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Bruno Guimarães, da VisitNow, falou sobre desafios da distribuição na 2ª HFN

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Bruno Guimarães (Foto: Hugo Okada)

Direto de Olinda (PE) – Dando prosseguimento ao 2º Fórum de Hospedagem e Alimentação, evento que acontece dentro da programação da Hotel & Food Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, Bruno Guimarães, da VisitNow, apresentou a palestra “Os Desafios da Distribuição”.

Com mais de 18 anos de experiência na indústria hoteleira, Guimarães começou a sua apresentação dando um resumo breve de sua trajetória, iniciada na Accor como mensageiro. “Recebi um convite e fui feliz da vida trabalhar como mensageiro em hotel. Depois tive a oportunidade de ingressar na Promenade e em seguida, Vert Hotéis, que está completando dez anos e administra todos os hotéis da marca Ramada do Brasil. Recentemente a Vert se uniu à Atlantica Hotels em uma parceria bem sucedida”, explicou.

O gestor falou sobre as diferenças da atuação na hotelaria e as mudanças ocorridas com a evolução de processos e reservas. “Há vinte anos atrás eu chegava para trabalhar e já tinha ali na minha mesa uma montanha de faxes. Comecei a entender as reservas desde as internacionais até as regionais, observando todas as suas características. Antes tínhamos de sair de casa e deixar o computador em casa. Nossa atividade é 24/7 e isso implica a necessidade da tecnologia como aliada. Hoje, olhando para a minha equipe de MKT e distribuição, o desafio é gerenciar mais de cem pessoas e isso só pode ser feito com assertividade com o apoio da tecnologia. Basta sabermos usá-la”, observou.

Café e channel manager

Guimarães fez uma analogia em cima da transformação do cafézinho como o conhecíamos: coado ou servido no copo americano. “Se até o cafézinho mudou, eu vou ficar parado, reclamando de OTAs e outras tecnologias? A resposta é não”, afirmou.

O gestor mostrou diferentes canais de distribuição que hoje servem a hospitalidade. “O channel manager está em um caminho complicado. Já tem PMS com conexão direta com os channel managers. Vamos parar de olhar o nosso negócio com a mentalidade de vinte anos atrás. Primeira dica: procure o melhor PMS, o melhor channel e conecte o cliente da melhor forma possível. O produto tem de estar conectado com todos os clientes. O que deve ser levado em consideração é: estou em um bom dia para atender determinado cliente?”, provocou Guimarães.

Outras dicas

Em seguida, Guimarães deu uma série de dicas para o público presente (profissionais da hotelaria, na sua maioria) e as comentou uma a uma.

– Definir o perfil do hotel e o perfil do seu cliente: “Não existe receita de bolo. O que funciona para a Accor não funciona para todos os hotéis”, ressaltou Guimarães.

– Crie uma estrutura operacional e rotinas. “Contrate a melhor equipe, mas atue ao lado deles. O líder deve estar junto na implantação para saber cobrar a sua equipe”, afirmou o gestor.

– Definir ferramentas, indicadores e metas. “O gestor tem de acompanhar as reservas. Se não, pode não se adaptar ao cenário atual. Não adianta ir uma vez por dia verificar as vendas”, advertiu.

– Dedique ao marketing: offline, online, promoções e campanhas. “O mundo todo hoje é mobile, mais de 50% das reservas estão vindo de dispositivos móveis. Por isso, para o bom desempenho, é preciso uma pessoa que entenda de marketing digital. O cliente atualmente é 70% digital”, constatou Guimarães.

Ainda como parte das dicas, baseadas no conhecimento acumulados em quase duas décadas de carreira, Guimarães declarou: “É preciso que o gestor acompanhe 100% das receitas do seu hotel. Gerenciar 100% dos leads, RFPs e eventos. Faça o RM de tudo. Quem está na hotelaria só para vender quarto, não vai permanecer. É preciso gerenciar tudo, desde a quantidade de batatinhas fritas até a receita de cada sala de evento. Outro ponto é o de que estamos no Brasil: acredite em parcerias e relacionamento”.

A 2ª edição do Fórum de Hospedagem e Alimentação tem curadoria do site Hôtelier News, uma das empresas parceiras da Hotel & Food Nordeste.

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