Publicidade
LG Eletronics

Bruno Guimarães, da VisitNow, falou sobre desafios da distribuição na 2ª HFN

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Direto de Olinda (PE) – Dando prosseguimento ao 2º Fórum de Hospedagem e Alimentação, evento que acontece dentro da programação da Hotel & Food Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, Bruno Guimarães, da VisitNow, apresentou a palestra “Os Desafios da Distribuição”.

Com mais de 18 anos de experiência na indústria hoteleira, Guimarães começou a sua apresentação dando um resumo breve de sua trajetória, iniciada na Accor como mensageiro. “Recebi um convite e fui feliz da vida trabalhar como mensageiro em hotel. Depois tive a oportunidade de ingressar na Promenade e em seguida, Vert Hotéis, que está completando dez anos e administra todos os hotéis da marca Ramada do Brasil. Recentemente a Vert se uniu à Atlantica Hotels em uma parceria bem sucedida”, explicou.

Publicidade
LG Eletronics – Meio

O gestor falou sobre as diferenças da atuação na hotelaria e as mudanças ocorridas com a evolução de processos e reservas. “Há vinte anos atrás eu chegava para trabalhar e já tinha ali na minha mesa uma montanha de faxes. Comecei a entender as reservas desde as internacionais até as regionais, observando todas as suas características. Antes tínhamos de sair de casa e deixar o computador em casa. Nossa atividade é 24/7 e isso implica a necessidade da tecnologia como aliada. Hoje, olhando para a minha equipe de MKT e distribuição, o desafio é gerenciar mais de cem pessoas e isso só pode ser feito com assertividade com o apoio da tecnologia. Basta sabermos usá-la”, observou.

Café e channel manager

Guimarães fez uma analogia em cima da transformação do cafézinho como o conhecíamos: coado ou servido no copo americano. “Se até o cafézinho mudou, eu vou ficar parado, reclamando de OTAs e outras tecnologias? A resposta é não”, afirmou.

Publicidade
Harus

O gestor mostrou diferentes canais de distribuição que hoje servem a hospitalidade. “O channel manager está em um caminho complicado. Já tem PMS com conexão direta com os channel managers. Vamos parar de olhar o nosso negócio com a mentalidade de vinte anos atrás. Primeira dica: procure o melhor PMS, o melhor channel e conecte o cliente da melhor forma possível. O produto tem de estar conectado com todos os clientes. O que deve ser levado em consideração é: estou em um bom dia para atender determinado cliente?”, provocou Guimarães.

Outras dicas

Em seguida, Guimarães deu uma série de dicas para o público presente (profissionais da hotelaria, na sua maioria) e as comentou uma a uma.

– Definir o perfil do hotel e o perfil do seu cliente: “Não existe receita de bolo. O que funciona para a Accor não funciona para todos os hotéis”, ressaltou Guimarães.

– Crie uma estrutura operacional e rotinas. “Contrate a melhor equipe, mas atue ao lado deles. O líder deve estar junto na implantação para saber cobrar a sua equipe”, afirmou o gestor.

– Definir ferramentas, indicadores e metas. “O gestor tem de acompanhar as reservas. Se não, pode não se adaptar ao cenário atual. Não adianta ir uma vez por dia verificar as vendas”, advertiu.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

– Dedique ao marketing: offline, online, promoções e campanhas. “O mundo todo hoje é mobile, mais de 50% das reservas estão vindo de dispositivos móveis. Por isso, para o bom desempenho, é preciso uma pessoa que entenda de marketing digital. O cliente atualmente é 70% digital”, constatou Guimarães.

Ainda como parte das dicas, baseadas no conhecimento acumulados em quase duas décadas de carreira, Guimarães declarou: “É preciso que o gestor acompanhe 100% das receitas do seu hotel. Gerenciar 100% dos leads, RFPs e eventos. Faça o RM de tudo. Quem está na hotelaria só para vender quarto, não vai permanecer. É preciso gerenciar tudo, desde a quantidade de batatinhas fritas até a receita de cada sala de evento. Outro ponto é o de que estamos no Brasil: acredite em parcerias e relacionamento”.

Publicidade
Dam Roupas

A 2ª edição do Fórum de Hospedagem e Alimentação tem curadoria do site Hôtelier News, uma das empresas parceiras da Hotel & Food Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA