Publicidade
Leceres

Bento Gonçalves cresce na área de turismo de eventos

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 1 minuto

O BCB — Bento Convention Bureau do município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, divulgou que o turismo de eventos da cidade cresceu devido ao aumento de mais de 600% no número de eventos realizados por lá, em um intervalo de oito anos. Este ano, o BCB registra um calendário de 51 eventos de grande e médio porte, dando em média, um total de 400 eventos por ano com estimativa de atrair 40 mil turistas e com isso movimentar 32 milhões de reais, com base em uma pesquisa feita pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, em 2001. Avanços em infraestrutura, profissionalização no atendimento e na própria captação de eventos ajudam a tornar Bento Gonçalves um importante pólo de turismo de negócios.

 A cidade que vivia apenas do turismo de lazer, hoje aposta em eventos para aumentar a ocupação hoteleira, que teve acréscimo em 40% de sua capacidade, e em movimentação de economia nos períodos sazonais. “Os eventos têm contribuído para combater a sazonalidade do inverno e da safra da uva”, destaca Gilberto Durante, Presidente do BCB. 

Atualmente, a cidade possui 28 hotéis e pousadas e 70 vinícolas, em sua maioria familiares, que vivem principalmente do enoturismo. Com base em dados fornecidos pelo SHRBS — Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, a ocupação hoteleira que era de aproximadamente 43% em 2006 fechou em cerca de 52% no ano passado. Este ano, os feriados de Corpus Christi e o Dia dos Namorados ajudaram no setor registrando 100% de ocupação hoteleira. Dados fornecidos pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves mostram que no ano passado o turismo de eventos atraiu cerca de 470 mil pessoas, além dos quase 583 mil turistas de lazer, o que ultrapassa um milhão de visitantes. 

Um dos grandes diferenciais da cidade é o seu Parque de Eventos, palco de eventos nacionais e internacionais. Mas a cidade também dispõe de espaços alternativos em hotéis, pousadas e vinícolas, que vêm apostando neste segmento. O enoturismo vem sendo de grande importância para divulgar a estrutura de eventos que Bento Gonçalves oferece.

Publicidade
Harus 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA