Publicidade
Leceres

Breezes Resort & Spa Buzios – Entra em operação

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 9 minutos

O grupo jamaicano SuperClubs colocou em operação em regime de soft opening no balneário fluminense de Búzios, no último dia 16 de junho, o Breezes Búzios Resort & Spa, um dos resorts mais esperados pelo mercado brasileiro nos últimos anos e que exigiu cerca de R$ 120 milhões em investimentos captados no mercado de investidores e da Wrobel Construtora que levou dois anos para concluir as obras. Uma das grandes preocupações desta construção foi inserir o empreendimento sem ocasionar impacto na paisagem local e atender a rígida legislação ambiental de Búzios. “Tivemos que utilizar muita criatividade, pois a legislação limitava até mesmo o uso de materiais. As telhas, por exemplo, deveriam ser de cerâmica e a altura da edificação não poderia passar de um andar e meio. Assim, tivemos que conceber o resort baseado em uma reprodução de uma vila de pescadores, com diversos tipos de fachadas, espalhadas ao longo do empreendimento. Todos as coberturas foram feitas em lajes impermeabilizadas, cobertas por telhas, para evitar infiltrações e aumentar o conforto térmico e acústico”, revela Marcelo Wrobel, Diretor da Wrobel Construtora.
A planta baixa do empreendimento leva a assinatura do Phillip Bogdal, que tem no currículo projetos da Walt Disney World e o resort The Atlantis, nas Bahamas. O escritório de Afonso Kuenerz é quem assina o projeto legal e adaptou às leis de solo de destino, inserindo as 329 acomodações em casas de um andar e meio, numa atmosfera de cidade de interior com a sofisticação de um hotel padrão internacional. O resort ganhou um espelho d’água na linha do horizonte, que cria a impressão do encontro do mar com o complexo aquático. O projeto de arquitetura, interiores e luminotécnico é assinado por João Uchôa que criou um conceito que classificou de Arquitetura dos Trópicos, uma reunião de elementos orgânicos com forte influência cultural e artística.  “Utilizamos uma casa original de veraneio, localizada na praia de Geribá, para conceber nosso projeto que fugiu da tradicional casa em estilo colonial praiano da costa brasileira. O resultado é uma composição principalmente das cores da arquitetura mexicana, de elementos da cultura brasileira, dos materiais do casario tropical jamaicana, dos contornos da arquitetura mediterrânea e do rico artesanato balinêz. Os elementos culturais também estão presentes no mobiliário, nos contornos da arquitetura, nos revestimentos e acabamentos de cada espaço do Resort que terá nas áreas externas, muito colorido e alegria, com o astral de Búzios”, explica o Arquiteto Uchôa.

Arquitetura contemporânea
Com o objetivo de imprimir atualidade a obra, Uchôa criou estruturas e detalhes de fachadas que seguem o perfil da retilínea arquitetura residencial contemporânea. O Design, identificado na definição do mobiliário, na escolha dos elementos decorativos, na iluminação e no desenho de peças exclusivas é facilmente percebido na concepção dos diversos ambientes do hotel. “O projeto luminotécnico garante a máxima visão noturna da cobertura celeste do balneário e imprime um clima relaxante, sedutor e romântico, a iluminação valoriza apenas os contornos da arquitetura e do paisagismo. Outro objetivo foi o de adequar o design dos equipamentos de iluminação à arquitetura e a proposta de interiores de cada ambiente, o que motivou o desenvolvimento da grande maioria das luminárias”, conclui Uchôa.
Um outro ponto importante na concepção do Breezes Búzios foi inserí-lo junto à comunidade, através de um projeto social, assim como foi feito na unidade do Breezes Costa do Sauípe na Bahia. Para isto, foi criado o projeto social, Breezes – Um Compromisso com a Vida, com a implantação de uma série de projetos ligados às iniciativas sociais, ambientais e culturais. Destaque para a prioridade na contratação de mão-de-obra local para realização das obras (85% do efetivo); Realização permanente de cursos de formação profissional nos segmentos hoteleiros e ambientais; A formação e contratação de mão de obra local para trabalhar no hotel, através de uma parceria com a Universidade Estácio de Sá; e a decoração do hotel priorizou o trabalho de artistas de Búzios. O projeto social também foi desenvolvido e coordenado pelo escritório Ciclo Arquitetura empresa dirigida pelo arquiteto João Uchôa. “Desde que chegamos ao País, temos desenvolvido um trabalho excepcional junto às comunidades onde atuamos. Construímos uma verdadeira organização do aprendizado. Mais de 1000 pessoas, e entre elas mais de 400, já foram certificadas profissionalmente em hotelaria pelo Programa Anual de Certificação Profissional. Além do trabalho vocacional, nosso grupo desenvolve trabalho com as crianças, mulheres e jovens dessas regiões. Toda nossa expertise adquirida em dez anos no Breezes Costa do Sauípe, na Bahia, será repassada ao Breezes Búzios, pois viemos para agregar à comunidade local, sua economia e cadeia produtiva. Vamos somar à rede hoteleira da região que já é conhecida e famosa mundialmente” destaca Xavier Veciana, Diretor Geral do SuperClubs no Brasil.

Preocupação ambiental
Pelo fato de estar instalado numa área de 78.000m² na praia de exuberante beleza de Tucuns, houve uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. A mata de revestimento das dunas foi recuperada e um pequeno horto foi montado para cultivo de mudas de vegetação nativa e replantio. A preservação do meio ambiente no entorno do resort se dará com o plantio e a manutenção da vegetação nativa. Outro destaque é que alguns materiais usados na construção do resort são sustentáveis, dentre eles madeira de eucalipto (madeira de reflorestamento) e bambu. A água será reutilizada na irrigação do paisagismo e haverá coleta seletiva/triagem do lixo e o lixo orgânico será reaproveitado. O resort também só trabalhará com fornecedores ecologicamente corretos e as equipes do Breezes Búzios terão treinamento para economizar bens e preservar a natureza.
O paisagista Sérgio Santana é o responsável pelos jardins, que foram projetados para mudar o ano inteiro e proporcionar aos hóspedes paisagens diferentes a cada visita. Logo na entrada do Breezes, um grande corredor de palmeiras leva até as duas recepções, uma infantil e outra para adultos.

Nova era de resorts no Brasil
O Diretor do Grupo SuperClubs no Brasil, Xavier Veciana, está com uma expectativa muito grande em relação ao sucesso do Breezes Búzios. “Na minha opinião, o Breezes Búzios marcará uma nova era de Resorts no Brasil, pois ele está focado para grupos de incentivo, convenções e lazer e dotado de uma infra-estrutura absolutamente inédita no Brasil. Na área gastronômica haverá cinco restaurantes temáticos com culinária japonesa, italiana, bufffet internacional, mediterrânea e tropical, além seis bares (tudo Super Inclusive) numa área que simula a famosa Rua das Pedras, em Búzios. Na área de lazer haverá quatro piscinas formando o maior espelho d´água do Brasil, quatro quadras de tênis, campo de futebol, vôlei de praia, circuito de arvorismo, minigolfe, três pistas oficiais de boliche, game center de última geração, boite, musical bar, biblioteca, trapézio de circo, uma pista de skate com 400 m2, projetada pelo tricampeão mundial, Sandro Dias, o “Mineirinho”, além de teens club, kids club, beach club e dois itens inéditos no Brasil: Parede de escalada aquática e wet theater (sistema de projeção de vídeo e som na piscina), além de centro de convenção para 900 pessoas”, ressalva Veciana. Segundo ele, o Resort trará um novo perfil de hóspedes para Búzios, e juntamente com as outros hotéis da região, contribuirá para novos canais de captação de turismo para a cidade, e com a criação de vôos Charters vindos da Europa e EUA (usuais no Nordeste do Brasil).
A empresa Humaitá teve uma importante participação neste empreendimento ao fornecer  todos os utensílios utilizados em alimentos e bebidas, seja do salão, bar, restaurantes e cozinha. Entre eles estão: panelas de aço inox  do fabricante português Artame; formas de silicone para confeitaria da francesa Bourgeat; utensílios para patisseria e confeitaria da francesa Matfer; potes, caixas de armazenagem em policarbonato e carros de serviço da empresa norte-americana Rubbermaid; porcelanas da marca Schmidt; talheres da linha premiere e rechauds da Brinox e copos das empresas Arcoroc e Nadir Figueiredo.
Já as câmaras frigoríficas foram executadas pela empresa Porto Frio Cozinhas Profissionais. Ao todo, foram fornecidas 16 câmaras para alimentos resfriados e congelados, além de quatro ante-câmaras para atender a diversidade de restaurantes existentes no resort. Por se tratar de um hotel à beira mar e para garantir uma maior durabilidade dos equipamentos, os painéis e portas das câmaras foram fabricados em alumínio.
O resort iniciou atividades com uma tarifa média de R$ 780 por apartamento, com reservas de turistas de Brasil, Portugal, Chile e Argentina, a meta de ocupação é ousada e uma das grandes apostas é o sistema Super Inclusive. Com ele, as refeições, bebidas nacionais e importadas – alcoólicas e não alcoólicas –, atividades culturais e de entretenimento, aquáticas e terrestres, entre muitas outras vantagens, já estão incluídas no valor das diárias. “Nos primeiros seis meses já queremos alcançar uma taxa média de ocupação em torno de 54%. Acreditamos ser possível realizá-la, já que vamos apostar na criação de uma nova demanda, buscando mercados alternativos como Colômbia, Venezuela e Estados Unidos, além da própria América do Sul. Simultaneamente também iremos desenvolver o segmento de eventos e congressos. O Breezes Búzios terá um centro de convenções com 512 m2 e que podem ser divididos em quatro salas, com capacidade para até 600 pessoas. E o primeiro grande evento será a edição 2010 do Super StarAwards, premiação que elege os agentes e operadores e organizadores de eventos que mais se destacaram em vendas de SuperClubs em 2009. Vamos promovê-lo durante um final de semana de agosto e homenagear nossos 15 principais parceiros em diferentes categorias como lazer, corporativo, grupos e eventos”, revela Luis Calle, Diretor de Vendas e Marketing do Superclubs para a América Latina.

Nova opção para realizar eventos
Calle acredita que o novo resort vai atender três segmentos de mercado específicos como Incentivos, Crianças (famílias) e SPA. Na área corporativa, se destaca o centro de convenções que será uma ótima opção para empresas situadas no eixo Rio-São Paulo e que estão em busca de uma nova opção para realizar eventos no litoral do Sudeste. Para atender a demanda de eventos empresariais e sociais, o Breezes Búzios contará com um “Experience Team” – equipe treinada e à disposição dos que desejarem realizar eventos de diversos segmentos de maneira única e diferenciada. O Group Desk do resort também poderá atender solicitações em três idiomas – português, inglês e espanhol – em menos de 24 horas. Outra ferramenta de apoio será um site especializado e de fácil navegação para que o cliente acessar todas as informações em relação às salas para eventos, montagens, planta baixa, menus, entre outros.
Outra grande aposta do Breezes Búzios será o Spa Hara que oferecerá entre outros serviços inéditos, massagem facial com esmeraldas na piscina e drenagem com protetor solar para o hóspede ficar preparado para o Sol. O Spa que é reconhecido principalmente pela exclusiva técnica de drenagem linfática manual profunda, patenteada por Ana Hara, proprietária do espaço, também desenvolveu outros tratamentos diferenciados e exclusivos para quem estiver de férias em Búzios. A estrutura é formada por dois ofurôs, piscina aquecida de 20 m2, sete salas de massagens e saunas seca e úmida.

Conforto e sofisticação
As 329 acomodações estão divididas em casas de um andar e meio – além dos bangalôs – em tons de terracota, cuja arquitetura dá maior movimento à construção e cria uma atmosfera de cidade de interior. As unidades habitacionais são bem amplas e foram concebidas para maximizar o conforto e segurança dos hóspedes como: sistema de detecção de fumaça, piso cerâmico, armários embutidos, TV´s de LCD de última geração, fornecidas pela empresa Nagem, com uma variedade de canais a cabo, internet banda larga com wi-fi, cofres e fechaduras eletrônicas, frigobar, ar condicionado, colchão cama box king size, enxoval de cama e banho de primeiríssima linha, amenidades da marca Realgem´s, secador de cabelo no banheiro e acessórios para banheiro da marca Crismoe.  Estes acessórios formam um perfeito equilíbrio na decoração dos apartamentos, quer pela sua perfeita harmonização com o ambiente, quer pela beleza e qualidade desses produtos. Fabricados em latão, possuem espessa camada de cromo e fixações em aço inoxidável sem parafusos aparentes (anti-vandalismo). Alguns apartamentos possuem ainda piscina privativa ou varandas equipadas com jacuzzis em deck molhado e vista para o mar, como é o caso dos bangalôs.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA