Publicidade
Expo Retomada

Brasil e México elaboram plano de cooperação em turismo

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quinta-feira (13) com o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas. O objetivo do encontro foi a elaboração de um plano de cooperação para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países, ampliar a frequência de voos e fortalecer o turismo integrado.

Publicidade
Harus

Uma das propostas abordadas durante a reunião foi a necessidade de criação de voos diretos semanais entre a capital Brasília e o México e a revisão do acordo de serviços aéreos dos dois países, assinado em 2011. Troca de experiências turísticas de sucesso, implementação de boas práticas e posicionamento no mercado mundial também foram temas discutidos no encontro.

Ainda na ocasião, o embaixador apresentou o plano de promoção turística e impulso da marca México para os próximos quatro anos, com o intuito de fortalecer o turismo no país, aumentar o número de visitantes internacionais, diversificar os mercados emissores, fortalecer práticas de turismo sustentável e trabalhar o posicionamento do país no mercado turístico mundial.

Publicidade
RAP Engenharia

Marcelo Álvaro Antônio: “Temos que somar forças para alavancar o turismo em âmbito internacional, com geração de emprego, renda e inclusão social” (Foto: Guilherme Lesnok)

O Ministro enfatizou a importância de aumentar a conectividade com o México, um destino turístico de extrema relevância para o turista brasileiro e para o mundo. “Temos semelhanças nos nossos atrativos turísticos, como a gastronomia, a cultura e as belezas naturais. Temos que somar forças para alavancar o turismo em âmbito internacional, com geração de emprego, renda e inclusão social”, destacou Álvaro Antônio.

Participaram do encontro, também, o Ministro Luís Ángel Dominguez Brito e o conselheiro Marco Antonio Huerta Sánchez, ambos da Embaixada do México no Brasil, além do secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Diniz Nepomuceno.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

FLUXO

Em 2019, o Brasil recebeu 82.918 turistas mexicanos, um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. Nos últimos anos, cerca de 50% deles visitaram o país a negócios, sendo que 89% afirmaram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas e outros 93% pretendem retornar ao Brasil.

No México, o Brasil é o 5º principal emissor de turistas internacionais, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá Colômbia e Reino Unido. De 2007 a 2017, o número de brasileiros que frequentam o país aumentou em mais de 500%. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2018, o México foi o 7º país no ranking dos principais destinos turísticos internacionais.​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image