem por objetivo conscientizar as pessoas a não poluírem esse o distrito da Costa do Descobrimento. Trata-se da ação ‘Preserva Trancoso’, que já está em sua terceira edição e incentiva o público a não jogar pontas de cigarro na areia. Sob o mote “Troque um copo de bitucas por um copo de cerveja”, quem estiver no bar da pousada ganha um copo para depositar as bitucas até ficar cheio, o qual é trocado depois por um de cerveja. Além dessa troca, o hotel também dará cinzeiros portáteis de fibra de coco aos fumantes para que eles não joguem cinzas nem bitucas no chão.

Publicidade
RAP Engenharia

De acordo com a Sócia-proprietária do hotel, Evelyn Gaviolli, esta ação estimula a preservação de um dos maiores atrativos de Trancoso, que são as praias. Ela lembra que ao fazer a coleta, esse gesto, aparentemente simples, impacta diretamente no meio ambiente. Dados da instituição Ocean Conservancy, que patrocina limpeza de praias mundo afora, indicam que as bitucas representam um terço de tudo que é retirado dos mares.

Recentemente, reportagem da NBC aponta que as bitucas são a maior fonte de poluição dos oceanos. A maior parte dos cigarros produzidos no mundo tem filtro feito de acetato de celulose, que é um material plástico que pode levar uma década para se decompor. Nesse período de decomposição as bitucas pontas afetam a vida marinha, havendo indícios de que resíduos de cigarro foram detectados em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas.

Publicidade
FBHI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA