Cachaça terá espaço especial na Anuga Select Brazil 2025
Pavilhão IBRAC vai proporcionar ao visitante a experiência de conhecer melhor a cachaça em toda sua diversidade, sabores e aromas

A bebida genuinamente brasileira e internacionalmente conhecida vai ter um espaço especial na 6ª edição da Anuga Select Brazil, uma das principais feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina. O IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, preparou um pavilhão 100% dedicado à bebida, no qual o público poderá degustá-la, de forma moderada e responsável, conhecendo melhor os aromas, a diversidade e os sabores da bebida.
O pavilhão conversa com um setor que gera 600 mil empregos diretos e indiretos e que é símbolo nacional, haja vista ser a cachaça a primeira Indicação Geográfica do País, sendo protegida em quatro mercados: Chile, México, Estados Unidos e Colômbia. Ele tem a chancela do IBRAC, entidade representativa do setor e que representa mais de 80% do volume comercializado no Brasil, entre pequenas, médias e grandes empresas. Organizada pela Koelnmesse Brasil, a Anuga acontece entre os dias 8 e 10 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Na avaliação de Polliana Claudino, Gerente de projetos da Anuga, a parceria inédita entre o IBRAC e a Feira representa um marco significativo para o setor, que tem demonstrado um crescimento importante. “Será um ponto de conexão entre a cadeia de alimentação fora do lar e diversas marcas de Cachaça. O Pavilhão IBRAC reunirá opções para todos os perfis de negócios, oferecendo aos profissionais do setor a chance de explorar novos produtos, estabelecer parcerias e expandir o consumo da Cachaça no contexto gastronômico e de bebidas”, afirmou.
Andressa Beig Jordão, Diretora-executiva do IBRAC, considera que o evento é um espaço estratégico para reforçar a relevância da Cachaça no mercado nacional, bem como expandir sua presença no mercado externo. “A Feira permitirá aos nossos associados fortalecer o networking com distribuidores, importadores e outros profissionais do setor, além de identificar novas oportunidades de negócios e parcerias comerciais”.

A proposta do pavilhão, de acordo com Andressa, é proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes, apresentando novos rótulos, tendências e fazendo-os compreender a herança significativa da cachaça na cultura brasileira. Na oportunidade, estarão presentes cachaças de cinco estados brasileiros:
- Famigerada, da Serra Geral do Mato Verde (MG)
- Gogó da Ema, de São Sebastião (AL)
- Pitú, de Vitória de Santo Antão (PE)
- Weber Haus, de Ivoti (RS)
- Ypióca, de Fortaleza (CE)
De acordo com Andressa, o principal objetivo do IBRAC é promover e valorizar a cachaça, sempre por meio do consumo moderado e responsável da bebida. “Os produtores participantes terão a oportunidade de mostrar a riqueza da nossa bebida, suas variedades e versatilidade, ampliando oportunidades de exportação e fortalecendo a presença da Cachaça em mercados estratégicos”, completa. Polliana Claudino reforça a afirmação da Diretora-executiva do IBRAC. “A parceria também permitirá que os produtores de Cachaça apresentem suas inovações e produtos de alta qualidade, ampliando a visibilidade da bebida como um produto premium.