Entrevista

Bristol Hotels, hotelaria de resultados

A Bristol Hotels nasceu em 1987 como uma administradora hoteleira para cuidar e buscar atender as expectativas de resultados dos investidores neste segmento. A rede cresceu e se expandiu por estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás e através de uma oportunidade mercadológica, resolveu fazer uma aliança estratégica, há três anos atrás com a Plaza Inn e a Solare, criando a Allia Hotels. Com a saída da Solare, a Bristol e a Plaza Inn intensificaram a aliança e nos próximos anos deverá contar com mais 59 novos hotéis compreendidos entre:  construções em andamento e projetos futuros, mesclados entre as bandeiras Bristol, Plaza Inn, All Inn e Gran Allia.

Para os novos hotéis com a bandeira Bristol estão previstos investimentos na ordem de R$ 1,1 bilhão, captados no mercado de investidores,  e mais R$ 131 milhões em seis hotéis com a bandeira All Inn e Plaza Inn nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira o posicionamento de mercado da Bristol Hotels e as expectativas nos próximos anos, através desta entrevista exclusiva com José Adalto Silva, Presidente da Bristol Hotels e do Conselho da Allia, que como bom mineiro trabalha de forma bem discreta.

Revista Hotéis – Já se passou algum tempo desde o início da parceria com a Plaza Inn, formando a Allia Hotels. Quais foram os resultados de crescimento obtidos?

José Adalto Silva  – Estamos atingindo com sucesso os propósitos iniciais que calçaram nossa decisão. Nossa área Comercial, Marketing, Reservas e TI estão muito bem integradas e produzindo os ganhos de escala pretendidos. Nossa área de desenvolvimento, já contando com vários empreendimentos prospectados que estavam no portfólio das operadoras quando se uniram para formar a Allia, avançou de forma brilhante. Atingimos 59 novos hotéis, compreendidos entre construções em andamento e projetos com contratos assinados, mesclados entre as bandeiras Bristol, Plaza Inn, All Inn e Gran Allia.

Revista Hotéis  – E a bandeira Bristol, quanto cresceu até o momento em quantidade de hotéis e UH’s – Unidades habitacionais?

José Adalto Silva  – Operamos atualmente 18 hotéis, em seis destinos, ofertando ao mercado 1.924 UH’s. No âmbito Allia são 3.015 UH’s. No decorrer do próximo ano abriremos mais 10 hotéis, acrescentando mais seis destinos e 1.342 novas UH’s, dos segmentos supereconômico, econômico e midscale.

Revista Hotéis  – Várias pesquisas de mercado apontam preocupação com a super oferta de novos hotéis em Belo Horizonte, onde a Bristol tem várias unidades em operação e em construção. Como você enxerga essa situação?

José Adalto Silva  – É claro que à primeira vista preocupa, como também preocupa os investidores de outras grandes cidades-sede da Copa pelo Brasil afora. Mas em uma análise mais acurada, vários outros aspectos devem ser considerados. Primeiramente teremos novos e modernos equipamentos hoteleiros em novos locais, que naturalmente vão estar na preferência do consumidor exigente. Teremos ampliada a oferta de hotéis na categoria supereconômica e econômica, tendência que se consolida no Brasil e que traz para dentro desses hotéis hóspedes que antes não frequentavam hotéis. Vários empreendimentos listados nessas pesquisas como projetos não irão avante por diversas razões. E, por fim, acreditamos no crescimento da demanda, impulsionada pelo crescimento econômico e pela realização de mais eventos na capital mineira. O projeto de construção de novo centro de convenções e a  ampliação dos espaços do Minas Centro e Expominas previstas para até 2015, além da  ampliação do aeroporto de Confins também são animadoras perspectivas para o crescimento da demanda. Podemos enfrentar algum momento de ocupação mais fraca, normalíssimo no negócio, mas teremos um parque hoteleiro ampliado e moderno. Isto permitirá a Belo Horizonte situar-se entre as melhores opções para hospedagem e eventos da região Sudeste do País.

