Brasil, meu Brasil brasileiro!
Há muitas oportunidades e com a chegada de novos players no país com uma visão de oferecer ao viajante experiências únicas podemos atrair atenção de cada vez mais pessoas
Artigo de Luciano Barreto*
Temos praias, montanhas, arquipélagos e até neve no Brasil. Uma imensidão de destinos turísticos para serem explorados pelos próprios brasileiros e por viajantes do mundo todo. Há muitas oportunidades e com a chegada de novos players no país com uma visão de oferecer ao viajante experiências únicas podemos atrair atenção de cada vez mais pessoas. Para tanto, precisamos entender as particularidades dos viajantes para, então, desenvolver maneiras mais simples de pesquisas que sejam totalmente customizáveis.
É importante lembrar que o turismo representa uma fatia crescente na economia global. Apenas na América Latina, as viagens constituem 9% do PIB. No Brasil, o setor gera sete milhões de empregos, um faturamento de R$ 520 bilhões e proporciona mais de 200 milhões de viagens domésticas.
Desse modo, é possível notar que o brasileiro visita e aprecia as belezas de seu próprio país. Esse número tende a crescer ainda mais se observarmos a abertura de novas rotas aéreas, pacotes com preços atrativos, aumento do dólar e impulso do ecoturismo e do turismo regional, que vem oferecendo a muitas pessoas a possibilidade de visitar destinos locais até então desconhecidos, como parques estaduais, serras e pequenas cidades.
Segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC), o Brasil é o décimo país que mais depende do turismo para o crescimento de seu PIB. Esse dado evidencia ainda mais a necessidade de investimento nesse campo, visto que 94% dessa participação é composta por viagens domésticas.
Já os gastos dos brasileiros no exterior cresceram 31% em 2017, chegando a US$ 19 bilhões, de acordo com o Banco Central. Nesse ponto, a Europa bateu os Estados Unidos como destino favorito: foram 345 mil embarques para o Velho Continente, contra 273 mil para a América do Norte. Por essa razão é tão importante mostrar outras possibilidades que podem, muitas vezes, estar ao nosso lado.
Prova disso é o já tradicional ranking anual dos melhores lugares para viajar do jornal The New York Times, que elegeu a Colômbia como o segundo destino mais atrativo do mundo em 2018. O país sul-americano superou, de longe, destinos tradicionais, como Paris, Itália, Espanha e Austrália. Na mesma lista, Chile, Peru, Bolívia e México também tiveram posições de destaque.
Essa realidade mostra como as empresas do setor precisam unir inovação e tecnologia para oferecer serviços exclusivos e que incentivem cada vez mais as visitas domésticas e, também, proporcionem aos brasileiros a oportunidade de desbravar novos horizontes.
*Luciano Barreto é Country Manager da Almundo no Brasil, plataforma de viagens multicanal com forte presença na América Latina e operações na Argentina, México, Colômbia e Brasil. Contato: [email protected]