HOME Matérias BLTA anuncia vencedor do Prêmio Sustentabilidade Sustainable Vision

BLTA anuncia vencedor do Prêmio Sustentabilidade Sustainable Vision

Iniciativa serviu como reconhecimento oficial das boas práticas de responsabilidade ambiental e social promovidas por alguns dos mais importantes hotéis de luxo nacionais

80
0
SHARE
Associados da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA -, juntamente com um corpo de jurados de cinco especialistas, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Sustentabilidade - Sustainable Vision Award - Foto: Daniell Marafon

Na última terça-feira, 27 de novembro, um decisivo passo foi dado por empresários conscientes e sensíveis às questões relacionadas à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente, ao turismo responsável, à valorização cultural e ao desenvolvimento social. Reunidos no Hotel Emiliano, na capital paulista, associados da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA –, juntamente com um corpo de jurados de cinco especialistas, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Sustentabilidade – Sustainable Vision Award. O evento ocorreu justamente um ano após a celebração do Acordo de Cooperação entre BLTA, ICMbio e Sos Mata Atlantica. A BLTA criou um fundo de sustentabilidade e hoje repassa R$ 26 mil ao Refúgio Marinho de Alcatrazes, valor que será usado para a gestão das atividades de conservação e gestão do turismo responsável.

Ao abrir a cerimônia, o Presidente da Associação, Martin Frankenberg comentou que “este prêmio existe porque nossos hóspedes, assim como nós, sabem que sustentabilidade não é um desejo lúdico. Ao contrário, é uma realidade que precisa ser discutida e colocada em pauta na prática cotidiana”. Complementarmente, a Diretora-Executiva da BLTA, Simone Scorsato, afirmou: “nosso objetivo é promover a preservação do meio ambiente e das culturas locais, participando do desenvolvimento sustentável dos destinos de maneira efetiva e não somente no campo do discurso”.

Os dez associados inscritos à premiação tiveram seus projetos avaliados por um criterioso corpo de jurados a partir dos pilares Conservação, Cultura, Comunidade e Comércio. Após ampla análise, o júri anunciou os três finalistas, que apresentaram seus projetos durante o evento – e compartilharam suas experiências com outros associados: Pousada Literária de Paraty (RJ), o Uxua Casa Hotel & Spa (Trancoso/BA) e o Cristalino Lodge (Alta Floresta/MT), este último anunciado como vencedor da premiação por seu projeto de turismo sustentável e conservação de florestas e seus biomas e comunidades.

Em relação aos outros dois finalistas, a Pousada Literária participou com seu projeto de educação infantil na histórica Fazenda Bananal (hoje Murycana), sede de ações de conservação ambiental, cultural e ecológica que envolvem toda a comunidade paritiense e da região. Segundo Jane de Assis, representante do hotel na cerimônia, “a Fazenda Bananal foi restaurada e modelada como um espaço educacional para um futuro sustentável. Sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural refletem o seu valor em empreender”, disse, ressaltando que o destino Paraty ganha como um todo com a premiação.

O Uxua, por sua vez, teve reconhecimento por suas ações com o Movimento Ambientalista Mukaú Aponen (MAMA Trancoso), uma iniciativa educacional multidisciplinar e inovadora criada pelo hotel há dois anos em parceria com a ONG local Associação Despertar. A meta do MAMA é criar ativistas ambientais nas novas gerações, influenciadores digitais do bem que eduquem e empoderem seus colegas e toda a comunidade sobre boas práticas sustentáveis.  O programa conta com 15 horas semanais de aulas, que vão de Biologia a Marketing, além de experiências reais e pesquisa de campo sobre o meio ambiente e sua preservação.

Pouco antes do encerramento da premiação, o Diretor de Sustentabilidade da BLTA, Roberto Klabin, deixou claro seu contentamento com o que viu e ouviu de seus colegas. “Estes exemplos são o nosso diferencial e se refletirão no futuro. Arcas de Noé que promovem a sustentabilidade. Aqueles que não têm grandes extensões de terra protegem os seus costumes e seu entorno. Nossos empreendimentos são guardiões e aproximam nossos clientes dessa realidade”, disse.

Um dos jurados, o professor de Turismo e Sustentabilidade do Senac, Fernando Kanni, ressaltou o significado dessa iniciativa para o turismo brasileiro, enfatizando a hospitalidade e a brasilidade como diferenciais dessa hotelaria para inspirar o turista internacional a conhecer o Brasil e suas experiências. O troféu do evento foi criado pela Diretora Executiva da BLTA, Simone Scorsato, que também é ceramista e utilizou madeira reaproveitada e argila como matéria-prima da peça.

Troféu da premiação, feito de argila – Foto: Daniell Marafon