Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Blue Tree Verbo Divino (SP) recebe certificação do Green Building Council

O Blue Tree Premium Verbo Divino, uma das seis unidades do grupo situadas na cidade de São Paulo, acaba de conquistar o selo Leed, a mais importante certificação internacional de edifícios verdes, fomentada pelo USGBC – United States Green Building Council.

O empreendimento foi contemplado na categoria Existing Buildings: Operations & Maintenance com o nível Silver. Para conseguir o reconhecimento, foram necessários dois anos em um processo de avaliação e diversos esforços na adoção de novos processos operacionais. Foram diversos itens analisados para atender a todos os pré-requisitos para pleitear a certificação.

Construído há 14 anos, o hotel buscou se adequar às normas sustentáveis, desde a compra de suprimentos e bens duráveis, os procedimentos de limpeza e o controle de resíduos e pragas entre outros. “Esta certificação é o resultado de um trabalho conjunto entre condomínio e administradora, que começou há seis anos, quando o hotel deu início a mudanças em seus processos com foco em economia e sustentabilidade”, explica Herbert Ortiz, presidente do conselho de investidores do Blue Tree Premium Verbo Divino.

Segundo ele, foram alterações que refletiram em economia de energia e ganho em eficiência em todos os sistemas, como ar condicionado e iluminação. Durante o processo de certificação, o hotel foi avaliado sob os padrões da ferramenta Portfolio Manager do Energy Star, selo americano que avalia edificações com foco no consumo de energia, tendo alcançado uma elevada pontuação.

No Brasil, há apenas outros quatro hotéis em processo de certificação, todos de redes internacionais; e no mundo são 448 passando por este processo. Destes, 117 hotéis já receberam o selo LEED, o que comprova a força deste certificado no segmento hoteleiro internacional. A Sustentech, empresa de consultoria em sustentabilidade que conduziu todo o processo de certificação, avaliou as instalações existentes e propôs as estratégias a serem implantadas dentro de uma ótica de custo benefício que se mostrou bem sucedida e alinhada com a expectativa do cliente.

Para os investidores, este é um ganho importante, pois uma vez que se consegue o selo LEED, há uma valorização média do patrimônio que varia entre 10% e 20% segundo a consultoria, além dos ganhos operacionais, na produtividade dos colaboradores que pode chegar a 16%, entre outros aspectos.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA