Brasília é eleita sede do Fórum Mundial da Água em 2018

A Capital Federal Brasília acaba de se consolidar como sede do mais importante evento sobre recursos hídricos do mundo e será a primeira cidade da América Latina a receber o Fórum Mundial da Água, evento realizado a cada três anos pelo Comitê Mundial da Água. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (26), em Gyeongju, na Coreia do Sul.
Para captar o evento, Brasília concorreu com a capital da Dinamarca, Copenhagen. A vitória ocorreu por 23 votos a 10 e três votos nulos. Com o resultado, o Brasil estará em evidência em mais de 180 países que participam presencialmente do evento, além de outros 80 locais que acompanham por meio da imprensa mundial.
O governador Agnelo Queiroz, que acompanhou a votação junto a uma comitiva do Governo do Distrito Federal disse que “é uma grande conquista para o Brasília, para o Brasil e para a América do Sul receber esse Fórum. Não é só pelo evento em si, mas pela divulgação da cidade, intensificação do turismo e pela oportunidade de colocar na agenda do Brasil o tema de gestão da água”.
A oitava edição do Fórum Mundial da Água será em março de 2018, quando mais de 35 mil pessoas deverão passar por Brasília e pelo Brasil. As reuniões preparatórias acontecerão a partir de 2016 e discutirão os temas abordados no Fórum. A estimativa é que o evento gere um impacto econômico direto de R$ 61 milhões na receita do Distrito Federal por meio de gastos com alimentação, hospedagem, compras e outras despesas dos turistas nacionais e internacionais.
Com a notícia de captação do Fórum Mundial da Água para Brasília, as Agências Reguladoras brasileiras, parceiras na escolha da cidade como sede, já confirmaram a realização de eventos com a temática de recursos hídricos até 2018. Ao todo, serão 12 encontros que manterão o assunto em evidência até a data do Fórum. Mais de 12 mil pessoas participarão desses eventos.