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Camilo D´ornellas ensinou práticas em segurança hoteleira no 61º Conotel

Direto de Goiânia (GO) – Master em segurança e defesa, Camilo D´ornellas subiu ao palco do 61º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, no Centro de Convenções de Goiânia para a apresentação da palestra “Segurança Hoteleira em tempos de transformação digital: Novidades da tecnologia em sinergia com o humano”.

O especialista começou a sua apresentação questionando: “Por que em todos os hotéis que entro, os seguranças estão sempre de ‘cara amarrada’? Será para incutir medo nos potenciais agressores ou pessoas mal intencionadas?”.

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De acordo com D´ornellas, a palavra mais em voga atualmente é disrupção: “Tudo muda, tudo entra em disrupção em questão de segundos. Alguns eventos como o 11 de setembro, mudaram o modo como enxergamos a segurança atualmente. Também o crash da Bolsa de Valores nos anos 1930 e o furacão Katrina, apesar de serem eventos que não possuem relação nenhuma, têm em comum o fato de que causaram disrupção no mundo, transformando a segurança”, explicou.

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Para o especialista, a segurança é o primeiro tema de discussão em um cenário que ofereça algum perigo. “Como um sujeito entra em um hotel de Las Vegas, a maior cidade turística do mundo, com duas sacolas de armamentos e promove uma matança? Isso acontece e causa mais uma disrupção, afinal Las Vegas é modelo de segurança com hotéis segurados pelo próprio FBI”, observou.

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O evento em Las Vegas, segundo D´ornellas, é exemplo para o fato de que nenhum hotel no mundo é 100% seguro. A seguir citou o Hilton Miraflores, no Peru, onde, ao se hospedar certa vez, presenciou o chefe da segurança colocar-se a disposição dos hóspedes, disponibilizando inclusive seu telefone para a comunicação de ocorrências. “Quantos de vocês já estiveram em um hotel onde o chefe de segurança se coloca dessa forma? Nós estamos saindo de uma era onde o tema segurança era tabu, você não podia falar sobre isso para não causar medo ou desconfiança nos hóspedes. Mas a disrupção também alcançou essa forma de pensamento e hoje falar a verdade é a palavra de ordem”, ressaltou. “Diga a verdade sempre, não minta para seus hóspedes”, complementou.

Outro mito desfeito pelo especialista durante a apresentação foi o da necessidade de uma equipe numerosa. “A segurança hoje em dia baseia-se mais na inteligência. Que turista anda em uma orla com homens armados e mal-encarados? Segurança não é o que vemos e sim o que não vemos. Cognição, estratégia e planejamento são as chaves para um bom serviço dentro deste setor”, aconselhou.

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Para D´ornellas, o treinamento dos funcionários em segurança e proteção dentro dos hotéis é essencial para o exercício da hospitalidade. Também foram dadas dicas como: ao efetuar o check-in, manter a voz baixa de forma que a comunicação fique somente entre o hóspede e a recepção; e não subestimar a suposta tranquilidade dos destinos – todos os lugares do mundo têm índices de criminalidade.

O palestrante finalizou a palestra com uma série de cases vivenciados por ele durante sua trajetória na segurança de hotéis.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a Goiânia a convite da ABIH Nacional e Equipotel para a cobertura dos dois eventos.

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