Revista Hotéis  – Há aporte de recursos próprios por parte da Bristol em seus hotéis em operação e/ou nos projetos futuros? Poderia informar qual o total de investimento previsto com a construção e implantação dos novos hotéis?

José Adalto Silva  – Nascemos em 1987 como uma administradora hoteleira, cuidando com toda a lisura e dedicação do capital de terceiros e buscando atender suas expectativas de resultados. E por muitos anos tem sido essa nossa decisão estratégica de negócio. É fato também que a Bristol, pontuadamente, investe ficando como proprietária de algumas unidades hoteleiras (apartamentos) em alguns hotéis que administra. E nossa rede tem trabalhado no sentido de incentivar os investidores de hotelaria de que esta é uma atividade econômica rentável.

Para os novos hotéis com a bandeira Bristol estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão e mais R$ 131 milhões em seis hotéis com a bandeira All Inn  e Plaza Inn nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Revista Hotéis  – Algumas redes adotaram o sistema de franquia para crescer nos próximos anos. Como a Allia avalia esse modelo de negócio? Vocês pretendem adotá-lo também?

José Adalto Silva  – Estamos atentos a todas as modalidades que geram negócios e a franquia é uma delas, pois está em franca expansão. Embora ainda não tenhamos nenhuma operação nesta modalidade, estamos preparados, dispondo de contrato e procedimentos, prontos para serem aplicados no negócio. Ou seja, a qualquer momento podemos entrar, pois estamos com algumas negociações em andamento.

Revista Hotéis  – Para quantos empreendimentos a bandeira Bristol já tem contratos assinados para construção nos próximos anos?

José Adalto Silva  – A fim de facilitar a compreensão apresento o quadro abaixo que demonstra por estado onde estaremos até 2017, número de hotéis, uh’s e previsão de investimento.

Revista Hotéis  – O que diferencia a Bristol das demais administradoras que atuam no mercado?

José Adalto Silva  – Cada rede hoteleira tem suas características próprias, de história, dedicação e metodologia de trabalho, que as diferencia umas das outras. Para nós o mais importante diferencial é quando o nosso hóspede nos distingue com elogios, quando nos dá feedback  de que gostou de sua estada conosco e nos diz que não só voltaria como nos indicaria a outros hóspedes. 97% dos que respondem à pesquisa de satisfação nos hotéis da Bristol afirmam que retornariam. Esse é o nosso diferencial, com certeza também presente em outras grandes redes hoteleiras que se preocupam em prestar serviços de qualidade, oferecer acomodações confortáveis, em hotéis bem localizados, a preços justos. Também contamos com a ISO 9001/2008 implantada em todos os hotéis e na Central Administrativa, tendo como missão: Prazer em servir com qualidade e credibilidade.

Revista Hotéis  – O que a Bristol leva em consideração na hora de analisar a administração de um empreendimento?

José Adalto Silva  – Muitos fatores determinantes são levados em consideração durante a análise para implantação de um novo hotel, já que se trata de uma decisão que é definitiva, que compromete investidores e operadores. Localização e mercado são os principais. Vizinhança, segmento do hotel, parceiro, formato do contrato, quantidade de UH’s também são outros fatores importantes. Com a experiência e conhecimento dos mercados adquiridos ao longo de vinte e seis anos nessa atividade, muitas vezes desestimulamos já no início consultas para novos investimentos hoteleiros em determinada cidade ou local, expondo ao interessado todas as razões. Somos muito conscientes de nossa responsabilidade pelo equilíbrio da demanda.

Revista Hotéis  – Existe alguma localidade onde a Rede Bristol ainda não assinou contrato, mas almeja estar nos próximos anos?

José Adalto Silva – O Brasil é muito grande. É claro que existem muitas outras localidades onde temos interesse, como no rico Interior,  na região Sul, dentre outras, razão pela qual nossos executivos de desenvolvimento estão em  constantes viagens em busca dessas oportunidades. Agora, quanto à especificação dessas localidades, convenhamos, trata-se de informação estratégica, que não podemos revelar no momento.

Mais detalhes sobre a Allia e seus hotéis podem ser obtidos pelo site www.alliahotels.com.br  ou do telefone 0800 – 283 99 88 

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA